Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

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alexmol
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Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

Mensagem por alexmol » 16 mar 2020, 15:48

If you talk the talk, you've got to walk the walk!
Chegou a altura de acabar com os combustíveis fósseis cá em casa, a única máquina que queima coisas que não vai embora é o fogão a álcool do campismo.

Foi assim que começou a aventura de obter mais um VE cá para casa e pôr à venda o híbrido-gasolina.

O híbrido-gasolina está à venda aqui, espero que a venda seja mais rápida do que o Fluence ZE.

Quanto ao VE a adquirir, e dada a compra recente do Model 3 o orçamento era limitado e estabelecemos um valor limite de 20000€.

O carro que eu queria mesmo era um Ioniq 28kWh, mas por mais pesquisas e contactos com vendedores não apareceu nenhum perto do nosso orçamento, e os que se aproximaram mais tinham já muitos muitos kms.

As opções que restavam eram então:
-Nissan Leaf 24 ou 30kWh
-BMW i3 de 18kWh
-Renault ZOE 24kWh
-Kia Soul EV

Face à experiência que tive com o Fluence ZE, e a degradação da bateria que sofreu com os calores do Sul, decidi que teria de ser um carro com algum tipo de controlo da temperatura da bateria.
Isso colocou logo de parte o Nissan Leaf.

A experiência com a assistência ao cliente Renault com o Fluence fez-me criar anti-corpos violentos para com a Renault.

O BMW sempre achei muito caro para o carro que é, e os modelos com bateria de 33kWh já ficavam acima do orçamento.

A decisão foi para o Kia Soul EV e o artigo do José Pontes deu-me alguma confiança que o calor do Sul não seria problema, por isso começámos à procura.

Entre as várias propostas a decisão final acabou por ser entre um modelo de 28kWh de 2016 e um de 30kWh de 2018, com uma diferença de preço a rondar os 2500€.

Para mim é perfeitamente justificável dar mais 2500€ por um modelo com um pouco mais de autonomia, mais 2 anos de garantia e menos kms.

E assim foi. Veio de França (mas não no bico de uma cegonha) e cerca de 1 mês depois da decisão final foi-nos entregue já com tudo tratado e legalizado com cerca de 5000km e matrícula original de Agosto de 2018. Impecável!

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O próximo post será a relatar a viagem inaugural, uma aventura de 600km com temporal, pois tivémos que o ir buscar ao Norte!
Alexandre Moleiro

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BrunoAlves
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Re: Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

Mensagem por BrunoAlves » 16 mar 2020, 15:52

Parabéns pela compra :clap: Venham de lá esses relatos
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
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Re: Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

Mensagem por Fil » 16 mar 2020, 16:37

Muitos parabéns Alex!

Muitos e bons klms!

Fico a aguardar o relato da viagem, que será certamente muito interessante.

Tudo de bom :dance:

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Re: Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

Mensagem por VETL » 17 mar 2020, 01:51

Parabéns Alex!
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Re: Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

Mensagem por jasmim » 17 mar 2020, 09:23

Parabéns pela máquina ! ;)
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Re: Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

Mensagem por migle » 17 mar 2020, 17:31

Óptima escolha. O Soul é um carro muito razoável que se consegue com um preço óptimo.
Espero um dia também conseguir trocar o Prius+ por um VE, mas a minha mulher está muito feita à flexibilidade dos 7 lugares.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

RS232CSerialUser
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Re: Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

Mensagem por RS232CSerialUser » 18 mar 2020, 10:13

Não veio no bico de uma cegonha? Tens a certeza? :)
Parabéns!

Binaites1
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Re: Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

Mensagem por Binaites1 » 18 mar 2020, 13:30

Muitos parabéns :) , bons kilometros

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Re: Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

Mensagem por rimsilva » 19 mar 2020, 12:22

Parabéns por este novo passo e boa sorte com o Soul.

Relativamente ao i3, que tem algumas limitações e aspectos únicos, apenas como nota para futuros outros interessados, ainda recentemente ma pessoa conhecida comprou um i3 94Ah por 22.000€ praticamente full extras, mesmo em Portugal há importados pouco mais caros.

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Re: Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol

Mensagem por alexmol » 20 mar 2020, 21:00

A viagem inaugural

O carro iria ser-nos entregue em Espinho, por isso manhã cedo, às 07h00 estávamos a apanhar um VE bem pesado, que anda sobre carris, em Faro que nos levou até Aveiro. Aí trocámos para outro VE um pouco menos pesado e mais lento que nos levou até Espinho onde chegámos por volta das 13h00.

Apesar de ser VE o custo da viagem para duas pessoas ficou em 106€ :shock:
Por isso mesmo antes de ter o carro nas mãos decidimos que na viagem para baixo iriamos tentar ao máximo poupar em portagens.

Entre almoçar, tratar de papelada, familiarizar-se com a viatura e conversa animada acabámos por demorar umas 2 horas em Espinho antes de iniciar viagem.

O trajecto acabou por ser este
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Ora saindo às 15h00 com 9h de viagem mais paragens para carregar a perspectiva era de chegar lá prás 2 da manhã!
Para evitar mais atrasos levámos sandes e snacks para comer durante as paragens para carregar.

