Importar M3 - dúvidas e dicas
Importar M3 - dúvidas e dicas
Estou por estes dias a pensar em substituir o fumarento do dia-a-dia por um Tesla M3 SR+ usado.
Tendo olhado para o mercado nacional e para o mercado europeu, estou tentado em importar um dos Países Baixos: a oferta é maior e os preços um pouco inferiores.
Estou a pensar comprar um de 2020 com bateria de LFP, porque dizem que são mais resistentes à degradação da bateria no nosso clima.
Nunca importei um carro, pelo que estou um pouco reticente em fazê-lo pessoalmente, mas por agora a ideia é mesmo essa: viajar de avião até aos Países Baixos e voltar por estrada ao volante da nova aquisição.
Para tal, agradeço desde já qualquer ajuda que possam dar a esclarecer as dúvidas que vão surgindo.
Começo por questionar-me o que acarreta em termos de impostos, importar um carro dos Países Baixos. Vejo nos anúncios referência a IVA/Margem sem saber bem o que isso significa em termos de impostos que terei que pagar em Portugal. Há alguma diferença entre as duas modalidades? Sei que os eléctricos estão isentos do pagamento de ISV. Quanto ao IVA, neste caso, tratando-se de um automóvel usado com mais de 6.000 km e mais de 6 meses penso que está isento do pagamento, desde que tenha pago IVA nos Países Baixos. Mas é aqui que a tal Margem me causa dúvidas. Esta modalidade de IVA implica o pagamento de mais algum valor de IVA em Portugal?
Depois seguem-se as dúvidas relativas à compra em si. Como se desenrola geralmente o processo de compra? Costumam conseguir negociar o valor?
E o pagamento? É feito na altura do levantamento do carro ou antecipadamente? Como é feita a transferência de proprietário? O concessionário costuma tratar de tudo?
Como fazem com a barreira linguística em termos da "papelada"?
Que documentos são imprescindíveis de obter?
E para a viagem de regresso, como fazem relativamente ao seguro? O concessionário costuma ajudar ou temos que ser nós a fazê-lo?
Mais dúvidas surgirão, sem dúvida. Mas por agora fico-me por aqui que a noite já vai longa
Tendo olhado para o mercado nacional e para o mercado europeu, estou tentado em importar um dos Países Baixos: a oferta é maior e os preços um pouco inferiores.
Estou a pensar comprar um de 2020 com bateria de LFP, porque dizem que são mais resistentes à degradação da bateria no nosso clima.
Nunca importei um carro, pelo que estou um pouco reticente em fazê-lo pessoalmente, mas por agora a ideia é mesmo essa: viajar de avião até aos Países Baixos e voltar por estrada ao volante da nova aquisição.
Para tal, agradeço desde já qualquer ajuda que possam dar a esclarecer as dúvidas que vão surgindo.
Começo por questionar-me o que acarreta em termos de impostos, importar um carro dos Países Baixos. Vejo nos anúncios referência a IVA/Margem sem saber bem o que isso significa em termos de impostos que terei que pagar em Portugal. Há alguma diferença entre as duas modalidades? Sei que os eléctricos estão isentos do pagamento de ISV. Quanto ao IVA, neste caso, tratando-se de um automóvel usado com mais de 6.000 km e mais de 6 meses penso que está isento do pagamento, desde que tenha pago IVA nos Países Baixos. Mas é aqui que a tal Margem me causa dúvidas. Esta modalidade de IVA implica o pagamento de mais algum valor de IVA em Portugal?
Depois seguem-se as dúvidas relativas à compra em si. Como se desenrola geralmente o processo de compra? Costumam conseguir negociar o valor?
E o pagamento? É feito na altura do levantamento do carro ou antecipadamente? Como é feita a transferência de proprietário? O concessionário costuma tratar de tudo?
Como fazem com a barreira linguística em termos da "papelada"?
Que documentos são imprescindíveis de obter?
E para a viagem de regresso, como fazem relativamente ao seguro? O concessionário costuma ajudar ou temos que ser nós a fazê-lo?
Mais dúvidas surgirão, sem dúvida. Mas por agora fico-me por aqui que a noite já vai longa
-
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Importar M3 - dúvidas e dicas
Eu importei 1 recentemente de França. Nem lá fui, veio de camião.
