Actualizando o Diario de Bordo
Neste momento o E-Niro conta com 17.925km em apenas 49 dias, o que da uma media de 365km por dia.
A viatura tem cumprindo o que tem sido estipulado, a autonomia ronda entre os 490km e os 510km a 100%, dependendo do consumo dos dias anteriores
No dia 29 de dezembro tive um pedido viagem longa de 400km para levar uma encomenda connect a vila de Aves , eram 11.35am e tinha 64% de bateria ou aproximadamente 345km (não me recordo bem) o que significa que teria de carregar para chegar ao destino.
Uma ajuda preciosa de uns membros do grupo telegram kia e-niro portugal, indicaram-me os postos mais baratos para carregar na A1 e um Hub ultra rápido grátis em Leiria.
Cruise control a cerca de 110km as vezes a 120km sempre em AE
IDA
Saida da lagoa de albufeira (sesimbra ) com 64% por volta das 11.45am
Paragem para almoço de cerca de 1h no hub ultra rapido de leiria, posto disponível estava limitado a 25kW ( carregamento grátis)
Saída de leira com 75%
Chegada a vila de aves com aprox 23% por volta das 17.30pm
REGRESSO
Carregamento rápido 50kW em Santo tirso dos 20% aos 60% (custo 11€)
Desvio em aveiro para mais 2 viagens com direççao ao destino
Chegada ao Hub de leiria com 10% cerca das 22h
Carregamento dos 10% aos 80% em 48 minutos no posto de 150kW carregamento, maximo de 77kW limitado pela viatura (carregamento grátis)
Desvio por alcobaça para viagem com destino
Desvio em vila franca para viagem com destino
Chegada a azeitao por volta da meia-noite..
Foi uma viagem "surpresa" e desde o momento em que recebi o pedido nunca tive duvidas ou receios em fazer a viagem, a autonomia do e-niro é um descanso e uma confiança absoluta para o condutor.
A unica
surpresa foi o ajuste lento da autonomia ao consumo mais elevado em AE, estava habituado aos 13kWh e em AE o consumo subiu para 16kWh o que aos poucos ia reduzindo a autonomia ao cálculo de Km que faltavam ate ao destino.
Para cima dei uma margem de 75km entre os Km de autonomia e os KM que faltavam, e ainda bem que o fiz pois poderia escolher um posto mais adequado a carregar.
Para baixo dei os mesmo 75km a mais e carreguei ate 60% em Santo Tirso, o suficiente para chegar e aproveitar o hub grátis em Leiria.
Conforto
Nesse dia acabei por fazer 919km....a viagem em si não foi cansativa, as paragens e os tempos de repouso para os carregamentos são um aspecto positivo na segurança da condução.
Existe um piso em AE na zona de santarem que é bastante ruídoso, de resto o Kia E-niro é bastante bem insonorizado no resto da A1.
Quando carregou a 73kW no hub de leiria as ventoinhas de arrefecimento das bateria dispararam, apesar de serem 22h e estarem 10 graus no exterior.
No dia seguinte repousei da parte da manha e trabalhei apenas de tarde,
Ao fim de 3 dias a autonomia de 500km voltou ao " Normal" quando voltei ao consumo de 13kWh
Como a viagem era uma encomenda não houve problemas em desviar para o Hub de leiria, se fosse com clientes teria parado na A1 e feito um carregamento rapido de 30m a 50kW a autonomia era suficiente.
Nota Mental:
Os membros do Grupo do telegram, a App Miio, varios cartões de carregamento, Waze, descanso e boa alimentaçao foram fundamentais nesta viagem.