Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!

Mensagem por LuisG » 16 mar 2017, 09:26

Acrescentaria algumas dicas sobre a utilização de VE, mas o RNM como utilizador está à vontade nesse aspecto. Refiro-me p.e. à regra de ouro, chegado ao destino a 1ª coisa a fazer é colocar à carga!
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!

Mensagem por RS232CSerialUser » 16 mar 2017, 10:46

sosimple Escreveu:
RS232CSerialUser Escreveu:
sosimple Escreveu:... Curiosamente, só o Tesla Model S do MiniInDalila e o meu Ampera é que vieram "pelo próprio pé". :) ...
Há mais exemplos de pessoas que foram buscar fora, Alemanha, França, Noruega, Holanda, por exemplo, isto só para referir vários casos, assim de repente sem puxar mto pela memória, de que tenho conhecimento...
Não me expliquei bem. :) O que estava a dizer é que só tenho conhecimento destes dois casos, para dizer que, com a excepção dos Teslas, os VEs puros ainda não conseguem fazer estas viagens. Com a infraestrutura e as autonomias a melhorar, é apenas uma questão de tempo até que isto deixe de ser assim.
Certo! Cada dia que passa vê-se mais ptos de carga a instalar ou mm já usáveis!

Acrescentando um ponto para a talk, talvez fosse pertinente, não sei, referir q o modelo de uso muda:
. em vez de por combustível uma vez por semana
. tipicamente carregamos todas as noites, no dia seguinte o carro está "full"
Há pessoas a quem isto faz confusão. Pareceu-me q este pto não estava na lista.
Cá em casa tenho uma pessoa a quem isto faz uma grande confusão: a carga diária. Para mim é um detalhe, mas há quem ainda veja isto como limitação. Eu vejo como vantagem.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!

Mensagem por mafgod » 16 mar 2017, 10:59

RS232CSerialUser Escreveu: Há pessoas a quem isto faz confusão. Pareceu-me q este pto não estava na lista.
Confirmo!
A mim, antes de ter um VE, fazia-me confusão o ter que chegar a casa e ligar o cabo de carregamento....
Passado poucos dias, é um hábito que se torna normal.
E sim, houve pelo menos um dia que me esqueci de o por a carga :-) e rapidamente aprendi: estacionar = ligar cabo :-)

traveller
Proprietário Leaf
Mensagens: 143
Registado: 09 set 2016, 14:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 60 Ah

Re: Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!

Mensagem por traveller » 16 mar 2017, 12:05

sosimple Escreveu:
RS232CSerialUser Escreveu:
sosimple Escreveu:... Curiosamente, só o Tesla Model S do MiniInDalila e o meu Ampera é que vieram "pelo próprio pé". :) ...
Há mais exemplos de pessoas que foram buscar fora, Alemanha, França, Noruega, Holanda, por exemplo, isto só para referir vários casos, assim de repente sem puxar mto pela memória, de que tenho conhecimento...
Não me expliquei bem. :) O que estava a dizer é que só tenho conhecimento destes dois casos, para dizer que, com a excepção dos Teslas, os VEs puros ainda não conseguem fazer estas viagens. Com a infraestrutura e as autonomias a melhorar, é apenas uma questão de tempo até que isto deixe de ser assim.
Não vejo porque,
O Renault Zoe não possa fazer qualquer viagem que o Tesla faça, ainda a semana passada vi uma reportagem da viagem de um de lisboa á Suíça e regresso.
O ano passado o Nissan Leaf foi de Lisboa a marraquexe e voltou sem problemas muitos de veículos a combustão não iam lá :-)
O meu leaf tem autonomia de 150Km e faço 190Km todos os dias.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!

Mensagem por BrunoAlves » 16 mar 2017, 12:34

Concordo com o sosimple neste ponto ;)

O caso do Zoe é mais particular. Resultou bem como manobra publicitária e porque as pessoas "tiraram o dia" para aquela viagem. Quem quisesse fazer a viagem sem ser naquele espírito não ia achar tanta piada de certeza.
O Zoe carrega devagar, não há outra forma de o colocar... É um carro espectacular em preço/autonomia sem dúvida, mas carrega muito devagar. Em 1h carrega 20kWh no melhor dos cenários, o Tesla no mesmo tempo carrega quase 100kWh num PCR dos nossos, mais do dobro num supercharger.
O Leaf é bom a carregar em DC. Em AC é uma lentidão que até faz doer a alma quando estamos em viagem.

