Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por zeuz » 29 dez 2021, 22:14

Considera-se transformação a alteração da estrutura, carroçaria, motor, sistemas ou componentes, de um veículo matriculado de modelo aprovado.

As transformações que impliquem alteração das características regulamentares dos veículos, nomeadamente no que se refere aos seus elementos de identificação ou classificação, que alterem sistemas componentes ou acessórios objeto de homologação ou possam constituir risco para a segurança rodoviária, só podem ser efectuadas mediante autorização prévia do IMT.

Nos casos em que dada a natureza da transformação se torna necessária a apresentação de um projeto de transformação, este pode revestir a forma de projeto individual, válido apenas para um veículo, ou projeto geral, válido para um modelo de veículo.

Os projetos individuais devem ser apresentados junto dos Serviços Regionais e Distritais do IMT, sendo os projetos gerais analisados pelos serviços centrais do Instituto.
https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portug ... acoes.aspx

https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portug ... Motor.aspx
https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portug ... tivel.aspx

https://impostosobreveiculos.info/impor ... logacao/2/

https://lta.pt/pt/servicos/homologacoes
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por zeuz » 29 dez 2021, 22:23

Depois de ler os links que partilhei, fico na ideia que essas conversões muito certamente terão uma homologação individual ou eventualmente uma homologação nacional. Seja qual for, não serão válidas no nosso país, pelo que seria necessário requerer a homologação a nível nacional.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 03 jan 2022, 23:48

Nestes últimos dias no entanto o ritmo baixou, sendo que apesar do SOH estar em mínimos desde a compra o carro inicia o dia sempre com 160km+ no GOM (carrego sempre até 100%) e está estacionado agora mesmo com 147 feitos e 16% / 28 km no display ainda.
A diferença que faz o tipo de percurso:
Em Dezembro, ritmo normal no vai e vem do costume via A8 & A9 apresentou 17,6 kWh.
Uma semana sempre em estradas municipais / nacionais, 14,88 kWh.


O único problema é que chuva + vias com uso intensivo de máquinas agrícolas:
Untitled-1.jpg
Untitled-1.jpg (99.14 KiB) Visto 1839 vezes
:lol:

zeuz Escreveu:
29 dez 2021, 22:23
Depois de ler os links que partilhei, fico na ideia que essas conversões muito certamente terão uma homologação individual ou eventualmente uma homologação nacional.
:cry: :cry: :cry:

Não custa sonhar, embora seja apenas e só isso.. :mrgreen:

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 15 jan 2022, 16:32

De regresso à rotina das idas para o trabalho e a distribuir o pessoal aqui de casa, sendo que pela primeira vez fiz contas ao valor aos 100km com a nova tarifa da Galp.

A "simplificar" com 16 kWh de média, com 0,143€ já com IVA, andar de Leaf fica agora por 2,28€ / 100 km.
Ver se dá para mitigar ao analisar os restantes tarifários e o serviço universal. :think:

Entretanto já na semana anterior o Leaf recebeu "prenda e meia":
thumbnail_PSX_20220111_233053.jpg
A "meia prenda" foi um conjunto de pés e barras Thule que chegaram para o combustão cá de casa: São aplicáveis também no Leaf, sendo que agora necessito caçar a referência já descontinuada do apoio: 1633.

A outra prenda foi finalmente uma lavagem. :D

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 15 jan 2022, 16:35

Entretanto e como comparação de custos / memória futura, tive ontem de me deslocar sem aviso até Vila Nova de Gaia, tendo atestado por completo a primeira vez o depósito na carrinha desde... Agosto (!!!)
001.jpg
Sensivelmente 3 meses de Leaf. :think: :pray:

A viagem correu bastante bem a nível de consumos (4,8), mas mesmo assim representa com o preço atual após desconto: 7,10€ / 100 km.
Não fosse a limitação de bateria pequena (e ignorando o desconforto), mesmo a carregar fora ficaria abaixo deste valor. :think:

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 19 jan 2022, 18:08

1 ano após a revisão, e já pedidas duas estimativas (resposta obtida no próprio dia, wow!) para a revisão do 5º ano:

Loures - 157€
Évora - 183€

Não querendo bater na mesma tecla do costume, mas para uma mudança de filtro e de líquido de refrigeração... :?
Aproveitar e ver se já sai com o alinhamento correto dos faróis de nevoeiro para a IPO, dado que é ponto da "lista de trabalhos". :D

Provavelmente nos anos seguintes mudará o filtro de habitáculo comigo aqui em casa.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por zeuz » 19 jan 2022, 18:18

Bem sei que o preço da MO está um absurdo para PHEV/BEV , mas tinha ideia de o valor da revisão ser muito menos para o LEAF ... :think:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por cfvp » 19 jan 2022, 18:24

É mesmo quando acabar a garantia nunca mais lá ir, enfim. Esse não tem também a garantia de 8 anos sobre a degradação da bateria?
O de Coimbra acho que até é "barato" (cerca de €100), mas fica longe. Eu até agora ainda não paguei nada, tenho 5 anos de manutenção gratuitos.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 19 jan 2022, 18:33

cfvp Escreveu:
19 jan 2022, 18:24
É mesmo quando acabar a garantia nunca mais lá ir, enfim. Esse não tem também a garantia de 8 anos sobre a degradação da bateria?
Tem, mas infelizmente o carro não me foi entregue com o livro de revisões completo nem com todas as faturas referentes às mesmas.

A Nissan nada tem centralizado que me possa informar, mas após alguma insistência minha respondeu por email que a falta de revisão em nada influencia a garantia dos 8 anos sobre a capacidade da bateria.

Vale o que vale, não espero muito nesse capitulo. :roll:

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 20 jan 2022, 19:36

Chegou o orçamento que faltava: Em Lisboa consideraram a revisão como sendo de 6º ano e com troca de óleo de travões sem a troca do líquido de refrigeração:

162€, valor de MO: 75€+IVA / Hora.

Perguntei pela mudança de líquido e se estava contemplada e foi-me devolvido um orçamento com esse extra: 261€.




:naughty: :naughty:
Última edição por rjspedition em 23 jan 2022, 11:42, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”