Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 31 dez 2019, 09:17

BrunoAlves Escreveu:
31 dez 2019, 09:12
Eu na carrinha que tive instalei desses magnéticos. Desmontei o para choques e a óptica e fiz a instalação. Gostava do comportamento, sim.
A única coisa que tens de estar atento é que ao contrário dos normais, esses só detectam quando o carro se está a mexer. Mas a partir do momento que te habituas a isso funcionam muito bem
Bom dia Bruno e obrigado pela resposta.
E o alerta dado pelos sensores eletromagnéticos é apenas sonoro ou tem também visual?👌
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

clay
Mensagens: 102
Registado: 25 jan 2018, 18:04
Data de fabrico: 24 jan 2017
Capacidade bateria: 69,78AHr 12 barras
Localização: Caniço - Ilha da Madeira

Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por clay » 31 dez 2019, 10:18

Eish ca chatice! :think: :think:

Já montei desses sensores electromagnéticos e não são maus. A instalação é bastante simples e funcionavam bem na maior parte das vezes no entanto e com chuva, pelo menos os que eu tinha baralhavam-se um bocado, ora apitando sem nada atrás ora não apitando de todo com obstáculos visíveis atrás.

O Mariano tem uns desses no leaf e segundo o mesmo funcionam bastante bem.

Feliz 2020! :dance:
Nissan Leaf Acenta 30kWh 01/2017

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 31 dez 2019, 10:34

clay Escreveu:
31 dez 2019, 10:18
Eish ca chatice! :think: :think:

Já montei desses sensores electromagnéticos e não são maus. A instalação é bastante simples e funcionavam bem na maior parte das vezes no entanto e com chuva, pelo menos os que eu tinha baralhavam-se um bocado, ora apitando sem nada atrás ora não apitando de todo com obstáculos visíveis atrás.

O Mariano tem uns desses no leaf e segundo o mesmo funcionam bastante bem.

Feliz 2020! :dance:
Viva. Sou coisas que acontecem...antes isto do que algo mais grave. Vou "dormir" sobre o assunto e ver o que decido fazer.

Abraço e bom ANO!
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por BrunoAlves » 31 dez 2019, 15:09

corrisi Escreveu:
31 dez 2019, 09:17
Bom dia Bruno e obrigado pela resposta.
E o alerta dado pelos sensores eletromagnéticos é apenas sonoro ou tem também visual?
Os que eu instalei só tinham aviso sonoro, claro que o apito muda com a proximidade. Comprei no ebay por 7€, não me podia queixar :mrgreen:
Também vi relatos que esses sensores se baralham com chuva, mas não cheguei a andar nenhum inverno com eles
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 31 dez 2019, 16:24

BrunoAlves Escreveu:
31 dez 2019, 15:09
corrisi Escreveu:
31 dez 2019, 09:17
Bom dia Bruno e obrigado pela resposta.
E o alerta dado pelos sensores eletromagnéticos é apenas sonoro ou tem também visual?
Os que eu instalei só tinham aviso sonoro, claro que o apito muda com a proximidade. Comprei no ebay por 7€, não me podia queixar :mrgreen:
Também vi relatos que esses sensores se baralham com chuva, mas não cheguei a andar nenhum inverno com eles
Obrigado. Pelo preço não se podia exigir mais, se bem que o mais importante é funcionar correctamente.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por filipeoliv » 02 jan 2020, 11:32

corrisi Escreveu:
31 dez 2019, 09:01
Bom dia.

Por estes dias cometi uma azelhice na garagem do prédio e o resultado é o que o anexo documenta.
Estou em querer que se tivesse sensores traseiros poderia evitar este toque no guarda lamas traseiro esquerdo.
Uma eventual instalação de sensores recomendam na marca? Que opiniam acerca dos sensores electromagnéticos, os quais evitam furar o para-choques?
Entretanto já vou com 21 mil kms percorridos desde que recebi a máquina. O conta kms conta já quase 70 mil kms e o SOH está nos 84%.
Aproveito para desejar a todos um 2020 repleto de sucessos pessoais e profissionais.
Isso é muito chato.
Eu meti no meu, como ando com os 2 carros e o a Gasóleo tem pi,pi,pi....
Com o Leaf andava sempre à espera.
Montei uns que mandei vir da china, mas não são grande coisa, mas também, custaram menos de 10 euros.
Apitam quando já estou mesmo muito perto, mas assim faço marcha atrás com mais cuidado :mrgreen:
Se fores tu a montar, não cometas o erro que eu cometi, coloca os mais afastados já na curva do para choques, para ele detetar bem as laterais, o meu ficaram um pouco fechados demais.
É muito simples de montar, não me lembro se no meu DB cheguei a colocar fotos da montagem.
Basta tirares o plástico por baixo, vais ficar a ver a traseira da bateria de tracção.
Por baixo tens uma tampa de borracha, salvo erro e passas os fios por aí, isola com muita fita ou borracha para não cortarem nas curvas onde passa cantos em metal.
Tirar um farol de trás, não é muito facil, aquilo tira os parafusos, e depois tens de dar um jeito para ele sair, não partas o farol.
Descobrir o fio da marcha a trás e ligar lá.
A caixa dos sensores pode ficar dentro do compartimento onde está o kit para reparação do pneu.
O display onde indica a distância tenho em cima da consola central.
Não se vê bem, mas também apenas quero ouvir o pi,pi, pi.... está bom assim :D

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 02 jan 2020, 11:39

filipeoliv Escreveu:
02 jan 2020, 11:32
corrisi Escreveu:
31 dez 2019, 09:01
Bom dia.

