10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022
10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022
O ENVE 2022 já tem data marcada!
O ENVE 2022 – Encontro Nacional de Veículos Elétricos realiza-se este ano na cidade de Setúbal, nos dias 4 e 5 de junho de 2022, no Largo José Afonso.
O ENVE 2022 – Encontro Nacional de Veículos Elétricos realiza-se este ano na cidade de Setúbal, nos dias 4 e 5 de junho de 2022, no Largo José Afonso.
UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
https://www.uve.pt
https://www.facebook.com/uve.pt
https://www.instagram.com/uve.pt
https://www.youtube.com/associacaouve
Re: 10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022
Apresentamos hoje o recinto do ENVE 2022 e tudo o que vai encontrar em Setúbal, no largo José Afonso, já nos próximos dias 4 e 5 de junho.
Venha com toda a família! A participação no ENVE é livre e gratuita.
Embora a inscrição não seja obrigatória, facilita a entrada no recinto e a entrega do kit de oferta aos participantes. Inscreva-se em: https://enve.uve.pt
Acompanhe todas as notícias do ENVE 2022 em: https://www.uve.pt/page/enve2022
Link
Venha com toda a família! A participação no ENVE é livre e gratuita.
Embora a inscrição não seja obrigatória, facilita a entrada no recinto e a entrega do kit de oferta aos participantes. Inscreva-se em: https://enve.uve.pt
Acompanhe todas as notícias do ENVE 2022 em: https://www.uve.pt/page/enve2022
Link
UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
https://www.uve.pt
https://www.facebook.com/uve.pt
https://www.instagram.com/uve.pt
https://www.youtube.com/associacaouve
- Nonnus
- Mensagens: 2996
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: 10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022
Este ano (sábado) desloquei-me ao ENVE.
Como sempre estava tudo bem organizado excepto os carregamentos.
Primeira falha. Chamam-me para carregar para uma tomada mennekes type 2, Leaf de 30 type 1. Opção dada pelo rapaz que lá estava, carregar com o sabonete do carro em schuko.
Ao que declinei porque não ia ficar tantas horas no ENVE que justifica-se. Pedi para carregar em Chademo mas parece que não havia disponível. Arranjaram-me então um carregador onde usei o meu cabo dos postos públicos.
Segunda falha. Não sei a que velocidade carreguei, mas em cerca de 4 horas sai do ENVE com 61%, quando cheguei ao ENVE sei que tinha mais de 40%.
No meu caso não foi grave porque moro a 50km de Setúbal e embora tivesse que ir a Montemor (mais 22km para cada lado) a coisa resolveu-se chegando a casa nos tracinhos (---) e o carro a dizer, "a bateria está muito fraca, procurar estação de carregamento."
Sei que o luisG que é de mais longe passou pelo mesmo e teve de estar a carregar em schuko, acabou por ter que procurar um posto público para voltar para casa. Falha muito grave fazer-se um ENVE e mostrar uma fragilidade nos carregamentos.
Convidei dois amigos que não tem VEs, depois de perceberem que em 4 horas eu não tinha carregado quantidade de energia que se visse, apareceram em tom de brincadeira as bocas do costume. A imagem que passou foi muito má.
Agradeço a todas a pessoas que tentaram desenrascar o carregamento, notou-se a preocupação e o empenho dessas pessoas. A potência disponível no meu carregamento não é culpa dessas pessoas. Mas alguém falhou.
Quando se quer passar a imagem que se todos os carros fossem eléctricos não havia problemas de falta de energia, fazer-se um ENVE e acontecer, é muito mau.
Para o ano há mais...
Como sempre estava tudo bem organizado excepto os carregamentos.
Primeira falha. Chamam-me para carregar para uma tomada mennekes type 2, Leaf de 30 type 1. Opção dada pelo rapaz que lá estava, carregar com o sabonete do carro em schuko.
Ao que declinei porque não ia ficar tantas horas no ENVE que justifica-se. Pedi para carregar em Chademo mas parece que não havia disponível. Arranjaram-me então um carregador onde usei o meu cabo dos postos públicos.
Segunda falha. Não sei a que velocidade carreguei, mas em cerca de 4 horas sai do ENVE com 61%, quando cheguei ao ENVE sei que tinha mais de 40%.
No meu caso não foi grave porque moro a 50km de Setúbal e embora tivesse que ir a Montemor (mais 22km para cada lado) a coisa resolveu-se chegando a casa nos tracinhos (---) e o carro a dizer, "a bateria está muito fraca, procurar estação de carregamento."
Sei que o luisG que é de mais longe passou pelo mesmo e teve de estar a carregar em schuko, acabou por ter que procurar um posto público para voltar para casa. Falha muito grave fazer-se um ENVE e mostrar uma fragilidade nos carregamentos.
Convidei dois amigos que não tem VEs, depois de perceberem que em 4 horas eu não tinha carregado quantidade de energia que se visse, apareceram em tom de brincadeira as bocas do costume. A imagem que passou foi muito má.
Agradeço a todas a pessoas que tentaram desenrascar o carregamento, notou-se a preocupação e o empenho dessas pessoas. A potência disponível no meu carregamento não é culpa dessas pessoas. Mas alguém falhou.
Quando se quer passar a imagem que se todos os carros fossem eléctricos não havia problemas de falta de energia, fazer-se um ENVE e acontecer, é muito mau.
Para o ano há mais...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3043
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: 10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022
Acho esta critica injusta.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- Nonnus
- Mensagens: 2996
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: 10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022
Era bom explicares o porquê de achares isso.
