Diário de bordo do Soul 30kwh - ricardopereira

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
ricardopereira
Mensagens: 23
Registado: 28 mar 2021, 00:59
Data de fabrico: 23 abr 2018
Capacidade bateria: 30 Kwh

Diário de bordo do Soul 30kwh - ricardopereira

Mensagem por ricardopereira » 02 ago 2021, 17:41

Está aberto oficialmente o DB do meu Soul :D

Após mudança de casa que me permitiram ter condições para ter um EV, era altura de pensar em trocar o sempre espetacular Prius 2G por um carro mais amigo do ambiente e da carteira.

Inicialmente, devido ao orçamento disponível, estava inclinado para o Leaf ou para o Zoe até que um conhecido me disse para espreitar a opção Kia Soul. eu nunca tinha pensado nisso pois achava que estava fora do meu budget mas segui o seu conselho. Comecei a ver anúncios, a ler sobre os Kia EV e fiquei convertido ao excelente trabalho que os coreanos têm desenvolvido neste campo.

A escolha inicial iria recair num Soul de 27kwh de 2017 cinzento para servir para o percurso casa-trabalho, cerca de 140 kms diários. Mas comecei a ver que se calhar a coisa podia ficar curta se quisesse fazer um desvio à rota habitual.

Como que por magia, no stand onde ia comprar o de 27kwh, o vendedor diz-me que tinha acabado de comprar um Soul de 30kwh , de 2018 com 26.000km e era pouco mais caro que o outro mas que já me dava outra tranquilidade até para outras voltas maiores e assim foi, em Abril chegou à garagem o que carinhosamente chamo de A-Team Van, a fazer lembrar a carrinha do célebre Esquadrão Classe A :D
Imagem

Desde Abril já foram feitos 7706km com o Soul, praticamente só viagens casa-trabalho com a média do carro a rondas os 12,5kwh/100km.

Até agora estou muito satisfeito com o carro à exceção da mala que é ridiculamente pequena.

O meu sonho é um dia poder trocar por um Kia E-Niro de 64kwh :dance:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Soul 30kwh - ricardopereira

Mensagem por BrunoAlves » 02 ago 2021, 17:47

Parabéns, boa escolha. Esteticamente não é a minha "praia", mas eu tive um Leaf por e até o achava engraçado, por isso a estética é sempre discutível.
Mas é inegável que é mais uma boa máquina dos coreanos.

Podendo, é sempre melhor optar pela bateria de tamanho acima :) Ainda bem que o fizeste.

Votos de bons km! :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

ricardopereira
Mensagens: 23
Registado: 28 mar 2021, 00:59
Data de fabrico: 23 abr 2018
Capacidade bateria: 30 Kwh

Re: Diário de bordo do Soul 30kwh - ricardopereira

Mensagem por ricardopereira » 02 ago 2021, 17:52

Sinceramente também não é o supra sumo da beleza na minha opinião.
Mas é ao início, depois entranha-se e visto de fora, o raio do carro tem um aspeto imponente.

Embora o conjunto preto/vermelho fique bonito, esta não seria a minha escolha até porque é praticamente impossível ter o carro limpo.

Se fosse o azul marinho com o teto branco era top mas quando se compra usado, há outros itens que se chegam à frente.

Obrigado ;)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Soul 30kwh - ricardopereira

Mensagem por pemifer » 02 ago 2021, 19:02

Kia e-Niro de 64kWh??
Não te metas nisso...
:lol: :lol: :lol: :lol:

Estou a brincar, estou a adorar o carro!

Mas tambem compraste um excelente carro!
Mesmo antes de haver elétrico já achava o carro giro pelo seu design pouco comum!
Em elétrico sempre surpreenderam pela eficiência!

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo do Soul 30kwh - ricardopereira

Mensagem por rjspedition » 02 ago 2021, 22:11

mas eu tive um Leaf por e até o achava engraçado
E não é? :lol:
Acho-o um exercício bastante engraçado de desenho, e eu não sou fã de carros completamente "redondos". :D

Após mudança de casa que me permitiram ter condições para ter um EV, era altura de pensar em trocar o sempre espetacular Prius 2G por um carro mais amigo do ambiente e da carteira.
Nenhum de nós deveria ter vindo para aqui! :lol: :lol:

Ainda aguardo oportunidade para testar o Kia. :D
Os 7700 são um número já bastante engraçado. :!:

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Diário de bordo do Soul 30kwh - ricardopereira

