Diário de Bordo Soul EV 30kWh - AlexMol
Enviado: 16 mar 2020, 15:48
If you talk the talk, you've got to walk the walk!
Chegou a altura de acabar com os combustíveis fósseis cá em casa, a única máquina que queima coisas que não vai embora é o fogão a álcool do campismo.
Foi assim que começou a aventura de obter mais um VE cá para casa e pôr à venda o híbrido-gasolina.
O híbrido-gasolina está à venda aqui, espero que a venda seja mais rápida do que o Fluence ZE.
Quanto ao VE a adquirir, e dada a compra recente do Model 3 o orçamento era limitado e estabelecemos um valor limite de 20000€.
O carro que eu queria mesmo era um Ioniq 28kWh, mas por mais pesquisas e contactos com vendedores não apareceu nenhum perto do nosso orçamento, e os que se aproximaram mais tinham já muitos muitos kms.
As opções que restavam eram então:
-Nissan Leaf 24 ou 30kWh
-BMW i3 de 18kWh
-Renault ZOE 24kWh
-Kia Soul EV
Face à experiência que tive com o Fluence ZE, e a degradação da bateria que sofreu com os calores do Sul, decidi que teria de ser um carro com algum tipo de controlo da temperatura da bateria.
Isso colocou logo de parte o Nissan Leaf.
A experiência com a assistência ao cliente Renault com o Fluence fez-me criar anti-corpos violentos para com a Renault.
O BMW sempre achei muito caro para o carro que é, e os modelos com bateria de 33kWh já ficavam acima do orçamento.
A decisão foi para o Kia Soul EV e o artigo do José Pontes deu-me alguma confiança que o calor do Sul não seria problema, por isso começámos à procura.
Entre as várias propostas a decisão final acabou por ser entre um modelo de 28kWh de 2016 e um de 30kWh de 2018, com uma diferença de preço a rondar os 2500€.
Para mim é perfeitamente justificável dar mais 2500€ por um modelo com um pouco mais de autonomia, mais 2 anos de garantia e menos kms.
E assim foi. Veio de França (mas não no bico de uma cegonha) e cerca de 1 mês depois da decisão final foi-nos entregue já com tudo tratado e legalizado com cerca de 5000km e matrícula original de Agosto de 2018. Impecável!


O próximo post será a relatar a viagem inaugural, uma aventura de 600km com temporal, pois tivémos que o ir buscar ao Norte!
Chegou a altura de acabar com os combustíveis fósseis cá em casa, a única máquina que queima coisas que não vai embora é o fogão a álcool do campismo.
Foi assim que começou a aventura de obter mais um VE cá para casa e pôr à venda o híbrido-gasolina.
O híbrido-gasolina está à venda aqui, espero que a venda seja mais rápida do que o Fluence ZE.
Quanto ao VE a adquirir, e dada a compra recente do Model 3 o orçamento era limitado e estabelecemos um valor limite de 20000€.
O carro que eu queria mesmo era um Ioniq 28kWh, mas por mais pesquisas e contactos com vendedores não apareceu nenhum perto do nosso orçamento, e os que se aproximaram mais tinham já muitos muitos kms.
As opções que restavam eram então:
-Nissan Leaf 24 ou 30kWh
-BMW i3 de 18kWh
-Renault ZOE 24kWh
-Kia Soul EV
Face à experiência que tive com o Fluence ZE, e a degradação da bateria que sofreu com os calores do Sul, decidi que teria de ser um carro com algum tipo de controlo da temperatura da bateria.
Isso colocou logo de parte o Nissan Leaf.
A experiência com a assistência ao cliente Renault com o Fluence fez-me criar anti-corpos violentos para com a Renault.
O BMW sempre achei muito caro para o carro que é, e os modelos com bateria de 33kWh já ficavam acima do orçamento.
A decisão foi para o Kia Soul EV e o artigo do José Pontes deu-me alguma confiança que o calor do Sul não seria problema, por isso começámos à procura.
Entre as várias propostas a decisão final acabou por ser entre um modelo de 28kWh de 2016 e um de 30kWh de 2018, com uma diferença de preço a rondar os 2500€.
Para mim é perfeitamente justificável dar mais 2500€ por um modelo com um pouco mais de autonomia, mais 2 anos de garantia e menos kms.
E assim foi. Veio de França (mas não no bico de uma cegonha) e cerca de 1 mês depois da decisão final foi-nos entregue já com tudo tratado e legalizado com cerca de 5000km e matrícula original de Agosto de 2018. Impecável!


O próximo post será a relatar a viagem inaugural, uma aventura de 600km com temporal, pois tivémos que o ir buscar ao Norte!