Diário de Bordo PJAC1968-Coimbra

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Responder
pjac1968
Mensagens: 3
Registado: 17 set 2019, 14:31
Data de fabrico: 26 nov 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Diário de Bordo PJAC1968-Coimbra

Mensagem por pjac1968 » 04 mar 2020, 16:09

Boa tarde a todos.
É a primeira vez que estou a participar no forum, embora já siga há algum tempo.
Gostaria, se possível, que me esclarecessem alguns pontos relacionados com a minha experiência até agora.

Primeiro devo dizer que adquiri um Leaf de 30kW, em segunda mão, na Entreposto Lisboa, tendo na altura da compra cerca de 32300km e com as 12 barras ainda. Adquiri a viatura em julho de 2019, embora a matrícula seja de nov/2016.

Alguns kms depois, com cerca de 33500, perdi uma barra das baterias, o que me parece indiciar que o proprietário anterior utilizaria com frequência carregadores rápidos. No entanto, mesmo quando ainda tinha as 12 barras, um carregamento a 100% nunca me deu mais do que 182km de autonomia prevista. E aqui surge a minha primeira questão: como já vi em vídeos Leafs de 30kW a apresentarem autonomias de 230km, com carregamento a 100%, acho estranho que o meu, mesmo com as 12 barras não passasse dos 182km. Para além disso, agora com as 11 barras, carregado a 100% dá uma autonomia estimada de 172km. Parece-me que há aqui alguma questão de cálculo de autonomia, que possa estar relacionada com versão do software/firmware da viatura. Alguém pode dar-me algum esclarecimento sobre esta possibilidade?

Outra questão prende-se com alguns tópicos que tenho visto relacionados com a posição N da "caixa de velocidades". Qual o objetivo de conduzir trechos de estrada na posição "N" e não na "B" que, supostamente, "regenera" a bateria?

Outra questão ainda: encomendei uma ficha ODB2 para tentar aceder a mais dados do carro. Onde se coloca essa ficha?

Por útimo: Utilizando a app da Nissan, os dados mensais e diários não têm estado a ser carregados pela app. Há algum problema que tenham detetado no funcionamento da app, ou serei só eu? Também tentei com uma app não Nissan e os dados também não são atualizados...

Grato pela vossa ajuda,
Cordialmente
PCardoso
Coimbra
8-) PJAC
Coimbra

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por pemifer » 04 mar 2020, 16:16

pjac1968 Escreveu:
03 mar 2020, 13:58
Alguns kms depois, com cerca de 33500, perdi uma barra das baterias, o que me parece indiciar que o proprietário anterior utilizaria com frequência carregadores rápidos. No entanto, mesmo quando ainda tinha as 12 barras, um carregamento a 100% nunca me deu mais do que 182km de autonomia prevista. E aqui surge a minha primeira questão: como já vi em vídeos Leafs de 30kW a apresentarem autonomias de 230km, com carregamento a 100%, acho estranho que o meu, mesmo com as 12 barras não passasse dos 182km. Para além disso, agora com as 11 barras, carregado a 100% dá uma autonomia estimada de 172km. Parece-me que há aqui alguma questão de cálculo de autonomia, que possa estar relacionada com versão do software/firmware da viatura. Alguém pode dar-me algum esclarecimento sobre esta possibilidade?
Em relação aos valores de autonomia acabei de responder aqui à sua duvida.
pjac1968 Escreveu:
03 mar 2020, 13:58
Outra questão prende-se com alguns tópicos que tenho visto relacionados com a posição N da "caixa de velocidades". Qual o objetivo de conduzir trechos de estrada na posição "N" e não na "B" que, supostamente, "regenera" a bateria?
A utilização do "N" serve para deixar o carro ganhar velocidade.
Por vezes será mais util deixar o carro embalar do que deixar o carro regenerar, perder velocidade e gastar energia extra para retomar a velocidade inicial.
Confesso que era céptico na utilização do "N" mas "converti-me".
pjac1968 Escreveu:
03 mar 2020, 13:58
Outra questão ainda: encomendei uma ficha ODB2 para tentar aceder a mais dados do carro. Onde se coloca essa ficha?
Depende do modelo: será debaixo do volante, por cima dos pedais ou por detrás de uma tampa nos plásticos por baixo do volante.
pjac1968 Escreveu:
03 mar 2020, 13:58
Por útimo: Utilizando a app da Nissan, os dados mensais e diários não têm estado a ser carregados pela app. Há algum problema que tenha detetado no funcionamento da app, ou serei só eu? Também tentei com uma app não Nissan e os dados também não são atualizados...
Eu nunca consegui obter dados corretos na App da Nissan. Gosto muito de "dar ordens" ao carro via a App. É a utilização de dou à App.

Conforme referido será melhor criar um DB próprio para ir pondo as suas duvidas.

rmdrfalcao
Mensagens: 2
Registado: 07 jun 2019, 08:32
Data de fabrico: 01 fev 2017
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo PJAC1968-Coimbra

Mensagem por rmdrfalcao » 05 mar 2020, 01:15

Boas,

O que tenho notado é que a autonomia está relacionada e muito, além de outros factores, com a pressão dos pneus.

Uma experiência que podes fazer é :
Pressão dos pneus a 2.5 como está no manual, carregar a 100%, e repara quantos km fazes.

Pressão dos pneus a 2.9 carregar a 100% e no mesmo trajeto dos km anteriores, ver quantos km fazes.

Depois diz algo....

