Página 1 de 11

Diário de bordo - 2Rs

Enviado: 19 ago 2024, 23:09
por renateves
Boas noites

Disclaimer: para quem tiver alergia e já não consegue ver coisas destas, é melhor mudar já... antes que comichão fique agreste! :lol:

Ora bem, em princípio vou buscar uma coisa que, para muitos, "jah mehh"... mas para mim, espero ainda passar por essas "dores de reumático" mas com estilo :dance:

Deixo aqui já lenha para me queimar:
LeafDash.jpg
Qual é a ideia?! O que é que eu bebi?!? Pois, se calhar é isso MAS... eu não preciso de percorrer >200 kms de autonomia! Gostava mas não tenho tempo... nem pachorra!! Esta máquina é para dar mais comodidade\conforto, já que o meu clone (sim clone... não sabes, não foste pioneiro :lol: ) tem sido uma máquina de guerra mas peca um pouco pelo conforto. E a autonomia está por terras complicadas.
Sim eu sei, este está um pisapapeis MAS tenho uma outra solução há espera. Mais não digo.
É o modelo Tekna, com bancos em pele e coisa e aquecimento de rabo e mãos, com um magnífico painel fotovoltaico na aba do rabo\aleron.

Há muito que tenho andado a analisar o mercado, dentro e fora, e acho, na minha modesta opinião, os carros estão caros para a minha carteira de uma classe média que tende a ser empurrada para média baixa.

Para a viagem, tenho que fazer 120kms com ele, vindo do norte... já tenho o caminho organizado através do ABRP, app do continente instalado, miio e cartão físico da EDP como último socorro.
Bem, vou preparar o gelo e o reumongel para nódoas da "trolhada" que vou levar...
;)

Re: Diário de bordo - 2Rs

Enviado: 20 ago 2024, 01:05
por Nonnus
Impressionante como um carro com esses km tem essa degradação. O carro é de que ano?

Quanto ao negócio tudo depende do valor que deu pelo carro. Nessas condições teria que ser quase dado e ter em vista comprar uma bateria aftermarket nova por um preço também bastante em conta. Ter em atenção que comprar uma bateria Nissan por exemplo de 30 é espectável 6 anos até começar aparecer limitações de autonomia, isto se for nova.

Eu era capaz de fazer esse tipo de negócio se o carro fosse mesmo muito barato mas com ideia de instalar uma bateria nova, com outro tipo de células

Não arriscava ir buscar uma bateria retirada de outro carro se a ideia é ter carro por mais uns anos.

O Leaf é um bom carro, precisava era de outro tipo de bateria.

Re: Diário de bordo - 2Rs

Enviado: 20 ago 2024, 08:22
por frankesousa
Cá estaremos para ver o desenrolar da historia e qual a solução que vais aplicar para ressuscitar esse moribundo :lol:

E claro, queremos saber como correu a viagem, eu diria que esse carro não faz mais de 20km seguidos e não carrega a mais de 10kW num PCR, portanto podes ir fazendo o plano.

Re: Diário de bordo - 2Rs

Enviado: 20 ago 2024, 08:35
por civic
O LEAF será, porventura, o mais facil de mudar para celulas de outra quimica, tenta sempre usar as NMC, não usar as originais LMO, usando o mesmo numero de celulas nem é preciso programar nada. ;)

Re: Diário de bordo - 2Rs

Enviado: 20 ago 2024, 10:37
por BrunoAlves
Ninguém te vai bater, podes estar descansado :mrgreen:
Aliás, gostamos mesmo de aventuras "fora da caixa"!

Como é óbvio terás um plano para esse carro, se não quiseres partilhar os detalhes de preços obviamente que está tudo bem, mas também era fixe se o fizesses :-)

O Leaf tem a grande vantagem de ser provavelmente o único VE em que se pode considerar uma loucura dessas. Sendo um Tekna e conseguindo "deitar a mão" a uma bateria em bom estado, pelo preço certo pode ser um negócio interessante.

Reforço só o que disseram noutro comentário, esse carro não faz nem de perto nem de longe esses 55km, fará uns 20, 30 na loucura. Assim que carregares no pedal mais um bocadinho vai-te saltar a tartaruga, por isso nem penses em AE e mesmo por nacional tem cuidado...
Vê se o reboque não é uma solução a considerar ;)

Re: Diário de bordo - 2Rs

Enviado: 20 ago 2024, 11:01
por renateves
frankesousa Escreveu:
20 ago 2024, 08:22
... diria que esse carro não faz mais de 20km seguidos e não carrega a mais de 10kW num PCR, portanto podes ir fazendo o plano.
Já tenho feito mas sem ter a real noção do que posso ter em maõs. Infelizmente o ABRP não aceita mais de 50% de degradação no plano de viagem. A alternativa foi colocar o arranque com 50% de carga, mas mesmo assim parece-me otimista. Como é óbvio irá ser um "passeio" por nacional onde tenho vários PCRs em cada cidade. Diria que solução há, e tempo também.