O que não era possível prever era o estado do tempo no dia da viagem. Basicamente esteve temporal acima do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e a chover com força até ao Alentejo :?
Mas fizé-mo-nos à estrada, sem hora para chegar!

A primeira etapa foi Espinho -> PCR Pombal A1 N/S ~ 140km
Os primeiros kms foram naturalmente de alguma cautela com o brinquedo novo, ainda para mais com chuva e vento, mas o que começou a causar alguma ansiedade após os primeiros 50km foi consultar a App MIIO e verificar que o PCR Pombal estava concorrido.
Um pouco antes de Coimbra ainda ponderámos a hipótese de carregar no PCR de Coimbra mas este também estava ocupado.
Quando faltavam 30km para o PCR Pombal este ficou livre... só para ficar ocupado minutos depois! :roll:
Ao chegar verificámos que de facto estava ocupado por um PHEV a carregar no ChaDeMo.
Tivemos que esperar uns 20 minutos até que o PHEV carregasse, mas quando a carga ficou completa nem sinal do dono do veículo :?
Passados uns minutos o posto desligou qualquer coisa e já-me deixou retirar a ficha ChaDeMo do PHEV e iniciar a carga.

Como não gosto de tocar nos carros das outras pessoas retirei a ficha mas não fechei a tampa de carregamento do PHEV (apesar de estar a chover). O que diz a etiqueta neste caso? Procedi bem? Mal? Como fariam?

Passados uns 5 minutos lá apareceu o dono do PHEV mas foi tão rápido a ir embora que nem tive tempo de lhe falar ou eventualmente explicar alguma coisa.
Quanto ao carregamento propriamente dito foi uma agradável surpresa. Este Soul EV com bateria de 30kWh deve ter uma tensão um pouco mais elevada (8 células ~ 30V) porque carregou até praticamente aos 90% sempre a 48kW (segundo os dados do visor do posto).
Despachadas as primeiras bolachas seguimos viagem.

Segunda etapa PCR Pombal A1 N/S -> PCR Torres Novas ~ 82km
Esta etapa foi mais pacífica, apenas o temporal obrigou a maior atenção e velocidade mais reduzida.
O PCR de Torres Novas (Zona Industrial da Zibreira) não costuma ter informação online, mas tem boas classificações pelo que era o destino primário. Caso estivesse inoperacional o plano era carregar no PCR de Santarém na A1.
Mas estava a funcionar e não tivemos de esperar, seguiu mais uma sandes.

Terceira etapa PCR Torres Novas -> PCR Alcácer do Sal ~ 140km
Esta etapa foi marcada por alguns enganos de navegação e uma melhoria do estado do tempo.
Foi nesta etapa que me apercebi de um dos "defeitos" deste modelo, não tem sensor de chuva!
Aqui comecei a olhar para as médias de consumo da viagem, até este ponto andavam nuns simpáticos 150 Wh/km
O carregamento foi pacífico, até deu para reclinar o banco e fechar os olhos.
Neste ponto carregámos até ao máximo que o carro deixa em PCR, 94%, pois a etapa seguinte é sempre a mais crítica nas viagens para o Algarve, se o PCR de Aljustrel tiver algum problema está o caldo entornado pois de Alcácer são 212km até ao PCR de Loulé (o mais próximo operacional) o que fica muito à pele para baterias até 30kWh mesmo indo pela nacional.

Quarta etapa PCR Alcácer do Sal -> PCR Aljustrel ~ 88km
Dado o adiantado da hora decidimos manter-mos-nos na A2 e sujeitar-mo-nos às portagens.
A chuva estava a começar a abrir e fomos com cruise control a 90km/h até ao PCR de Aljustrel.
Além da média ter subido para 160 Wh/km mais nada a assinalar.
Em Aljustrel carregámos até aos 90% enquanto despachava-mos uma tablete de chocolate :lol:

Última etapa PCR Aljustrel -> Casa ~ 160km
Nesta etapa, que começou por volta da 1 da manhã, fui para o banco do passageiro e deixei a cara-metade ao volante.
O caminho é bem conhecido, o tempo melhorou e dada a hora não havia trânsito, pelo que há pouco a relatar.
Seguimos pela A2 até Messines e depois pela nacional pois ainda não tinha o identificador da Via Verde e aborrece-me pagar a Via do Infante à posteriori.

Chegámos naturalmente cansados mas satisfeitos com a máquina.
Tem uma condução muito agradável, nem muito duro como o Tesla nem muito mole como Fluence, e a posição de condução elevada é mesmo ao gosto da cara-metade.
O que deixa um pouco a desejar é o carro escolher sempre o modo ECO por defeito quando se liga. O acelerador fica muito pouco responsivo e nas ultrapassagens tem de se pôr prego-a-fundo. Sem o modo ECO ligado é ágil quanto baste e não é preciso pressionar tanto o pedal.
Nota positiva para o modo B, que gostei tanto que nunca mais usei o D :)

Quanto a custos da viagem: (600km)
22,89€ em carregamentos
17,85€ em portagens
49,74€ total

Até já!
Alexandre Moleiro

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