Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 1995
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

Mensagem por jasmim » 20 mar 2020, 21:11

Relato fantástico. :clap:
Peugeot Ion
Nissan Leaf
Vectrix Vx1 Li+
Microprodutor
Autoconsumo
Painel solar

RS232CSerialUser
Mensagens: 630
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

Mensagem por RS232CSerialUser » 20 mar 2020, 21:41

Não gosto de andar de noite, a única coisa que teria feito de diferente de Espinho até casa era sempre AE, reduzia o tempo de trânsito, minimizava cansaço, reduzia velocidade mas o andamento seria mais uniforme e a conseguir o binómio tempo / consumo mais controlado, ao fim de n horas de condução apanhar e negociar cruzamentos em nacionais, odeio, prefiro pagar as AE, pode ser roubo, que é, mas reduz-me o cansaço e stress.
De resto, isso foi uma AVENTURA!!

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4136
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2012
Capacidade bateria: 44.0 Ah

Re: Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

Mensagem por Fil » 20 mar 2020, 21:49

Muito bom Alex!
Excelente relato e bela viagem.

Ainda bem que a cara metade ficou satisfeita!

Muitos e bons klms, e parabéns uma vez mais ;)

jart
Mensagens: 76
Registado: 27 jan 2016, 15:34
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

Mensagem por jart » 20 mar 2020, 22:28

Grande relato e viagem.
Então esteve na minha cidade para levar um soul.

O ano passado no verão fiz a viagem inversa de ICE a pensar que a repetir seria de VE.

Ontem a Tesla veio trazer-me a casa um Tesla 3 sr+ Branquinho como o do Alex. Agora só espero que esta tragédia passe depressa para me meter nestas aventuras.

Mas o que é importante agora é que toda gente saia ilesa desta situação.

cfvp
Mensagens: 433
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

Mensagem por cfvp » 20 mar 2020, 23:38

Bom relato.
Os 2 VE na ida presumo que fossem comboios? Não fazia ideia que houvessem comboios elétricos. :) Como são alimentados, sabes?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 3935
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

Mensagem por VETL » 21 mar 2020, 00:28

Boa malha!
:clap: :clap:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2728
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

Mensagem por migle » 21 mar 2020, 00:33

alexmol Escreveu:
20 mar 2020, 21:00
Quanto ao carregamento propriamente dito foi uma agradável surpresa. Este Soul EV com bateria de 30kWh deve ter uma tensão um pouco mais elevada (8 células ~ 30V) porque carregou até praticamente aos 90% sempre a 48kW (segundo os dados do visor do posto).
Tem sim. O aumento dos 28kWh para 30kWh foi à custa de acrescentar mais células em série, passou de 2x96 para 2x104.
Eu neste momento não consigo encontrar o post de onde terá vindo o que estou a dizer.
Sei que a minha fonte é o JejuSoul no fórum mykiasoulev e também frequente no ioniqforum.com.

Também não está neste post onde ele tem muito arrumadinhas as características das baterias.

Sabe-se muito acerca deste carro (mas sabe-se muito mais acerca do de 28kWh).
Umas das coisas que está algures nesse fórum são gráficos da degradação das baterias. Também não me consigo lembrar da relação entre o SoH que se lê na porta OBD e o real. Um dos Soul começa com 110% e vai descendo, o 30kWh acho que é mais misterioso, como o Ioniq, mas não igual. Estes carros foram todos um pouco diferentes, evolução, até à geração actual que é mais homogénea.

Uma coisa interessante nesses gráficos é que não são apenas pontos tirados por um curioso. Eles formaram um grupo de controlo na ilha de Jeju com 20 carros e continuam a monitorizá-los há anos (não sei se é por isso que o JejuSoul ainda tem o Soul de 2015). E os dados, ainda por cima, são relevantes para nós. Apesar de ser uma região mais fria, e ao contrário de nós, verões húmidos e invernos secos, como a latitude já é 34, a maior radiação solar acabar por compensar.

Não só os coreanos são muito organizados, e a cena EV está muito avançada, como acho que há planos para haver um petrol ban em Jeju mais ou menos brevemente.

PS: BTW, o Soul de 28 em Jeju atinge o limite da garantia (70%?) precisamente quando ela acaba (160 mil km?)... os modelos mais recentes parecem ter um desempenho muito melhor, e tenho ideia de ainda recentemente ter lido que ainda não é completamente clara a degradação do Soul de 30kWh.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8938
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

Mensagem por mjr » 21 mar 2020, 01:25

Parabéns e bem vindo ao clube das garagens 100% elétricas! :D
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 29000km em 2020-01-19
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 28500km em 2020-01-19
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

corrisi
Mensagens: 151
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

Mensagem por corrisi » 21 mar 2020, 17:17

Parabéns Alex pela aquisição dessa bela máquina. Muitos kms percorridos são os meus votos.

A ver se consigo também a breve trecho mudar para 100% elétrico cá em casa. 👍💪
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:

Responder

Voltar para “Kia”