Por estes dias cometi uma azelhice na garagem do prédio e o resultado é o que o anexo documenta.
Estou em querer que se tivesse sensores traseiros poderia evitar este toque no guarda lamas traseiro esquerdo.
Uma eventual instalação de sensores recomendam na marca? Que opiniam acerca dos sensores electromagnéticos, os quais evitam furar o para-choques?
Entretanto já vou com 21 mil kms percorridos desde que recebi a máquina. O conta kms conta já quase 70 mil kms e o SOH está nos 84%.
Aproveito para desejar a todos um 2020 repleto de sucessos pessoais e profissionais.
Isso é muito chato.
Eu meti no meu, como ando com os 2 carros e o a Gasóleo tem pi,pi,pi....
Com o Leaf andava sempre à espera.
Montei uns que mandei vir da china, mas não são grande coisa, mas também, custaram menos de 10 euros.
Apitam quando já estou mesmo muito perto, mas assim faço marcha atrás com mais cuidado :mrgreen:
Se fores tu a montar, não cometas o erro que eu cometi, coloca os mais afastados já na curva do para choques, para ele detetar bem as laterais, o meu ficaram um pouco fechados demais.
É muito simples de montar, não me lembro se no meu DB cheguei a colocar fotos da montagem.
Basta tirares o plástico por baixo, vais ficar a ver a traseira da bateria de tracção.
Por baixo tens uma tampa de borracha, salvo erro e passas os fios por aí, isola com muita fita ou borracha para não cortarem nas curvas onde passa cantos em metal.
Tirar um farol de trás, não é muito facil, aquilo tira os parafusos, e depois tens de dar um jeito para ele sair, não partas o farol.
Descobrir o fio da marcha a trás e ligar lá.
A caixa dos sensores pode ficar dentro do compartimento onde está o kit para reparação do pneu.
O display onde indica a distância tenho em cima da consola central.
Não se vê bem, mas também apenas quero ouvir o pi,pi, pi.... está bom assim :D
Obrigado Filipe pelos aconselhamentos.

A questão é que o toque que dei foi quando estava a andar para a frente na garagem, fechei a trajectória demais e pimba.
Nem preciso que eles apitem obrigatoriamente quando faço marcha atrás até porque tenho a câmera que ajuda nesse aspecto.
Por exemplo este toque no bmw 216D que tenho não o daria pois os sensores apitam antecipadamente por todo o lado 😇🙈.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 09 abr 2020, 11:49

Viva!
Há precisamente um ano, o meu leaf 24kwh de 2015 "atlantic" desembarcava no Porto do Caniçal, ilha da Madeira, vindo de Lisboa. Recebi-o com 48361 kms e com SOH a oscilar entre os 88 e os 89%, como mostra as imagens em anexo.
Nestes 12 meses de mobilidade elétrica percorri 29570 kms e neste momento o SOH vai variando entre os 83 e os 84%. Perdi a primeira barra em Setembro de 2019 e desde aí pouco o SOH baixou. Fruto talvez do incremento de kms diários percorridos, assim como o aumento do número de cargas rápidas, em contexto muito controlado, na sua grande maioria realizadas até 75% de SOC e pelo fresquinho da manhã.
Nos primeiros meses após a aquisição do veículo o carro fazia apenas cargas a 10A, muitas delas incompletas, percorrendo diariamente entre 30 e 40 kms. Estou convicto que estes 3 factores foram determinantes no "acelerar" da perda da primeira barra.
Retirando o problema da caixa redutora aqui reportado e que foi substituída ao abrigo da garantia Nissan, tem sido carregar e andar. Um carro com um custo de manutenção baixo e que tem sido muito agradável conduzir e desfrutar.
Abraços e boa Páscoa a todos, neste contexto particularmente difícil em virtude da covid19. Cuidem-se!
Anexos
PicsArt_04-09-07.45.34.jpg
PicsArt_04-09-11.21.28.png
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

clay
Mensagens: 102
Registado: 25 jan 2018, 18:04
Data de fabrico: 24 jan 2017
Capacidade bateria: 69,78AHr 12 barras
Localização: Caniço - Ilha da Madeira

Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por clay » 24 abr 2020, 11:10

Muito bom Ivo! Isso é que foi espalhar charme pelo ilhéu! :clap: :dance:

Continuações!
Nissan Leaf Acenta 30kWh 01/2017

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 24 abr 2020, 13:27

clay Escreveu:
24 abr 2020, 11:10
Muito bom Ivo! Isso é que foi espalhar charme pelo ilhéu! :clap: :dance:

Continuações!
Quem espalha charme de eficiência energética és tu com o teu leaf 30kwh! 💪😉
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”