+ Outlander PHEV Sintra

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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por mjr » 21 dez 2014, 10:28

Tendo em conta que a resistência do fio de 2,5mm^2 anda à volta de 6,5mR por metro, a 10A dá uma perda de 2 x 100 x 0,0065mR x 10A = 13V. São 130W perdidos nos fios. Parece-me aceitável. Aí o problema é que no quadro a tensão já é à partida bastante baixa.

Para 16A já estamos a falar de perdas muito superiores de energia (330W) nos fios, o que aliado à baixa tensão de partida do quadro faz com que se percam nos fios mais de 10% da energia de carga. Eu recomendava pelo menos 4mm^2 nesse caso, como mínimo. Não é uma questão de segurança, pelo menos nesse troço, mas de eficiência.
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » 22 dez 2014, 18:58

Ontem fiz uma descarga total num passeio/almoço subindo e descendo a Serra de Sintra até à Praia Grande, num total de 51 km de autonomia.

Imagem

Depois de alterada a minha ligação do carregador para um disjuntor C16 com menos carga pendurada, meti à carga pelas 17:21 com a informação de 4:15 de carga.
Em vazio tenho 227V e em carga 196V:

Imagem

Fui acompanhando o processo e o tempo foi reduzindo de forma linear até às 3h de carga e aos (presumo) 80%, altura em deixa de mostrar informação do tempo restante.
A carga total terminou pelas 21:36, ou seja, 255 minutos depois, perfazendo as 4h:15m de previsão.

Imagem

Em suma carregou 10kW dos 12kW do pack (pelos vistos 2kW não são utilizados tal como os 4kW do Leaf).

Imagem

Contas por alto, não tenho os 16A disponíveis na instalação, mas sim uns 12A.
Entretanto já encomendei um medidor instantâneo para ter melhor essa noção de valores.
Ainda estou a pensar se não coloco 32A na instalação mesmo que a wallbox e o carregador tenham a limitação dos 16A :roll:
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por VETL » 22 dez 2014, 19:12

Atenção que o consumo de 10kw não corresponde ao que entra na bateria. Há que contabilizar as perdas.
Assim vai ficar escondida a degradação do pack durante algum tempo.
Mas é uma pena não ter pelo menos os 10kw utilizáveis...
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » 22 dez 2014, 22:50

rdias Escreveu:E atenção... Não podes por 32A nessa instalação... Só se mudares toda cablagem para um mínimo de 6 mm...
Poder até posso. Ter 32A não significa que use os 32A.
A wallbox só está configurada para 16A e a mota só puxa outros 5-6A no máximo.
E além disso o próprio carregador do PHEV não puxa mais que 16A, mesmo que lá ligue 32 ou mais.
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por MLF » 22 dez 2014, 23:21

VETL Escreveu:Atenção que o consumo de 10kw não corresponde ao que entra na bateria. Há que contabilizar as perdas.
Assim vai ficar escondida a degradação do pack durante algum tempo.
Mas é uma pena não ter pelo menos os 10kw utilizáveis...
No meu caso prevejo uma utilização do pack em 8,76 Kw. Isto porque quando carrego do zero no posto rápido da Caetano power no Porto a percentagem inicial é de 27%.... Assim 12Kw - 27 % chego a um valor de 8,76 Kw!!!
Será que tenho uma bateria em condições ou está limitada????

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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » 22 dez 2014, 23:29

MLF Escreveu:No meu caso prevejo uma utilização do pack em 8,76 Kw. Isto porque quando carrego do zero no posto rápido da Caetano power no Porto a percentagem inicial é de 27%.... Assim 12Kw - 27 % chego a um valor de 8,76 Kw!!!
Mas o fim da carga contabiliza 8,76 ou 10kW? O posto tem contador?
Acredito que o sistema mantenha um valor minimo de carga (e acione o motor a combustão para carregar em andamento) de forma a prolongar a vida útil do pack, mas 27% parece exagerado.
Confirmo que no PCR da A5 um outro PHEV também inicou nos 28%.
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por VETL » 22 dez 2014, 23:41

MLF Escreveu:No meu caso prevejo uma utilização do pack em 8,76 Kw. Isto porque quando carrego do zero no posto rápido da Caetano power no Porto a percentagem inicial é de 27%.... Assim 12Kw - 27 % chego a um valor de 8,76 Kw!!!
Com estas contas teríamos uma eficiência no carregamento de 87,6%, o que até faz todo o sentido...
Assim, para ver a degradação do pack e saber o que ele esconde, basta ir à carga rápida nas lonas...
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por mjr » 23 dez 2014, 11:55

Se ele esconder a degradação então o SOC mínimo irá progressivamente baixar de modo a manter a mesma capacidade útil. Interessante.

Claro que eu preferia que ele desse mais capacidade útil logo de início, pelo menos aproveitava essa capacidade enquanto ela existia.
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » 23 dez 2014, 15:45

rdias Escreveu:Quando fores fazer aumento de potencia se os cabos não permitirem a EDP não t aumenta a potencia por questões de segurança.....
Eu já tenho 3x32A no quadro, só terei que mudar o meu disjuntor específico (C16).

Imagem

E 2.5mm para 20A é mais do que suficiente, até para 32A dariam. Ainda mais porque os 100 metros de cabo já me fazem perder muita dessa potência pelo caminho :(
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por mjr » 23 dez 2014, 17:37

Eu diria que 2.5mm^2 com 20A em certas condições já poderia ser demasiado. Depende do caminho dos fios e do tipo de isolamento dos mesmos.

Mas o pior mesmo com os fios de 2.5mm^2 para correntes altas é mesmo a perda de energia. A 20A já estamos a falar em 500W de perda nos 200m de fio (100m de ida e 100m de volta).

Não sei se percebi bem isto:
E 2.5mm para 20A é mais do que suficiente, até para 32A dariam. Ainda mais porque os 100 metros de cabo já me fazem perder muita dessa potência pelo caminho
mas a perda de energia nos fios não é em corrente mas em tensão. Se entram 20A pela fase têm de sair 20A pelo neutro.
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