Com o treino que tenho feito durante estas anos todos no clone, há muito que não preciso de mola por baixo do acelerador, e os nervos está mais que solidificados :lol:
Esta é a minha previsão:
PR1.JPG
Carregar no PCR do Continente em MAfra. Tenho antes o Continente da Trofa como backup.
PR2.JPG
Carregar no PCR do Continente em Espinho. Escusado dizer que esta entre Mafra e Espinho, há um mundo de PCRs
PR3.JPG
Carregar no PCR do Lidl em Estarreja, sendo que Ovar existe o do Lidl e da Bosch.

O mais me atrapalha como é óbvio é a N14 mas indo pela velhinha nacional e não pela nova variante (que está um mimo para as velocidades), parece-me tranquilo. As temperaturas irão estar também bem mais baixas (+/-25º), portanto creio estar tudo controlado :)

Re: Diário de bordo - 2Rs

Enviado: 20 ago 2024, 11:09
por rjspedition
Vou acompanhar este tópico com bastante interesse, e isto sem qualquer sentido depreciativo, atenção!

Re: Diário de bordo - 2Rs

Enviado: 20 ago 2024, 11:34
por frankesousa
Vou dizer isto sem maldade nenhuma, ok.

Ao fazer o seguro garante que este tem a opção carro elétrico, falta de combustível ou qualquer coisa parecida que garanta o reboque sem problemas se ficares sem carga, essa bateria terá uma probabilidade média/alta de acontecer, basta por exemplo uma pequena subida e não deve ser difícil o carro parar.

(não é publicidade atenção, mas tenho seguro direto com essa cobertura e para alem do reboque ainda me empresta um carro a combustão 7 dias por ano para ir de férias :lol: , para o leaf não é vergonha nenhuma admitir que não serve para viagens "fora do dia-a-dia")

Podes ver no meu DB que o meu leaf 30, ainda com umas "belas" 8 barras de saúde e com autonomia para ainda 100km em dias bons, se lhe calcar o acelerador ele desliga-se.

Fazendo o paralelo para essa bateria com 2 barras de saúde, qualquer coisa mais de 20kW de motor deve ser critico.

Re: Diário de bordo - 2Rs

Enviado: 20 ago 2024, 12:04
por BrunoAlves
Se vais dar primazia aos Continentes, pode valer a pena considerar o carregamento em AC. Esse carro faz 6,6kW em AC que te vão custar 3,69cts/min.
Se fores carregar em PCR não deves passar muito dessa potência e vais pagar 24cts/min. É uma diferença absurda.
Mesmo em PCR da rede pública vai ser uma conta dolorosa.

Como eu e o frankesousa referimos, atenção às subidas porque o desligar será eminente.

Última sugestão, leva um OBD e o LeafSpy para acompanhares o estado das células e assim perceber se alguma está a afundar.

Conselhos e recomendações dadas, boa sorte e queremos um detalhe pormenorizado! :clap:

Re: Diário de bordo - 2Rs

Enviado: 20 ago 2024, 12:22
por renateves
Nonnus Escreveu:
20 ago 2024, 01:05
Impressionante como um carro com esses km tem essa degradação. O carro é de que ano?
Pois, também fiquei parvo quando vi!! No dia não consegui ligar o leafspy, mas estou intrigado se é algumas células que estão a marar o BMS ou se é mesmo um 2R (Roto ou Rasgado)! É de 2014.
Nonnus Escreveu:
20 ago 2024, 01:05
Quanto ao negócio tudo depende do valor que deu pelo carro.
Foi negócio que não encontro nem lá fora acidentado. E está em perfeitas condições para andar, não para ir para peças\sucata. Já há vários a aparecer para peças que estão completamente funcionais e já não se consegue voltar a ter documentação para poder colocar estes carros a circular. Para mim é um "crime" mas enfim, a sociedade está domesticada para comprar novo e meter fora o velho.
Nonnus Escreveu:
20 ago 2024, 01:05
O Leaf é um bom carro, precisava era de outro tipo de bateria.
Soluções cada vez há mais a aparecer... basta ver o YT e até no canal do face, com os posts da Vivian (com as soluções de 40/50/60 kwh LFP).
Há soluções, agora se são praticáveis... já é outra conversa!