Tesla Model 3

cfvp
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por cfvp » 04 jan 2024, 16:36

Obrigado pelo relato. É este tipo de relatos que me afastam um bocado da Tesla. Se fosse hoje e tivesse €40mil para dar por um carro não sei se ia para um Tesla...
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civic
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por civic » 04 jan 2024, 16:55

cfvp Escreveu:
04 jan 2024, 16:36
Obrigado pelo relato. É este tipo de relatos que me afastam um bocado da Tesla. Se fosse hoje e tivesse €40mil para dar por um carro não sei se ia para um Tesla...
Existem coisas que eu dou valor que tu podes não dar, a questão dos travões, por exemplo, falta-lhe o "feeling" do i4 em que tocas no pedal e consegues ter noção se estás a travar na regeneração ou nos calços, achas que atualmente existe muita gente que queira saber disso? Até o LEAF tem melhor feeling nesse aspeto, sinceramente não gostei.
Mas se estivesse à procura de um carro mais familiar descartava logo o i4, e dessa forma já sobrariam muito poucas opções, o Model 3 teria mais peso na escolha.
Estas coisas são muito subjetivas, só mesmo aquela cena junto ao parabrisas e os ruidos parasitas é que me deixam um pouco de pé atrás na cosntrução do carro, e depois a teimosia da marca em acabar com os sensores e colocar tudo nas camaras, esta viagem com chuva e nevoeiro deu para perceber o calvário que é o carro à procura da rolha em relação às linhas da estrada, luzes e limpavidros em auto, uma treta...

Tenho exemplo de sair com o Megane, por exemplo, tudo tão mais facil...
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por BrunoAlves » 04 jan 2024, 17:10

civic Escreveu:
04 jan 2024, 16:55
onsegues ter noção se estás a travar na regeneração ou nos calços, achas que atualmente existe muita gente que queira saber disso?
Tanto quanto sei (eventualmente nas unidades mais recentes possa ser diferente e eu esteja enganado, mas nos anteriores era assim) na Tesla quando tocas no travão estás a ir aos calços. Ou seja a regeneração é doseada automaticamente pelo carro mas o pedal tem "ligação directa" aos travões.
No meu (que é um chaço actualmente) a sensação de travagem progressiva é nitidamente pior do que no Leaf ou no ioniq que tive antes por causa deste motivo. Se os actuais forem assim "não é defeito é feitio".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Tesla Model 3

Mensagem por civic » 04 jan 2024, 17:17

BrunoAlves Escreveu:
04 jan 2024, 17:10

Tanto quanto sei (eventualmente nas unidades mais recentes possa ser diferente e eu esteja enganado, mas nos anteriores era assim) na Tesla quando tocas no travão estás a ir aos calços. Ou seja a regeneração é doseada automaticamente pelo carro mas o pedal tem "ligação directa" aos travões.
No meu (que é um chaço actualmente) a sensação de travagem progressiva é nitidamente pior do que no Leaf ou no ioniq que tive antes por causa deste motivo. Se os actuais forem assim "não é defeito é feitio".
Obviamente que não coloco em causa se é defeito ou feitio, a unica coisa que posso fazer é dizer que não gosto do sistema assim. ;)
Mas tinha ideia que na tesla a não utilização dos calços era um problema, se for como dizes não entendo como formam tanta ferrugem...
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por BrunoAlves » 04 jan 2024, 17:34

civic Escreveu:
04 jan 2024, 17:17
a unica coisa que posso fazer é dizer que não gosto do sistema assim. ;)
Eu também gosto muito menos do que dos anteriores. Na realidade não me faz muita espécie porque no geral tenho uma condução calma e uso pouco os travões, mas nota-se diferença sem dúvida.
civic Escreveu:
04 jan 2024, 17:17
Mas tinha ideia que na tesla a não utilização dos calços era um problema, se for como dizes não entendo como formam tanta ferrugem...
O meu bisonte pelo menos à frente utiliza bem os calços. É o primeiro VE que tenho onde as jantes ficam bem sujas de ferodo, mesmo com a minha condução calma. Ainda assim troquei as pastilhas aos 240.000km e ainda tinham muito para gastar (o carro tinha 120kkm quando o comprei, não faço ideia se ainda eram originais ou não).
Os meus discos andam sempre polidnhos :mrgreen: É possível que os novos já não seja assim, de facto.
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por civic » 04 jan 2024, 17:56