Como pretende lá ir, o que eu faria seria negociar o carro desde cá, pagar um sinal para garantir o carro e que não vais lá em vão. Depois de veres o carro e estar tudo conforme conversaste, pagas o resto e trazes o carro.
Como vens a rolar, informa-te bem com a questão das matrículas. Creio que dá Holanda não há problema. E tens de fazer um seguro.
Chegarão cá, inicias o processo de legalização. É
Preciso pedir uma homologação ao IMT, fazer a inspeção B e iniciar o pedido do DAV no portal das finanças. Depois disto ainda é preciso voltar ao IMT e depois ao registo automóvel.
Quanto aos impostos.
Se fores partícular pagas o valor de venda do carro por inteiro. Não deduzes o iva.
Chegado cá não pagas imposto nenhum. Só tens de pagar a inspeção B, que são cerca de 93€ + 45€IMT + 55€ registo automóvel.
Eu fui acompanhado em tudo isto por um amigo que já importou carros várias vezes, o que me tranquilizou.
O processo cá, tornou-se simples por isso mesmo.
Convém que te informes bem se tudo antes de te meteres de cabeça. Não tenhas esta informação como 100% fidedigna. Creio que não me esqueci de nada. Mas pode faltar algum passo que eu nem me tenha sequer apercebido ou tenha esquecido.
Como pretende lá ir, o que eu faria seria negociar o carro desde cá, pagar um sinal para garantir o carro e que não vais lá em vão. Depois de veres o carro e estar tudo conforme conversaste, pagas o resto e trazes o carro.
Como vens a rolar, informa-te bem com a questão das matrículas. Creio que dá Holanda não há problema. E tens de fazer um seguro.
Chegarão cá, inicias o processo de legalização. É
Preciso pedir uma homologação ao IMT, fazer a inspeção B e iniciar o pedido do DAV no portal das finanças. Depois disto ainda é preciso voltar ao IMT e depois ao registo automóvel.
Quanto aos impostos.
Se fores partícular pagas o valor de venda do carro por inteiro. Não deduzes o iva.
Chegado cá não pagas imposto nenhum. Só tens de pagar a inspeção B, que são cerca de 93€ + 45€IMT + 55€ registo automóvel.
Eu fui acompanhado em tudo isto por um amigo que já importou carros várias vezes, o que me tranquilizou.
O processo cá, tornou-se simples por isso mesmo.
Convém que te informes bem se tudo antes de te meteres de cabeça. Não tenhas esta informação como 100% fidedigna. Creio que não me esqueci de nada. Mas pode faltar algum passo que eu nem me tenha sequer apercebido ou tenha esquecido.
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Tens aqui alguém que fez o mesmo: https://www.nissanleafpt.com/viewtopic. ... 25c783d342
Ele melhor que ninguém pode responder as tuas questões.
A questão do IVA só se põe se por exemplo o vendedor só vender a empresas. Nesse caso ao preço do carro retiras o IVA desse país e depois é pago cá os 23%. No meu caso foi assim no meu Niro importado da França.
O preço pode ser sempre negociado dependendo do vendedor e do comprador (tu). No meu caso o vendedor tirou 1000€ ao preço anunciado.
Ele melhor que ninguém pode responder as tuas questões.
A questão do IVA só se põe se por exemplo o vendedor só vender a empresas. Nesse caso ao preço do carro retiras o IVA desse país e depois é pago cá os 23%. No meu caso foi assim no meu Niro importado da França.
O preço pode ser sempre negociado dependendo do vendedor e do comprador (tu). No meu caso o vendedor tirou 1000€ ao preço anunciado.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- rjspedition
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Boa tarde, e boa opção, a viagem de regresso é sempre bastante agradável para quem gosta de conduzir, com o bónus de descobrir o carro novo ao mesmo tempo!
Já o fiz por duas vezes, vou tentar ajudar com base nas minhas duas experiências:
Sendo eléctrico não há qualquer imposto a pagar cá, apenas os valores já indicados.
Da primeira vez em 2019 a importar um diesel consegui negociar um bom desconto face ao valor anunciado no próprio stand, desta vez dos poucos carros onde cheguei à fase de sinalizar o desconto era sempre em redor dos 1000€.
