Tesla Model 3

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mjr
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por mjr » 05 jan 2024, 15:45

Eu como na prática evito ao máximo usar o travão, nem me apercebo do feeling. É uma vantagem do Tm3, a regeneração é bastante elevada, dá 0.2G até velocidades relativamente elevadas (80-100km/h), e acima disso começa a diminuir ficando limitado pela potência máxima de regeneração que é de 70-80kW.
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civic
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por civic » 05 jan 2024, 15:51

mjr Escreveu:
05 jan 2024, 15:45
Eu como na prática evito ao máximo usar o travão, nem me apercebo do feeling. É uma vantagem do Tm3, a regeneração é bastante elevada, dá 0.2G até velocidades relativamente elevadas (80-100km/h), e acima disso começa a diminuir ficando limitado pela potência máxima de regeneração que é de 70-80kW.
Pois, eu no meu i4 até uso a regeneração no minimo, gosto que o Ev se pareça o maximo com o combustão (largar o acelerador e ele rolar), por isso prefiro uma travagem progressiva, no i4 a regeneração vai aos 98kW e funciona da mesma forma do Tesla, mais regeneração a baixa velocidade diminuindo com o aumento de velocidade, ao contrário do LEAF. ;)
No i4 usar o travão ou o o acelerador para travar vai dar ao mesmo em termos de desgaste das pastilhas, ele só usa o travão quando chega aos 98kW de regeneração.
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por Nerusonu » 06 jan 2024, 07:30

Bem o meu(ID3) quando uso o pedal sei distinguir quando ele está a usar fricção ou regeneração já pelo "tacto"... Tanto é assim que numa das últimas actualizações devem ter mexido algo e agora com chuva a baixa velocidade comecei a ler malta lá fora a reclamar que o carro estava mais "brusco", quando cá chegou a chuva percebi que devem ter mexido no "mix" e ele nessas condições está a usar mais as pastilhas o que a malta que percebe menos do que se passa acha que ficou mais brusco.

civic
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por civic » 06 jan 2024, 12:29

Nerusonu Escreveu:
06 jan 2024, 07:30
Bem o meu(ID3) quando uso o pedal sei distinguir quando ele está a usar fricção ou regeneração já pelo "tacto"... Tanto é assim que numa das últimas actualizações devem ter mexido algo e agora com chuva a baixa velocidade comecei a ler malta lá fora a reclamar que o carro estava mais "brusco", quando cá chegou a chuva percebi que devem ter mexido no "mix" e ele nessas condições está a usar mais as pastilhas o que a malta que percebe menos do que se passa acha que ficou mais brusco.
É esse "tacto" que achei que não existe na travagem deste model3, era mesmo essa a palavra que me faltava. ;)
Em andamentos normais não faz diferença, pois a regeneração serve para quase tudo, quando precisas de dosear a travagem mais à seria é que notei isso, muito diferente do que estou habituado, tanto no LEAF como no i4.
A questão aqui é que é tudo diferente (generalizando obviamente) do que estamos habituados, não consegui adaptar-me à info no tablet no meio da sala, no inicio não, mas com o tempo lá ia procurando um velocimentro, uma escala de potência ou de regeneração, achei tudo muito pouco virado para a condução, mais para: preocupa-te com a estrada e deixa o resto com o carro, isto para quem gostava de carros cheios de ponteiros e luzinhas é uma treta, eu sei, sou muito antiquado. :lol: Mas há coisas que fazem falta, na minha opinião claro.
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Filipe
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por Filipe » 06 jan 2024, 20:53

Civic, devias ter adorado estar na " Caça ", eu até cheguei a instalar um manche de F86 no meu Cooper em 1969
na Base Aéria de Monte Real, para comandar diversas coisas como, piscas, limpa vidros, injector de água dos mesmos,
sinais de stop e outras paxxxxxxxxxçes, coisa da irreverente juventude ( já lá vão cinquenta e muitos anos). 8-)
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por civic » 07 jan 2024, 17:25

Filipe Escreveu:
06 jan 2024, 20:53
Civic, devias ter adorado estar na " Caça ", eu até cheguei a instalar um manche de F86 no meu Cooper em 1969
na Base Aéria de Monte Real, para comandar diversas coisas como, piscas, limpa vidros, injector de água dos mesmos,
sinais de stop e outras paxxxxxxxxxçes, coisa da irreverente juventude ( já lá vão cinquenta e muitos anos). 8-)
Eu adorei trabalhar na LAncia em 1989, quando via um daqueles Lancia Delta HF Turbo era do melhor que se podia pedir num carro, uma coisa é andar de carro como se fosse de taxi outra bem diferente é saber o que se passa realmente nesse carro, coisas que para a malta de hoje é dificil de explicar. ;)
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por mjr » 07 jan 2024, 18:21

Infelizmente a tendência tem sido esconder cada vez mais os detalhes técnicos do funcionamento dos veículos. Felizmente para os entusiastas há ferramentas como o LeafSpy, ou no caso da Tesla o Scan my Tesla, que permitem diagnosticar e extrair aquela réstia de performance que para nós faz toda a diferença-
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por civic » 07 jan 2024, 20:35

mjr Escreveu:
07 jan 2024, 18:21
Infelizmente a tendência tem sido esconder cada vez mais os detalhes técnicos do funcionamento dos veículos. Felizmente para os entusiastas há ferramentas como o LeafSpy, ou no caso da Tesla o Scan my Tesla, que permitem diagnosticar e extrair aquela réstia de performance que para nós faz toda a diferença-
Sim, pode fazer alguma diferença, mas acho que devia existir o minimo, velocimetro, potência, regeneração e talvez a temperatura das baterias deviam ser obrigatórios.
Não é só existir um numero: um ponteiro, uma barra, qualquer coisa que fosse mais intuitivo, um numero no cantinho do tablet é ridiculo na minha opinião, há quem goste dessa simplicidade... Eu não. ;)
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por alexmol » 07 jan 2024, 21:10

civic Escreveu:
04 jan 2024, 20:14
Pois, eu não falo de poder de travagem, mas sim a falta de progressividade, ou seja, em estradas normais isso não se nota, a regeneração chega para quase tudo, só me apercebi disso quando cheguei à zona das curvas do Luso, onde a travagem tem que ser doseada e aí é que me pendurava constantemente nos travões, por exemplo no i4 quando carregas no pedal do travão vem aquela travagem forte e alivias um pouco e a travagem diminuiu progressivamente, no Model 3 é tipo on/off, não consigo explicar melhor... ;)
O termo técnico é "travões esponjosos" :D
mjr Escreveu:
05 jan 2024, 00:47
Sobre os travões, prefiro muito mais o sistema da Tesla em que o pedal do travão vai direto aos calços. Ou seja, o pedal do acelerador comanda a potência de aceleração e de regeneração, o pedal do travão adiciona à regeneração a travagem por atrito dos calços. Nunca notei falta de progressividade, mas na verdade basicamente só uso o travão em caso de emergência, faço tudo com o pedal direito.
100% de acordo
Alexandre Moleiro

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Re: Tesla Model 3

Mensagem por VETL » 09 jan 2024, 17:21

civic Escreveu:
07 jan 2024, 20:35
...mas acho que devia existir o minimo, velocimetro, potência, regeneração e talvez a temperatura das baterias deviam ser obrigatórios.
...
O meu Model 3 tem uma barra de visualização da potência instantânea da regeneração e do consumo. Presumo que os outros Tesla não serão diferentes.
=> Automóvel Eléctrico
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=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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