BrunoAlves Escreveu:
04 jan 2024, 17:34

O meu bisonte pelo menos à frente utiliza bem os calços. É o primeiro VE que tenho onde as jantes ficam bem sujas de ferodo, mesmo com a minha condução calma. Ainda assim troquei as pastilhas aos 240.000km e ainda tinham muito para gastar (o carro tinha 120kkm quando o comprei, não faço ideia se ainda eram originais ou não).
Os meus discos andam sempre polidnhos :mrgreen: É possível que os novos já não seja assim, de facto.
Já no meu i4 as jantes que andam cheias de pó dos travões são as traseiras, penso que terá mais a ver com a aceleração (controlo de tração) do que com a travagem em si. ;)
Mas referi essa coisa da ferrugem nos Teslas porque é o que se vê mais noticiado atualmente, muitos problemas com os travões devido à falta de uso do sistema mecânico...
Neste que andei hoje a travagem é de facto muito má, só me apercebi disso ao chegar às curvas do Luso, o doseamento da travagem é impossivel, até aí é na boa pois a regeneração faz quase tudo...
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por Nonnus » 04 jan 2024, 19:58

No model 3 pode ser diferente, mas quando tive o model S 75D emprestado achei a travagem bastante intuitiva e poderosa. Fiz muitos arranques dos 0 aos 100 com vários amigos ao volante e nunca notamos fadiga e ninguém se queixou da falta sensibilidade. Em condução normal devido a regeneração agressiva que carro tem mal tocava no pedal.

Apesar disto tenho lido muitos relatos parecidos ao teu em que muitos dizem que o carro não tem travões para o motor, até mesmo nos LR e nos P.

Quanto ao espaço interior quando estive dentro do carro do @mjr quando nos encontramos numa AG da UVE foi uma coisa que gostei bastante.

O resto já foi muito debatido.

Neste momento se há coisas, como preço, espaço interior, software Tesla como estimar autonomia, GPS, etc, me fazem gostar do carro, depois existe muitas mais que fazem não ser uma opção.
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por civic » 04 jan 2024, 20:14

Pois, eu não falo de poder de travagem, mas sim a falta de progressividade, ou seja, em estradas normais isso não se nota, a regeneração chega para quase tudo, só me apercebi disso quando cheguei à zona das curvas do Luso, onde a travagem tem que ser doseada e aí é que me pendurava constantemente nos travões, por exemplo no i4 quando carregas no pedal do travão vem aquela travagem forte e alivias um pouco e a travagem diminuiu progressivamente, no Model 3 é tipo on/off, não consigo explicar melhor... ;)
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por mjr » 05 jan 2024, 00:47

Sobre os travões, prefiro muito mais o sistema da Tesla em que o pedal do travão vai direto aos calços. Ou seja, o pedal do acelerador comanda a potência de aceleração e de regeneração, o pedal do travão adiciona à regeneração a travagem por atrito dos calços. Nunca notei falta de progressividade, mas na verdade basicamente só uso o travão em caso de emergência, faço tudo com o pedal direito.

Para a estrada os travões são suficientes, nunca tive qualquer problema nas travagens de emergência que tive de realizar, mas se for para uso repetido (pista, street race) é para esquecer, pelo menos na versão normal, o Performance deve ser outra história.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Tesla Model 3

Mensagem por civic » 05 jan 2024, 09:19

Não disse que não eram suficientes, apenas que não gostei do feeling naquela situação. ;)
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