Em 2019 quando importei a Volvo cá de casa sinalizei o carro e questionei quais as condições de pagamento.
O pagamento final podia ser feito após testar a viatura, e o sinal ficava disponível para qualquer carro ou, no limite, era devolvido.
Como gostei das condições e segurança avancei mas na altura acabei por escolher outro carro que tinham em exposição. Infelizmente o pagamento demorou mais do que esperado e tive de ficar mais um dia à espera de luz verde para arrancar.
Com o Tesla no ano passado fui logo informado que o sinal estava bloqueado ao carro e o pagamento teria de ser feito de antecedência. A única vantagem é que foi chegar e arrancar, inclusivé com o carro já na minha conta da Tesla.
Em ambos os casos o carro foi entregue com a fatura no meu nome, com os documentos originais, e com um certificado do IMT local em como o carro estava em meu nome para efeitos de exportação com matrícula válida até dia X, 15 dias após a emissão salvo erro.
De cabeça penso que seja isto.

Já o fiz por duas vezes, vou tentar ajudar com base nas minhas duas experiências:
Como particular penso que o IVA é pago diretamente no stand. A fatura a apresentar cá deverá indicar sempre o valor com e sem IVA.Quanto ao IVA, neste caso, tratando-se de um automóvel usado com mais de 6.000 km e mais de 6 meses penso que está isento do pagamento, desde que tenha pago IVA nos Países Baixos. Mas é aqui que a tal Margem me causa dúvidas. Esta modalidade de IVA implica o pagamento de mais algum valor de IVA em Portugal?
Sendo eléctrico não há qualquer imposto a pagar cá, apenas os valores já indicados.
A escolha, dúvidas e pagamento da reserva é sempre feita à distância. Se conhecer alguém perto do local pode sempre pedir para ver presencialmente o carro. Em alternativa na Holanda existia pelo menos uma empresa independente que verificava o carro e emitia um relatório relativo ao estado do mesmo para quem compra à distância: o custo salvo erro rondava os 300€.Depois seguem-se as dúvidas relativas à compra em si. Como se desenrola geralmente o processo de compra? Costumam conseguir negociar o valor?
Da primeira vez em 2019 a importar um diesel consegui negociar um bom desconto face ao valor anunciado no próprio stand, desta vez dos poucos carros onde cheguei à fase de sinalizar o desconto era sempre em redor dos 1000€.
Deverá depender muito do stand.E o pagamento? É feito na altura do levantamento do carro ou antecipadamente? Como é feita a transferência de proprietário? O concessionário costuma tratar de tudo?
Em 2019 quando importei a Volvo cá de casa sinalizei o carro e questionei quais as condições de pagamento.
O pagamento final podia ser feito após testar a viatura, e o sinal ficava disponível para qualquer carro ou, no limite, era devolvido.
Como gostei das condições e segurança avancei mas na altura acabei por escolher outro carro que tinham em exposição. Infelizmente o pagamento demorou mais do que esperado e tive de ficar mais um dia à espera de luz verde para arrancar.
Com o Tesla no ano passado fui logo informado que o sinal estava bloqueado ao carro e o pagamento teria de ser feito de antecedência. A única vantagem é que foi chegar e arrancar, inclusivé com o carro já na minha conta da Tesla.
Em ambos os casos o carro foi entregue com a fatura no meu nome, com os documentos originais, e com um certificado do IMT local em como o carro estava em meu nome para efeitos de exportação com matrícula válida até dia X, 15 dias após a emissão salvo erro.
Fiz sempre em Inglês sem qualquer constrangimento. Mas dependerá sempre de quem se encontra do outro lado.Como fazem com a barreira linguística em termos da "papelada"?
Fatura, seguro, documentos da viatura e se o COC já acompanhar é impecável para poupar tempo, embora a Tesla não o cobre ao pedir.Que documentos são imprescindíveis de obter?
A maioria dos concessionários está habituado a tratar da exportação, e conseguem emitir logo os documentos e o seguro.E para a viagem de regresso, como fazem relativamente ao seguro? O concessionário costuma ajudar ou temos que ser nós a fazê-lo?

De cabeça penso que seja isto.

