Diário de bordo Kia E-Niro 64kWh RicardoPereira
Enviado: 29 jul 2024, 00:27
Venho então deixar testemunho destes quase 3 anos de Kia E-Niro.
Após a 1° aventura no mundo dos BEV com um Kia Soul 30kWh que durou 8 meses, fiz o upgrade para um BEV com mais espaço e bateria maior.
A escolha, no final de 2021, recaiu num Niro ex-FR, versão Active com 40.000km.
Excelente carro em todos os níveis até começarem a aparecer as "coisinhas".
- Abril 2022, 47.000km leva bateria 12v nova. Este já é um dos problemas conhecidos que é as baterias 12v durarem pouco tempo em vários BEV de variadas marcas.
- Dez 2022, 60,200km, faz manutenção programada na Univex em Lisboa onde informo que o carro faz um ruído em andamento.
Primeiro trocam umas borrachas quaisquer nas rodas mas não resolve.
Entretanto pelo meio mudo-me para as ilhas e a questão do ruído passou para a oficina Kia, Madeira Auto car.
- Jan 2023, 63.000km, faço um vídeo no interior do motor para entregar na oficina para ser enviado à marca para autorizarem a substituição do motor e caixa o que acontece em Mar 2023. Carro tinha cerca de 64.000km
- Out 2023, 69.000km, nova bateria de 12v instalada.
- Fev 2024, 71.400km, substituição da porta de carga que avariou.
Nesta altura tenho o carro a dar, sempre que o ligo, logo ao início ou em andamento, que a bateria de arranque está descarregada devido a dispositivos externos e a partir daqui começa surpresa de pegar no carro e ele estar completamente morto sem nenhum motivo.
Compro carregador portátil, carrego bateria em casa, passado uns dias ou senanas volto a ficar apeado.
Trato de comprar booster portátil e de começar a pesquisar nos fóruns e a perceber que não é caso único.
- Mar 2024, 71.700, vai fazer a manutenção dos 75.000km onde é reportada esta questão da bateria de 12v mas dizem que está tudo bem e que deve ser defeito da bateria. Não era!
- Jul 2024, 76.000km, deixei o carro na Kia porque quase diariamente tenho de usar booster para andar com o carro (algo andará a drenar a bateria, só pode), verificar espelho direito porque deixou de recolher, para analisarem ruído ao virar volante (que já tinha feito referência anteriormente mas disseram que era normal) e para verem um ruído nas rodas da frente que eu suspeito que sejam novamente rolamentos mas aguardo feedback.
Deixo aqui os vídeos dos ruídos do volante e das rodas, respetivamente:
[youtube]https://youtube.com/shorts/tEf_oErfzlw? ... fmFKdmXeOJ[/youtube]
[youtube]https://youtube.com/shorts/DTClfQVfUBs? ... UEttXp4zoz[/youtube]
Conclusão: gosto bastante do carro, é espaçoso, confortável, eficiente, o melhor do mercado no nível de preço em usado a par do Kauai mas, nunca tive tantas dores de cabeça comparativamente aos meus carros anteriores o que me deixa bastante desanimado.
Se compraria outro? Acho que sim mas só por falta de alternativa no mercado.
Após a 1° aventura no mundo dos BEV com um Kia Soul 30kWh que durou 8 meses, fiz o upgrade para um BEV com mais espaço e bateria maior.
A escolha, no final de 2021, recaiu num Niro ex-FR, versão Active com 40.000km.
Excelente carro em todos os níveis até começarem a aparecer as "coisinhas".
- Abril 2022, 47.000km leva bateria 12v nova. Este já é um dos problemas conhecidos que é as baterias 12v durarem pouco tempo em vários BEV de variadas marcas.
- Dez 2022, 60,200km, faz manutenção programada na Univex em Lisboa onde informo que o carro faz um ruído em andamento.
Primeiro trocam umas borrachas quaisquer nas rodas mas não resolve.
Entretanto pelo meio mudo-me para as ilhas e a questão do ruído passou para a oficina Kia, Madeira Auto car.
- Jan 2023, 63.000km, faço um vídeo no interior do motor para entregar na oficina para ser enviado à marca para autorizarem a substituição do motor e caixa o que acontece em Mar 2023. Carro tinha cerca de 64.000km
- Out 2023, 69.000km, nova bateria de 12v instalada.
- Fev 2024, 71.400km, substituição da porta de carga que avariou.
Nesta altura tenho o carro a dar, sempre que o ligo, logo ao início ou em andamento, que a bateria de arranque está descarregada devido a dispositivos externos e a partir daqui começa surpresa de pegar no carro e ele estar completamente morto sem nenhum motivo.
Compro carregador portátil, carrego bateria em casa, passado uns dias ou senanas volto a ficar apeado.
Trato de comprar booster portátil e de começar a pesquisar nos fóruns e a perceber que não é caso único.
- Mar 2024, 71.700, vai fazer a manutenção dos 75.000km onde é reportada esta questão da bateria de 12v mas dizem que está tudo bem e que deve ser defeito da bateria. Não era!
- Jul 2024, 76.000km, deixei o carro na Kia porque quase diariamente tenho de usar booster para andar com o carro (algo andará a drenar a bateria, só pode), verificar espelho direito porque deixou de recolher, para analisarem ruído ao virar volante (que já tinha feito referência anteriormente mas disseram que era normal) e para verem um ruído nas rodas da frente que eu suspeito que sejam novamente rolamentos mas aguardo feedback.
Deixo aqui os vídeos dos ruídos do volante e das rodas, respetivamente:
[youtube]https://youtube.com/shorts/tEf_oErfzlw? ... fmFKdmXeOJ[/youtube]
[youtube]https://youtube.com/shorts/DTClfQVfUBs? ... UEttXp4zoz[/youtube]
Conclusão: gosto bastante do carro, é espaçoso, confortável, eficiente, o melhor do mercado no nível de preço em usado a par do Kauai mas, nunca tive tantas dores de cabeça comparativamente aos meus carros anteriores o que me deixa bastante desanimado.
Se compraria outro? Acho que sim mas só por falta de alternativa no mercado.