Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

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rjspedition
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 08 dez 2021, 00:08

BrunoAlves Escreveu:
01 dez 2021, 13:09
Rapadinho rapadinho :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
A vantagem é que começamos a conhecer o VE. :D

Hoje 148 km feitos novamente, e se por um lado uma das idas a Lisboa desci pela N8 tendo beneficiado no consumo neste parcial, nos últimos 75 foi sempre debaixo de chuva e a desembaciar o vidro.

Depois começamos a conseguir responder a isto:
cfvp Escreveu:
05 out 2021, 11:28
Ui, espero que esteja tudo bem. Será que conseguias fazer ida e volta com 20%?
Sim! :lol: :lol:

Estive parado ao lado do PCR de 90 da Flamenga com 23% e ainda pensei em carregar, mas, siga, que mesmo sendo tudo a subir até casa, deverá dar.

Os habituais ---% & ---km, com o Spy assim:
264870895_270188225148958_1126947449255521588_n.jpg
Tá bom, amanhã há mais! :lol:
Última edição por rjspedition em 08 dez 2021, 10:34, editado 1 vez no total.

cfvp
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por cfvp » 08 dez 2021, 01:54

rjspedition Escreveu:
08 dez 2021, 00:08
cfvp Escreveu:
05 out 2021, 11:28
Ui, espero que esteja tudo bem. Será que conseguias fazer ida e volta com 20%?
Sim! :lol: :lol:

Estive parado ao lado do PCR de 90kWh da Flamenga com 23% e ainda pensei em carregar, mas, siga, que mesmo sendo tudo a subir até casa, deverá dar.

Os habituais ---% & ---km, com o Spy assim:
Boa!
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus » 08 dez 2021, 08:01

rjspedition Escreveu:
03 dez 2021, 22:54
Só mais uma confirmação de que os Leaf com o mesmo tempo andam a par na degradação, e mais do que o numero de km em bom uso, a idade leva uma fatia muito muito grande da queda da capacidade. :think:
É o que se tem vindo a constatar no caso dos Leaf. O factor tempo é o que contribui mais para a degradação e não o que muitos defendem. Os carregamentos rápidos, carregamentos a 100%, ou descarregar abaixo dos 20%, ou ainda teorias de acelerações e regeneração em modo B. Infelizmente há teorias para todos os gostos.

Teorias de "boas práticas" no caso dos Leaf quando existem carros com 1000 e muitos carregamentos rápidos com a mesma degradação de carros com 0! Acho que diz muita coisa.

Bastava que muitos teóricos passassem algum do seu tempo livre a ver exemplos, como o teu, o meu e, o comparassem com carros da mesma idade que seguem essas "boas práticas" para ver que a teoria está longe da realidade.

Ainda a dias me estava a lembrar das primeiras baterias de lítio usadas nos telemóveis depois de o meu pai me ter dito que tinha carregado o telemóvel só um bocadinho para não ficar sem bateria, e que ia viciar a bateria 😱

Longe vão os tempos que os telemóveis carregavam devagar, viciavam as baterias, as baterias tinham uma longevidade inferior a do telemóvel, chegando alguns a levar várias baterias durante a sua vida. Hoje temos exactamente o oposto. Tem baterias maiores, carregam em menos tempo com QC, e tem uma longevidade superior ao equipamento.

Para bom entendedor as coisas evoluem. O que era um dado adquirido em 2010 hoje se calhar já não é assim. :idea:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 08 dez 2021, 12:41

É o que se tem vindo a constatar no caso dos Leaf. O factor tempo é o que contribui mais para a degradação e não o que muitos defendem.
Tirando alguns casos que claramente estavam fora da média, foi algo que notei aqui nos DB e quando pesquisei para compra: A degradação era muito similar para a mesma idade do carro, daí não ter grandes problemas em fazer um uso mais despreocupado do carro.

Boa parte da perda está completamente fora do meu controlo, portanto, é ir aproveitando a viagem. :D
Boa!
:mrgreen:

Confesso que ontem ainda senti por momentos alguma ansiedade, principalmente por circular com mais 2 pessoas no carro e ser já noite com alguma chuva, quando chego ao topo de Guerreiros com 12%.

Mesmo tendo percorrido os últimos km já com algum cuidado, não posso deixar de ficar contente com estes 148 dado que 20km logo de manhã são em Auto-Estrada e aqui a subir o viaduto da A9, sendo que de tarde sobe a A8 sempre a bom ritmo. Voltou ainda a Lisboa e subiu novamente da Pontinha a Casal de Cambra, descendo a Odivelas, tendo terminado com a subida da Freixeira da N8.

O Guess-O-Meter anda sempre cima e baixo com terreno tão irregular. :D

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 10 dez 2021, 15:24

cfvp Escreveu:
02 nov 2021, 00:32
Esse que aparece a 0,0€ já foi validado? Se foi então provavelmente não vão cobrar.
Já foi cobrado ontem. ;)
Capturar.JPG
Capturar.JPG (23.23 KiB) Visto 2254 vezes

Fica apenas para registo para quando chegar a fatura da Galp:
Simulação Miio p/Galp: 5,35€
Faturado Galp, após fazer algumas contas que apesar dos carregamentos serem poucos a coisa não é direta: 2,09 + 2,26 * 1,23 = 5,35€
EDIT: Faltou adicionar 0,17 + IVA, ou seja: 5,56


Na primeira fatura da Galp o único carregamento que tinha feito tinha ficado (muito) acima da simulação, este bateu (mais ou menos) certo.