Obrigado a todos pelas respostas.
Relativamente ao carro em si. Qual preferiam se estivessem ao mesmo preço?
- 2019 TM3 Long Range AWD, com FSD e com 140k km
ou
- 2020 TM3 Standard+ RWD, com bateria LFP e com 80k km
O FSD vale a pena?
E a bateria LFP sempre é como dizem? Aguenta melhor as temperaturas mais altas e tem maior longevidade?
Relativamente ao carro em si. Qual preferiam se estivessem ao mesmo preço?
ou
O FSD vale a pena?
E a bateria LFP sempre é como dizem? Aguenta melhor as temperaturas mais altas e tem maior longevidade?
- rjspedition
Aqui infelizmente não posso ajudar muito, mas o Teslalogger apresenta isto para comparação:Relativamente ao carro em si. Qual preferiam se estivessem ao mesmo preço?
ou
vs
O LR ainda terá mais 2 anos de garantia de drive train e bateria e/ou 52k km até ao limite, o SR+ terá 3 anos e/ou 80k km ainda adicionais.
A favor do LR está o equipamento de som e as melhores prestações do AWD, mas o SR+ fará melhores consumos.
Sobre o FSD, fiz questão de o ter no meu caso apenas e só porque não notava diferença real de valores entre carros com FSD e carros apenas com o AP básico.
Actualmente o valor acrescentado é quase nulo. O auto smart summon é só ridículo na distância regulamentada na Europa e tem uma utilização limitada, o auto-parking funciona bem mas é lento, só o ligo quando o miúdo pede para ver, e o Navegar em autopilot pode ser simpático por vezes, mas irrita-me qb as sugestões de mudança de faixa que pouco ou nenhum sentido fazem.
A única esperança para maior utilidade é que a legislação e permissões na Europa mudem rapidamente, mas mesmo assim estamos a falar de um carro com "Hardware 3" já desactualizado que não irá correr a última versão do FSD...

- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Não relacionado com o tópico em si mas com o FSD, acabei de tropeçar nisto
https://x.com/SawyerMerritt/status/1938 ... b0DDQ&s=19
In-fucking-credible
E nós na Europa temos o quê? Tampas que não saem das garrafas yay!
https://x.com/SawyerMerritt/status/1938 ... b0DDQ&s=19
In-fucking-credible
E nós na Europa temos o quê? Tampas que não saem das garrafas yay!

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rjspedition
Também me apareceu no feed.
É sem dúvida fantástico, tanto no que toca à condução autónoma mas também como mais uma afirmação do modelo directo de vendas: Linha de montagem - Verificação - Cliente final.
Espetacular!
É sem dúvida fantástico, tanto no que toca à condução autónoma mas também como mais uma afirmação do modelo directo de vendas: Linha de montagem - Verificação - Cliente final.
Espetacular!
Estão a pedir-me €350 pelo "pacote de exportação" que inclui: matrículas de exportação, seguro temporário por 2 semanas e os documentos de exportação. Sabem se está +/- dentro dos valores habituais?
O FSD é capaz de ser útil pontualmente, em viagens maiores, mas no dia-a-dia não me vejo a utilizá-lo.
Acho que vou optar pelo SR+, pela longevidade das baterias e pela garantia mais alongada.rjspedition Escreveu: ↑27 jun 2025, 23:27O LR ainda terá mais 2 anos de garantia de drive train e bateria e/ou 52k km até ao limite, o SR+ terá 3 anos e/ou 80k km ainda adicionais.
A favor do LR está o equipamento de som e as melhores prestações do AWD, mas o SR+ fará melhores consumos.
O FSD é capaz de ser útil pontualmente, em viagens maiores, mas no dia-a-dia não me vejo a utilizá-lo.
Por curiosidade: li qualquer coisa acerca de uma substituição gratuita do HW3 para o HW4 para quem comprava o FSD com o carro novo. Sabem se a mesma se aplicaria a quem compra usado com FSD?rjspedition Escreveu: ↑27 jun 2025, 23:27A única esperança para maior utilidade é que a legislação e permissões na Europa mudem rapidamente, mas mesmo assim estamos a falar de um carro com "Hardware 3" já desactualizado que não irá correr a última versão do FSD...![]()