DB do UFA - Leaf 30 em Lx

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: DB do UFA - Leaf 30 em Lx

Mensagem por plpepapf » 16 ago 2018, 22:41

Atb Escreveu:
16 ago 2018, 13:36
Obrigado por compartilhares!

Serve de comparativo para quando me quiser aventurar até à mesma zona.
Boa, já está a cumprir o objetivo! :)

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: DB do UFA - Leaf 30 em Lx

Mensagem por plpepapf » 17 ago 2018, 00:15

E o UFA lá voltou a Lx, com uma viagem um bocado mais atribulada do que no sentido N-S…

Feitas as contas ao percurso alternativo (para não ter grandes surpresas) decidimos ir primeiro almoçar até à Zambujeira, ainda antes do inicio da confusão do festival.

Após o almoço mesmo no centro (com um peixe muito bom mesmo :) ) arrancámos para o PCR de Aljustrel (sentido S-N)

Apanhámos temperaturas sempre acima dos 40º, com a chegada a Aljustrel a acontecer com 45º :o e com uns tranquilos 23% de bateria ;)
IMG_2095.JPG
IMG_2094.JPG
Como comentado pelo migle noutro tópico (viewtopic.php?f=36&t=7361&start=10) tivemos ajuda do TMS celestial :) o que mesmo assim não impediu a bateria de ficar com 11 barras de temperatura, a uma do máximo… :( esperemos que um acontecimento único não tenha grandes efeitos na longevidade da bateria…
IMG_2098.JPG
IMG_2111.JPG
Carregámos 24 minutos, 18kWh até aos 95%... já com a temperatura a 32º
IMG_2110.JPG
Continua na parte 2...

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: DB do UFA - Leaf 30 em Lx

Mensagem por plpepapf » 17 ago 2018, 00:19

A Alcácer chegámos com 51%, onde o objetivo seria apenas dar uma achega para o resto da viagem, no entanto, as coisas complicaram-se quando o ioniq que já lá estava não conseguia carregar, com uma falha no carregamento pouco depois de começar :(
IMG_2113.JPG
IMG_2114.JPG
Enquanto falávamos do que poderia estar a causar o problema (culpado provável seria a temperatura, aqui já nos 46º) comecei a perceber que com o pessoal no carro a gastar A/C e sem saber se ia conseguir carregar mais alguma coisa, mais valia seguir viagem, diminuindo a velocidade para que os 96 Kms de autonomia estimada chegassem para os 77 Kms de percurso ainda pela frente…

Não sei se o condutor do ioniq frequenta este fórum (não me pareceu pelo comentário de que não fazia ideia se o PCR de Palmela é S-N ou N-S) mas se for peço desde já desculpa pela forma brusca como decidi seguir viagem, não oferecendo mais ajudas, mas como digo, com o pessoal dentro do carro com o A/C ligado para não torrar, achei que para ter alguma hipótese de chegar ao destino era bom pôr-me a andar… nem me lembrei de o aconselhar a trocar de sentido para o N-S, nem de ligar a mobie para reiniciar o posto, nada… e para mim, considerando que tinha poucas hipóteses de conseguir carregar rapidamente (na próxima meia-hora não seria de certeza), a melhor alternativa pareceu-me mesmo seguir viagem…

Claro que a viagem a partir daí foi tudo menos tranquila, baixei a velocidade para os 70Kms/h e às tantas, face ao diminuir da carga e respetiva estimativa de distancia, que andava muito perto dos kms ainda a fazer, desligámos o A/C, o que foi terrível para a moral da “tripulação” :( a partir mais ou menos da saída para a A12 até casa, foi um martírio de abre e fecha janelas, borrifa com spray de água, bebe água, quando é que chegamos?, levanta o som, baixa o som, quando é que chegamos?, quero parar, etc…

Estávamos a meio da Vasco da Gama quando apareceu o sinal de “Nível da bateria baixo”, com 33 Kms e 18 por fazer…
IMG_2115.JPG
Acabámos por chegar a casa com 7% de bateria e 17kms… UFA!! :o
IMG_2116.JPG
A partir de agora, parece-me que novas viagens, para percursos maiores que a autonomia do Leaf, só quando existirem PCRs fiáveis/redundantes… ou quando conseguir comprar um Tesla :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do UFA - Leaf 30 em Lx

Mensagem por BrunoAlves » 17 ago 2018, 04:39

Não fui eu nesse posto, mas também tive erro semelhante no meu ioniq. Se fossem ver os DTC, provavelmente o DC teria 10005 (acho que era isto, que vim a saber significa sobre aquecimento do posto). Enfim, não sei quem foram as mentes brilhantes que nem uma porcaria de uma sombra quiseram colocar nos PCR, mas cheira-me que vamos todos voltar a ver erros desses.