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 29 dez 2021, 13:20

Carregar e andar, carregar e andar, o nosso "querido" Leaf não passa disto, e ainda bem! :lol:

Na quadra de natal perdeu + de 1% em 2 ou 3 dias no SOH, e o consumo nos últimos 1000km disparou para os 17,60 kWh. Como não tenho sido simpático com o pedal em situações de atraso, não me chateia: Se anda, tem de consumir. :D

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Capturar.JPG
Nestes últimos dias no entanto o ritmo baixou, sendo que apesar do SOH estar em mínimos desde a compra o carro inicia o dia sempre com 160km+ no GOM (carrego sempre até 100%) e está estacionado agora mesmo com 147 feitos e 16% / 28 km no display ainda.



No entanto, apesar do valor ser simpático para o inverno, o que me deixou mais feliz foi este vídeo que me apareceu no feed ontem, que me deixa bastante tranquilo quanto à longevidade do LEAF:

https://www.youtube.com/watch?v=FVxEOETTWnQ

Já deverá ser vosso conhecido, mas deixo só aqui os dados que me ficaram na cabeça:

212 libras em material de desgaste nos primeiros 10 anos de vida, quase sem avarias, e 65000 milhas do Leaf (bastante otimista, e então a suspensão será original??).
4000 libras por um pack novo de bateria. (40 kWh?)
115 milhas de autonomia estimada em Auto Estrada em ambiente de inverno, 140 milhas de autonomia estimada em ambiente misto de inverno segundo o autor, o que é bem mais do que a nossa necessidade presente e futura.



O carro já poderá ter um feeling de "antique car" tal como é descrito face aos mais recentes EV, mas um pack a este preço que dure mais uns 10 anos (segundo o autor, optimista de novo?) fará todo o sentido em termos económicos para quem não precisa de mais alcance, é um preço que não me fará muita confusão em caso de necessidade daqui a alguns (muitos, espero) anos.

Nonnus Escreveu:
08 dez 2021, 08:01
Hoje temos exactamente o oposto. Tem baterias maiores, carregam em menos tempo com QC, e tem uma longevidade superior ao equipamento.
Para bom entendedor as coisas evoluem. O que era um dado adquirido em 2010 hoje se calhar já não é assim. :idea:
Curiosamente no video o autor refere isso face aos VE modernos: A bateria continuará operacional quando o resto do carro já necessitar de troca.
Última edição por rjspedition em 03 jan 2022, 23:39, editado 7 vezes no total.

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 29 dez 2021, 13:35

Mas para ser mesmo mesmo honesto, o motivo maior da minha felicidade ainda foi este:
Capturar.JPG
Uma Volvo 265 a ser convertida lá atrás. :D


Não é o primeiro caso dado que já anda por aí uma 240:
14021745_840557969377924_5797167400785419449_n.jpg
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https://www.facebook.com/electricvolvo

E pelo menos mais uma V50:
aa.JPG


O que me deixa com a pulga atrás da orelha: Com uma transformação e sendo street legal com matrícula e registo na Holanda, será que é possível importar e registar cá, num país onde nem um suporte de bicicletas homologado a nível europeu tem enquadramento no nosso código e levanta dúvidas atrás de dúvidas? :doh: :cry: :cry:

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por zeuz » 29 dez 2021, 14:25

rjspedition Escreveu:
29 dez 2021, 13:35
O que me deixa com a pulga atrás da orelha: Com uma transformação e sendo street legal com matrícula e registo na Holanda, será que é possível importar e registar cá, num país onde nem um suporte de bicicletas homologado a nível europeu tem enquadramento no nosso código e levanta dúvidas atrás de dúvidas? :doh: :cry: :cry:
Esquece! Estarias a comprar uma guerra que não podes ganhar.

P.S.:
Salvo erro, a EVOLUTION tem em curso um processo no IMT para conseguir homologar um LR Discovery... não sei em que ponto está, mas certamente que já lhes custou muita paciência...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 29 dez 2021, 18:01

Esquece! Estarias a comprar uma guerra que não podes ganhar.
Certo!

Mas aqui a questão é "inversa": Acredito que o carro estando apto a circular na Holanda esteja já homologado para tal. O documento não será válido em toda a Europa?

A V50 esteve à venda em 2015 em concessionário Volvo. O que impediria a compra para importação neste caso? :think:

Isto é discussão algo off-topic e hipótese meramente académica, mas... :lol: :lol:

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por zeuz » 29 dez 2021, 22:03

rjspedition Escreveu:
29 dez 2021, 18:01
Mas aqui a questão é "inversa": Acredito que o carro estando apto a circular na Holanda esteja já homologado para tal. O documento não será válido em toda a Europa?
Tens razão.. estamos na EU, portanto a homologação deveria ser válida em toda a EU... no entanto não é isso que acontece... procura tópicos nos fóruns ou Facebook sobre pessoal que pagou multas e tiveram o carro/mota apreendido por estarem a usar peças que, embora homologadas noutros países da EU, não são homologadas em PT (panelas de escape, por exemplo)... novamente, é uma guerra que não podemos ganhar...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

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