É uma falha que os VE têm todos, parece-me. Ou permitem cargas "lentas" que até são "rápidazinhas" (como o Zoe que com uma tomada trifásica à mão permite dar um cheirinho bem generoso em qualquer paragem) mas são maus em CR, ou vice-versa :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!

Mensagem por LuisG » 16 mar 2017, 15:13

Ontem acendeu a luz de reserva e atestei o fumarento, com +-120km de autonomia restante. Para alguns VE, esta autonomia seria uma festa ;)
Esta mudança de paradigma é bastante curiosa.
Pessoalmente vejo o "atestar" em casa como uma vantagem. Deslocar-me a uma gasolineira, penso sempre que é um desperdicio de tempo, incomoda o cheiro, a falta de limpeza dos postos e do processo em si. Além da percepção de que te roubaram +60€, fica a sensação de pactuar com uma economia auto destrutiva :violence-hammer:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
Batotinha
Mensagens: 309
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!

Mensagem por Batotinha » 16 mar 2017, 16:35

LuisG Escreveu:Ontem acendeu a luz de reserva e atestei o fumarento, com +-120km de autonomia restante. Para alguns VE, esta autonomia seria uma festa ;)
Esta mudança de paradigma é bastante curiosa.
Pessoalmente vejo o "atestar" em casa como uma vantagem. Deslocar-me a uma gasolineira, penso sempre que é um desperdicio de tempo, incomoda o cheiro, a falta de limpeza dos postos e do processo em si. Além da percepção de que te roubaram +60€, fica a sensação de pactuar com uma economia auto destrutiva :violence-hammer:
Esta é uma das áreas "insidiosamente" ignorada pelos do fóssil. E de que nos esquecemos de falar... RNM (eventualmente acrescentar a pergunta - Porque é imperioso massificar a mobilidade electrica?).
Mais concretamente. Quem financia o TERRORISMO que tanto assusta, e de que certos defensores/alinhados da "trampa" (tanto propalam) :evil: para "assustar" sem nada fazer?
O terror criminoso da actualidade, é particularmente dependente e primeiramente financiado pelo sangue de Alá. É o dízimo, (excedente), do que lá deixamos que financia a guerra, seja ela praticada por causa do negócio das armas, do petróleo, do ouro ou dos diamantes. Por ser tão volumoso e cobiçado/disputado, é que se desencadeiam guerras sistemáticas para o seu controlo, aniquilando populações inteiras. :doh:
É por causa desses recursos, ( e da sua continuidade), que ELES vão sistematicamente colocar entraves ao desenvolvimento da mobilidade eléctrica.

Mas com as outras fontes de energia e recursos não há problemas/disputas criminosas?
Há. Só que os valores em causa são tão diminutos que não despertam tanta COBIÇA. Portanto, menos destrutivas da humanidade.
A mobilidade eléctrica podia muito bem ser aplicada/explorada, para incentivar o pacifismo e combater o terrorismo que "financiamos"!

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!

Mensagem por RNM » 17 mar 2017, 00:58

Malta!

O off topic já vai longo! :)

Apesar da troca de info ser interessante e relevante, não auxilia muito a esclarecer as questões colocadas.

Eu sei responder a todas as questões colocadas mas é saudável partirmos do princípio de que não sabemos tudo, daí o meu presente pedido.

Luis e Batotinha, obrigado pelos lembretes

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!

Mensagem por RNM » 22 mar 2017, 22:20

Ora bem:

A Talk foi hoje, correu bem. Mesmo só me cingindo às perguntas colocadas, acabámos por exceder o tempo previsto e não deixou muito tempo para novas questões.
A assistência (sala cheia, cerca de 30 pessoas) foi colocando questões à medida que fui passando os slides. Perdemos algum tempo com isto, mas foi mais interactivo e interessante para todos, penso eu.

Já agora, no espírito open-source, mostrei as tabelas do Galt para exemplificar contas económicas:
viewtopic.php?f=56&t=3296&hilit=leaf+od ... 350#p74425
Fica aqui o reconhecimento e agradecimento.

Claramente, há interesse e dúvidas sobre este tema, o que é bom! Só não sei é se esclareci 10 dúvidas e criei mais 20! :lol:

A Talk foi filmada e o som foi gravado. Se eu gostar de me ver, farei upload para o YT ;)

Mais uma vez, obrigado pelos inputs

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!

Mensagem por BrunoAlves » 22 mar 2017, 22:42

Queremos ver :) Parabéns :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Eventos / convívios VE”