Mensagem por rimsilva » 03 ago 2021, 11:23

Parabéns pela escolha, está bem engraçado o conjunto, dos mais bonitos que vi, mas acima de tudo por ter comprado ante este Soul, com mais uns "Pózinhos" de autonomia :lol: vai fazer toda a diferença.

ricardopereira
Mensagens: 23
Registado: 28 mar 2021, 00:59
Data de fabrico: 23 abr 2018
Capacidade bateria: 30 Kwh

Re: Diário de bordo do Soul 30kwh - ricardopereira

Mensagem por ricardopereira » 03 ago 2021, 15:39

Obrigado a todos pelos votos de felicidades com o Soul.
rimsilva Escreveu:
03 ago 2021, 11:23
Parabéns pela escolha, está bem engraçado o conjunto, dos mais bonitos que vi...
O stand onde comprei o carro vende imensos Souls (os carros ainda não chegaram e já saem praticamente vendidos) e o rapaz começou a pintar as jantes de preto porque, opinião pessoal, ficava melhor. Antes do carro ir ao spa ele perguntou se queria as jantes pretas ou manter a cor original. Eu gostei assim.

@MRider, tenho mesmo a certeza que é a versão de 30kwh. Penso que em 2018 já não havia a de 27kwh e também é impossível não ser quando o CB indica autonomias de 220km a cerca de 90% da carga, o de 27kwh era impossível mostrar esse número 😉

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Diário de bordo do Soul 30kwh - ricardopereira

Mensagem por Arad79 » 05 ago 2021, 10:06

Belo carrinho! Felicidades, muitos e bons km.

ricardopereira
Mensagens: 23
Registado: 28 mar 2021, 00:59
Data de fabrico: 23 abr 2018
Capacidade bateria: 30 Kwh

Re: Diário de bordo do Soul 30kwh - ricardopereira

Mensagem por ricardopereira » 09 ago 2021, 21:12

Obrigado @Arad79 😉

ricardopereira
Mensagens: 23
Registado: 28 mar 2021, 00:59
Data de fabrico: 23 abr 2018
Capacidade bateria: 30 Kwh

Re: Diário de bordo do Soul 30kwh - ricardopereira

Mensagem por ricardopereira » 09 set 2021, 15:07

Na passada Segunda Feira, finalmente, deu-se o primeiro teste de longo curso com o Soul.
Viagem da zona saloia até ao Algarve via Nacional.
Saída de casa e direção apontada ao PCR de Grândola, cento e poucos kms
Como antes de lá chegar vi, via Miio que estava uma viatura a carregar, optei por seguir para o PCR de Alcácer do Sal, no Lidl onde mesmo ao lado tem um outro PCR, no Intermarché.
IMG_20210906_150005_resize_29.jpg
IMG_20210906_150005_resize_29.jpg (122.68 KiB) Visto 7769 vezes
Foi o tempo de comer qualquer coisa, esticar pernas e ir ao wc, nem dei conta do tempo passar.
O carregamento terminou sozinho aos 94%.
Screenshot_20210907_235127_resize_54.jpg
Próxima paragem, Castro Verde, mais uns cento e poucos kms.
Aqui chegados surpresa total. Numa cidade pequenina haviam 3 locais para carregar EVs a uma distância não mais de 1km entre elas.
Um PCN num Intermarché, PCN um Mobi.E no centro da vila e um PCR no outro Intermarché à saída da cidade.
Screenshot_20210907_234330_resize_38.jpg
IMG_20210907_232852_resize_96.jpg
IMG_20210907_232852_resize_96.jpg (109.65 KiB) Visto 7769 vezes
Aqui o carregamento foi o suficiente e alguma reserva para fazer o resto do caminho, mais 91km.
O ABRP mandou-me ir pela N2. Percurso pelo meio da serra, bonito mas nunca tinha apanhado uma estrada com tanta curva e contracurva e com curvas bastante fechadas.
Eu que gosto deste tipo de estradas até já estava cansado.
De ressalvar que na N2 no meio do nada havia um PCR para quem precisasse de electrões (well done)
Chegado ao destino, era hora de encostar o guerreiro à sombra de um chaparro e dar lhe de comer e iniciar eu as merecidas férias
IMG_20210907_134237_compress98.jpg
Viagem tranquila, paragens técnicas rápidas, carro confortável, silêncio a bordo, gostei bastante desta aventura.
O consumo andou entre os 13,8kwh no primeiro troço, 17,8kwh no 2° e no 3° acho que também foi por volta de 13kwh, sempre com AC ligado e velocidades entre 85 e 110kmh.

Responder

Voltar para “Kia”