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de Bordo PJAC1968-Coimbra

Mensagem por migle » 05 mar 2020, 09:17

pjac1968 Escreveu:
04 mar 2020, 16:09
Outra questão prende-se com alguns tópicos que tenho visto relacionados com a posição N da "caixa de velocidades". Qual o objetivo de conduzir trechos de estrada na posição "N" e não na "B" que, supostamente, "regenera" a bateria?
Embora, como o pemifer disse, haja condutores que usam o N em estrada para ganhar umas pingas de eficiência, o N não está lá para isso. Está lá para ser possível deixar descair o carro, rebocar, etc, é o ponto morto, não é para conduzir.

O B faz com que o carro trave mais quando o pé do acelerador levantado. Sempre que travamos, mesmo com o pedal do travão, há travagem regenerativa. Esta regeneração significa trocar energia cinética por energia na bateria, que mais tarde voltará a ser trocada por energia cinética. Em cada uma destas trocas existe uma perda. Mesmo que o carro eléctrico seja muito eficiente, perdem-se uns 5% talvez. Então era mais eficiente não ter chegado a regenerar, deixando o carro rolar, se possível.

Mas eu diria para não pensar nisto, porque são muitas contas. Mais vale seguir em velocidade constante com o CC. É que além disto, há muitas outras perdas de energia não lineares. Por exemplo, as perdas para a resistência do ar vão com o quadrado da velocidade. Isto faz pender a balança para usar velocidade constante.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo PJAC1968-Coimbra

Mensagem por Nonnus » 05 mar 2020, 11:21

pjac1968 Escreveu:
04 mar 2020, 16:09
Boa tarde a todos.
É a primeira vez que estou a participar no forum, embora já siga há algum tempo.
Gostaria, se possível, que me esclarecessem alguns pontos relacionados com a minha experiência até agora.

Primeiro devo dizer que adquiri um Leaf de 30kW, em segunda mão, na Entreposto Lisboa, tendo na altura da compra cerca de 32300km e com as 12 barras ainda. Adquiri a viatura em julho de 2019, embora a matrícula seja de nov/2016.

Alguns kms depois, com cerca de 33500, perdi uma barra das baterias, o que me parece indiciar que o proprietário anterior utilizaria com frequência carregadores rápidos. No entanto, mesmo quando ainda tinha as 12 barras, um carregamento a 100% nunca me deu mais do que 182km de autonomia prevista. E aqui surge a minha primeira questão: como já vi em vídeos Leafs de 30kW a apresentarem autonomias de 230km, com carregamento a 100%, acho estranho que o meu, mesmo com as 12 barras não passasse dos 182km. Para além disso, agora com as 11 barras, carregado a 100% dá uma autonomia estimada de 172km. Parece-me que há aqui alguma questão de cálculo de autonomia, que possa estar relacionada com versão do software/firmware da viatura. Alguém pode dar-me algum esclarecimento sobre esta possibilidade?

Outra questão prende-se com alguns tópicos que tenho visto relacionados com a posição N da "caixa de velocidades". Qual o objetivo de conduzir trechos de estrada na posição "N" e não na "B" que, supostamente, "regenera" a bateria?

Outra questão ainda: encomendei uma ficha ODB2 para tentar aceder a mais dados do carro. Onde se coloca essa ficha?

Por útimo: Utilizando a app da Nissan, os dados mensais e diários não têm estado a ser carregados pela app. Há algum problema que tenham detetado no funcionamento da app, ou serei só eu? Também tentei com uma app não Nissan e os dados também não são atualizados...

Grato pela vossa ajuda,
Cordialmente
PCardoso
Coimbra
Ora vou então agora tentar responder as suas dúvidas.

Em relação ao carro ter perdido a primeira barra, apenas com 32300km aquilo que podemos dizer sem estar a ver as "entranhas" do carro com o Leafspy é que é normal. O que nós proprietários do Leaf de 30kWh temos vindo a constatar com as nossas trocas de informação, é que todos os carros estão a ter uma degradação muito idêntica independentemente do nº de KM, carregamentos a 80% ou 100%, nº de carregamentos rápidos etc. Eu pessoalmente acho que existe o factor tempo como consequência da degradação. Não o consigo explicar de outra maneira, pois é a única coisa que muitos carros tem em comum, é os anos e a degradação muito semelhante. Depois há carros como o meu com 100000km que perdeu a primeira barra os por volta dos 90000km e há outros como o seu que perderam aos 40000km/50000km etc. Todos eles com usos diferentes.

Diria que não se deve preocupar muito porque será "normal", como disse anteriormente. O nº de km que o carro permite fazer e que mostra no GOM (autonomia) é influenciado por vários factores (velocidade, temperatura ambiente, desnível do terreno, se liga o ar condicionado e/ou o aquecimento, etc), tal como acontece nos carros a combustão, só que como os eléctricos dão mais informação, logo temos uma percepção dos valores que nos carros a combustão simplesmente não ligamos. Era importante saber também se o carro tem o update que altera a maneira como o carro faz o calculo da capacidade da bateria. Isto pode ficar a saber perguntando no Entreposto.

Sendo o frio um "castrante" natural da capacidade das baterias de lítio, é por isso normal você agora de inverno ter autonomias de 173km assim que as temperaturas subirem (primavera/verão) vai ver essa autonomia aumentar. Visto que o seu carro já perdeu uma barra dificilmente irá ver os tais 230km de autonomia, isto aparece quando temos uma condução cuidada, e uma degradação da bateria inferior a 10% (SOH entre os 90% e os 100%).
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo PJAC1968-Coimbra

Mensagem por kony76 » 05 mar 2020, 11:57

Olá e bem.vindo ao mundo dos VE.

As dúvida já estão, na essencia respondidas e é natural que mais surjam.

O importante é a decisão de mudança e, de agora em diante, poupar a carteira, o ambiente e desfrutar da condução do carro.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”