Se é anunciado 22 pontos de carregamento para quem visita o ENVE, mas esses 22 pontos de carregamento todos juntos não fazem um PCR, de que vale a pena ter 22?
Se calhar com metade dava mais despacho. Acho que hoje em dia o mínimo aceitável seria um carregamento de 6.6kW. Se tivessem 22 pontos de 6.6kW teríamos qualquer coisa como 145kW nada de extraordinário se pensarmos que em muitos locais tens PCURs de 150kW. Algo falhou e certamente que existe uma explicação. Nos outros ENVEs tivemos 4 ou 5 PCRs de 50kW
Pensa naqueles que visitaram o ENVE e para voltar para casa fizeram conta de carregar lá e depois deparam-se com este problema e a última hora tiveram de ir a procura de um posto público. Agora pensa que em Setúbal os postos públicos (PCR´s) não abundam e tens por exemplo 4 ou 5 pessoas nessa situação. Pois é, é um bocado chato ter estado num evento de veículos electricos e lidar com um problema que tantas vezes criticamos na rede pública.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3043
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: 10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022
Vou responder-te com uma pergunta; Será que tu conseguias fazer melhor?
Se sim, junta-te à UVE.
Se sim, junta-te à UVE.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- Arad79
- Mensagens: 386
- Registado: 15 set 2020, 09:52
- Data de fabrico: 14 jun 2017
- Capacidade bateria: 94Ah
Re: 10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022
Não critico a organização.
A Câmara municipal disponibzou pouca potência. Quando me chamaram para carregar o PCR estava a debitar 18kWh e o carro acusou anomalia no posto. Carreguei em AC sem problemas.
A Câmara municipal disponibzou pouca potência. Quando me chamaram para carregar o PCR estava a debitar 18kWh e o carro acusou anomalia no posto. Carreguei em AC sem problemas.
- Nonnus
- Mensagens: 2996
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: 10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022
Seguindo o teu raciocínio tu na vida não criticas nada porque ao estares a criticar quer dizer que fazias melhor. Por exemplo, se tiveres um problema no teu carro devido a um problema de fabrico não vais reclamar/criticar porque isso quer dizer que fazias melhor. Portanto na vida esta sempre tudo perfeito. Ainda vou mais longe. Se um dia fores fazer uma cirurgia e um cirurgião deixar uma tesoura esquecida dentro do teu corpo, temos pena, como tu não conseguias operar, esta tudo bem. Tivesses ido para cirurgião. Consegues perceber o quanto esse raciocínio não faz sentido nenhum?
Se fazia melhor? Não sei, tinha que lá estar para ver o porque de ter acontecido, agora que aconteceu, aconteceu e na minha opinião não devia ter acontecido. Ao estar aqui a escrever não quer dizer que faça melhor, ou pior, estou alertar para no próximo ENVE não se repetir. Existem dois tipos de criticas. As construtivas e a destrutivas, onde achas que a minha se insere?
Se ninguém disser nada fica a ideia que esta sempre tudo bem e continua-se a perpetuar o erro. Este tipo de criticas é que nos fazem evoluir e melhorar. Provavelmente não lês muitos dos meus comentários acerca da UVE porque se lesses sabias que sempre dei valor as pessoas que fazem parte da direcção. E mesmo nesta critica "injusta" não sei leste mas eu escrevi que sei que as pessoas que lá estavam não tem culpa e que tentaram desenrascar a coisa o melhor que conseguiram, mas alguém calculou mal as coisas porque senão não tinha acontecido.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: 10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022
De 4 PCRs, só um pode ser utilizado por razões diversas: sensibilidade elevada a desequilíbrios na rede, software beta instável no posto e sem suporte técnico, disparo de proteção interna sem suporte técnico para abrir o posto e resolver. Na sexta-feira os 4 postos funcionaram, mas no sábado ficamos só com um de 18kW, o que dificultou bastante as coisas.
Não é verdade que a potência total fosse menor que 1 PCR, antes pelo contrário! O que acontece é que a maior parte dos postos estava em trifásico, o que prejudica carros mais antigos sem essa capacidade. A potência andou sempre por volta dos 100kW no quadro que estávamos a monitorizar, sendo que no outro (EDP) devia andar pelos 40-50kW.
Os postos são cedidos por fabricantes e OPCs/CEMEs, não conseguimos exigir muito mais infelizmente.
Não é verdade que a potência total fosse menor que 1 PCR, antes pelo contrário! O que acontece é que a maior parte dos postos estava em trifásico, o que prejudica carros mais antigos sem essa capacidade. A potência andou sempre por volta dos 100kW no quadro que estávamos a monitorizar, sendo que no outro (EDP) devia andar pelos 40-50kW.
Os postos são cedidos por fabricantes e OPCs/CEMEs, não conseguimos exigir muito mais infelizmente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Nonnus
- Mensagens: 2996
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: 10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022
Obrigado pelo esclarecimento. Mas não achas que essa solução de trifásico foi um erro?
Sabes melhor que eu, que conta-se pelos dedos de uma mão os carros mais antigos e recentes que tem a capacidade de carregar em trifásico.
Acredito que não tenham pensado nisso porque contavam com os PCRs que acabaram por falhar.
Sabes melhor que eu, que conta-se pelos dedos de uma mão os carros mais antigos e recentes que tem a capacidade de carregar em trifásico.
Acredito que não tenham pensado nisso porque contavam com os PCRs que acabaram por falhar.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km