Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

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cfvp
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por cfvp » 29 mar 2022, 13:17

Pois nesse caso se calhar mais vale ir de combustão. Como também é só 1x, o custo não é significativo.
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 16 abr 2022, 10:31

Com o regresso do calor, voltam alguns "pózinhos" extra de autonomia. :D

Ao habitual Malveira - Lisboa - Malveira, tive de juntar um Lisboa - Montijo - Lisboa fora do plano, e ainda também fora do plano e vamos ver se dá sem ir a PCR para chegar a casa Lisboa - Alfragide - Lisboa.

O resultado:
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Para o Lisboa Afragide Lisboa sempre em plano e sempre em andamento via 2ª circular foram necessários 5% de bateria para os 17km feitos.

Estando nos 77%, é essencial sair todos os dias a 100% para poder cobrir os imprevistos sem recorrer a carregamentos na rua.


Pois nesse caso se calhar mais vale ir de combustão. Como também é só 1x, o custo não é significativo.
Na realidade acabou por ser menos dado que tinha abastecido umas semanas antes a 1,39 em Espanha, mas fiz um apanhado a semana passada a preços correntes para o meu mês:

09Mar - 12Abr: 2160 km
Gasto - 40,4€
Equivalente - 214,5€
Se tivesse conseguido sempre diesel a 1.81€, o que seria difícil.

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 16 abr 2022, 19:17

Entretanto hoje devo ter acordado com bastante paciência:
278726706_1158578804680622_317124007144818774_n.jpg
Na ida & volta à praia acho que pela vez consegui somar 200km nos dois parciais. :lol:


Acabou o dia um pouco melhor do que na quinta:
278287286_356320399883211_8983870655251556956_n.jpg
:D

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 02 mai 2022, 00:53

Mesmo com o calor a ajudar qb, hoje foi dia da primeira carga rápida em muito tempo:
002.jpg
Ligeiramente mais acessível que os PCR em redor, a escolha recaiu no PCR da Academia de Golf de Lisboa.

Na dúvida se era acessível ao público, arrisco e à chegada noto que tem cancelas embora abertas sem qualquer controlo de entrada.
Ponto positivo ter dois PCR, dado que tinha acabado de chegar um ID.3

Curva até aos 65%, dado que depois me afastei e o spy perdeu a ligação:
001.JPG

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 07 mai 2022, 18:29

rjspedition Escreveu:
09 mar 2022, 23:20

Aproveitei o aumento (ou o primeiro dos ... ) brutal dos combustíveis (...)

Pegando nos carros cá de casa:

V70: 1,809 €/lt - 5,5 /100 - 9,95 € / 100 km
Leaf: 0,11€/kWh - 17 /100 - 1,87€ / 100 km

V70: 7,46€ / dia
Leaf: 1,40€ / dia

Novo ponto de situação, adenda ao registo de custos 07/MAI:

Leaf [+] Aumento do custo da energia [-] Menos consumo de verão
0,126€/kWh - 16 /100 - 2,01€ / 100 km

V70 [+] Aumento do custo do combustível
1,859 €/lt - 5,5 /100 - 10,22 € / 100 km

O fosso continua a aumentar:
V70 de 7,46€ / dia para 7,66€ / dia
Leaf de 1,40€ / dia para 1,51€ / dia




Foram 3800km percorridos desde o post original a 9 de Março, é fazer as contas, e assumir que conseguia sempre neste periodo gasóleo a 1.809, altamente improvável.

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por cfvp » 07 mai 2022, 20:51

Sempre a poupar. :)
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 09 mai 2022, 11:43

O diferencial que sobra tem sido bastante útil, sim. :D

Por vezes só parando e calculando é que se toma noção dos valores.

Isto já é discussão para outro plano, mas faz-me uma impressão enorme a fatia do orçamento familiar alocado à deslocação casa-trabalho-casa de quem hoje dependa só de gasolina/gasóleo. Alguém que faça 90km diários neste momento necessita de 200€ apenas para combustível fora portagens e respetiva manutenção/desvalorização/outros custos. Facilmente chegamos daqui a 350€ mensais, não desprezável face aos ordenados médios mensais.

E isto fora voltas de lazer / outras necessidades.

Ontem voltei a atestar a 1,548 em Espanha a aproveitar mais uma saída ao Alentejo, o que vale é que tirando viagens maiores, um deposito passou a dar para longos e longos meses.
Última edição por rjspedition em 09 mai 2022, 20:09, editado 1 vez no total.

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus » 09 mai 2022, 17:30

Essas são as contas que muita gente não faz, se o fizessem a muito que tinham mudado para um VE. A diferença de preço na compra rapidamente é compensada com o que se poupa todos os meses.
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por pemifer » 10 mai 2022, 10:39

Nonnus Escreveu:
09 mai 2022, 17:30
Essas são as contas que muita gente não faz, se o fizessem a muito que tinham mudado para um VE. A diferença de preço na compra rapidamente é compensada com o que se poupa todos os meses.
Pior do que não fazerem as contas é fazerem as contas com os carregamentos públicos e de forma errada.
Não há o cuidado de fazer as contas com o cartão mais barato, até parece que não se escolhe a gasolina/gasóleo mais barato.
Nem há o cuidado de escolher o posto adequado, fazem as contas como se um carro elétrico carregasse num PCUR todos os dias.

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus » 10 mai 2022, 11:48

Ainda ontem depois de ter escrito aqui, por coincidência falei com um amigo que teve um acidente e o seguro deu o carro como perdido. Ao falarmos do que comprar como não podia deixar de ser, tentei convencer a comprar um VE e a resposta foi, "mas esses carros são muito mais caros em comparação com os outros".

As contas quando se fazem não pode ser ao preço total do carro, mas à diferença do carro a combustão para o VE. Porque tem de haver sempre uma compra, portanto as contas tem de ser ao diferencial entre um e outro para achar em quanto tempo se anula essa diferença com a poupança.

Se compramos um ICE por 20000€ e gastamos 250€ em combustível por mês, então se comprarmos um VE por 30000€ e passarmos a gastar apenas 60€ de electricidade temos um diferencial de 190€, em 4 anos temos essa diferença abatida se a isto juntarmos revisões, selos ainda pode ser em menos tempo.

Depois de eu ter explicado isto afinal os 10000€ a mais pareciam que não era assim tanto.
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