Em relação à tua conclusão, não deixes que uma experiência menos boa sirva de exemplo. Tens montes de DBs, de carros com muito menos bateria que o teu, que fizeram e fazem muito passeio.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: DB do UFA - Leaf 30 em Lx

Mensagem por brunoa » 17 ago 2018, 10:23

UFA,

Não querendo parecer arrogante, essa viagem foi "peanuts" 8-) :lol:

A ultima viagem para o Algarve num Leaf24 com 9 barras de bateria e os PCR todos ocupados demorou quase 8 horas!! :(
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do UFA - Leaf 30 em Lx

Mensagem por migle » 17 ago 2018, 11:14

No de Aljustrel S/N tenho muitas vezes erro. Se segurar a ficha durante as trocas iniciais, funciona melhor. As fichas estão especificadas para 10000 inserções...
BrunoAlves Escreveu:
17 ago 2018, 04:39
Enfim, não sei quem foram as mentes brilhantes que nem uma porcaria de uma sombra quiseram colocar nos PCR, mas cheira-me que vamos todos voltar a ver erros desses.
É ridículo. Instala-se um equipamento de dezenas de milhar de € e não se está disposto a gastar umas centenas num telheirozinho. Em Espanha têm, incluindo os Efacec. É o que se vê, toda a gente faz tudo pelos mínimos, ninguém faz um milímetro mais que a sua obrigação, se não funcionar a responsabilidade é de outro.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

zykon
Proprietário Leaf
Mensagens: 63
Registado: 27 fev 2017, 13:27
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do UFA - Leaf 30 em Lx

Mensagem por zykon » 20 ago 2018, 17:53

plpepapf Escreveu:
17 ago 2018, 00:19

Acabámos por chegar a casa com 7% de bateria e 17kms… UFA!! :o

A partir de agora, parece-me que novas viagens, para percursos maiores que a autonomia do Leaf, só quando existirem PCRs fiáveis/redundantes… ou quando conseguir comprar um Tesla :D
o meu já fez 10 kms so com os tracinhos no sitio onde deviam estar os kms :D
A tua foi tranquila :lol:

Na A1, S-N para chegar a Aveiras.

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: DB do UFA - Leaf 30 em Lx

Mensagem por plpepapf » 21 ago 2018, 12:43

Pois, obrigado pelos comentários, hmm... encorajadores ... :lol:

Talvez passando um tempo e "esquecendo" um bocado essa viagem, as coisas se recomponham ;)

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: DB do UFA - Leaf 30 em Lx

Mensagem por plpepapf » 22 ago 2018, 14:42

Ontem o meu Leaf foi ao Entreposto dos Olivais, para o update do LBC.

Fui eu que marquei a pedir para que fosse instalado (aproveitar o Agosto, mais parado em Lx)...
Pedi também que fosse atualizado o mapa ao abrigo daquela "oferta" do mapcare (viewtopic.php?f=7&t=6618) e (https://youplus.nissan.pt/PT/pt/YouPlus ... patibility)

Visto que não tinham o meu carro como elegível para o mapcare, e por recomendação do entreposto, liguei para o apoio ao cliente da Nissan (Ibéria) e fui informado que apenas os Visia têm acesso a essa "oferta", o meu por ser Tekna, não tem... :evil:
O custo do update é de sensivelmente 520€ :o e apesar da gentil oferta da Nissan de me fazer um desconto de 50%, os 260€ que seria preciso pagar não me pareceram bem empregues... talvez quando estiver completamente desatualizado e existir informação de trânsito em PT...

Quanto ao concessionário, a minha impressão foi muito positiva, atendimento impecável, cordialidade e simpatia :)
O meu carro foi lavado e carregado por cortesia (sem custos) e estava impecável quando o fui buscar ao final da tarde...

Quanto ao update do LBC, também coloquei a informação no tópico respetivo, mas para agregar aqui toda a informação, repito estas "fotos" do SOH
SOH Pre.jpg
SOH Pre.jpg (46.04 KiB) Visto 3970 vezes
SOH Pos.jpg
SOH Pos.jpg (41.1 KiB) Visto 3970 vezes

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: DB do UFA - Leaf 30 em Lx

Mensagem por brunoa » 22 ago 2018, 15:59

Toca de aproveitar agora os Km extra pela disponibilização da maior margem de utilização da bateria.
Atenção aos limites inferiores que agora estão mais expostos.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”