Tesla Model 3

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Re: Tesla Model III

Mensagem por mjr » 04 set 2015, 11:41

Quando sair o III em Portugal já devemos estar a falar no Leaf mk4...

E como o Zoe deve ser comparado com o iMiEV, pois afinal é apenas mais inchado, um bocadinho mais equipado e com um pouco mais de bateria, também podemos comparar o Leaf com o iMiEV. E na verdade o iMiEV é apenas um bocadinho maior que o Smart, por isso porque não comparar o Leaf diretamente com o Smart? E o próprio Smart é pouco mais que um Twizy... Enfim.
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Re: Tesla Model III

Mensagem por Orlando » 04 set 2015, 13:45

mjr Escreveu:Quando sair o III em Portugal já devemos estar a falar no Leaf mk4...

E como o Zoe deve ser comparado com o iMiEV, pois afinal é apenas mais inchado, um bocadinho mais equipado e com um pouco mais de bateria, também podemos comparar o Leaf com o iMiEV. E na verdade o iMiEV é apenas um bocadinho maior que o Smart, por isso porque não comparar o Leaf diretamente com o Smart? E o próprio Smart é pouco mais que um Twizy... Enfim.
Fartei-me de rir.
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Re: Tesla Model III

Mensagem por PedroSantos » 04 set 2015, 14:58

O TM3 irá pertencer a um segmento que não tem nada a ver com o Leaf, Zoe, Miev. A Tesla já definiu o segmento para este modelo e o segmento é o mesmo da concorrência com o BMW Serie 3, Audi A4 ou Mercedes C. Nem acho que o Volt/Bolt pertençam na verdade a este segmento também, embora a versão de "35.000$" vá competir com eles.

É um caso semelhante com o facto de termos um BMW Serie 3 a competir com um Peugeot 308 nos 38k€ por exemplo. Embora a BMW tenha uma versão nesse patamar de preço o Série 3 não está no mesmo segmento do 308.

O que eu acho é que o Model 3 deverá chegar com uma versão de "35.000$" (muito "seca" de equipamento), com uma versão "normal" que deverá custar na casa dos 50k e numa versão "performance" que deverá custar 70-80k. Pelo menos é isto que eu, em particular, espero.

O facto de abrirem as reservas do TM3 já em Março poderá ajudar a fixar já alguns clientes, embora ache que serão essencialmente os "early adopters" deste segmento e os que podem esperar ter o carro apenas para 2018-2019 que mais farão a reserva. Irá depender muito do valor da reserva também.

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Re: Tesla Model III

Mensagem por pmcbf » 04 set 2015, 19:41

Em Portugal vai ser necessário adicionar pelo menos os 23% de Iva aos $35k, correcto ?
Ou seja antes de transportes e outros pequenos custos de legalização já estamos nos 40.000 Eur.

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Re: Tesla Model III

Mensagem por PedroSantos » 05 set 2015, 10:56

Sim, no final o preço é que acaba por ser importante.

Penso que o maior risco que o Model 3 (e a própria Tesla) possui neste momento é a criação da nova geração de baterias que a Gigafactory pretende começar a produzir já em 2016/2017 baseada em Silício+Grafeno para o ânodo e NMA no Cátodo de forma a conseguirem ter uma densidade energética na ordem dos 385Wh/kg.

É esta alteração de química aliado a um ligeiro aumento do tamanho das baterias e ao efeito de escala da produção integrada previsto para a GF que a Tesla espera reduzir os custos da bateria em 40 ou 50% em relação aos valores actuais (e que colocará a Tesla [e a Panasonic] numa posição única no mercado).

Sem esta capacidade não será possível a Tesla produzir a versão de 35k$ do Model 3 e acredito que o próprio modelo ficará em risco de entrar no mercado. Ou seja, o risco de os actuais prazos anunciados serem adiados é elevado.

As boas noticias é que o novo pack de 90Kw do Model S supostamente já possui baterias com integração de Silicio, mas ainda foram vendidas poucas unidades deste pack e é ainda cedo para se perceber como elas se portam no terreno. De qualquer forma o facto da Tesla começar a introduzir já esta tecnologia em unidades de produção são bons indicadores.

Mas não é só o Model 3 que irá beneficiar com esta nova geração de baterias. O Model S e o X irão também sofrer um grande impacto com estas novas baterias.

Um pack com maior densidade energética a um peso relativamente semelhante permite obter reduções de custo e melhorar a eficiência global do carro. Estima-se que o Model S com estas novas baterias possa ser cerca de 20% mais leve e 25% mais barato pelo menos.

Vamos ver como as evoluções nestes modelos serão em 2016. Será bom sinal que as evoluções passem pela continuação da introdução de Silício nas baterias dos packs dos modelos actuais.

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Re: Tesla Model III

Mensagem por PedroSantos » 05 set 2015, 18:36

rdias Escreveu:Não é silício. É silicone. Introdução de mais silicone no ânodo.
E a tecnologia que a gigafactory e o model III vai introduzir já está desenvolvida e são células ligeiramente maiores do que as actuais 18650 , e com densidade energética de 300 wh/kg.
E o model III já está todo pensado, só falta gigafactory para haver capacidade de produção, pois a redução de custos faz-se neste momento de forma automática pela produção.
O model III não tem risco nenhum, só de atrasos nas infraestruturas.
Daí a nNissan e a LG irem lançar mais rápido o leaf II ou mk3, pois já tem infraestruturas para tudo. A tecnologia está pronta.
Sim, tens razão é "Silicone+Grafeno" no ânodo. Foi erro meu, confundi "Silicone" com "Silício" ;)

Mas discordo do facto de o model 3 não ter risco nenhum. Do que eu conheço identifico bastante risco até.

Embora o formato já esteja estudado e será cerca de 10% maior (o tamanho "20700") a tecnologia (a química) ainda não está pronta. Há problemas com a utilização do Silicone no ânodo, pois faz inchar literalmente as baterias com a carga, aumentando estas de volume e partindo, com os ciclos, as ligações de conductividade que existem. A solução é usar ou menos silicone (e menos densidade energética) ou encontrar um material que permita ajudar a mitigar o aumento de volume (mais info em: http://www.extremetech.com/computing/18 ... gy-silicon).

E o pormenor da "densidade energética" é crítico para o carro como um todo e acredito até que a Tesla ainda esteja a pensar muita coisa no carro (embora o anuncio do carro para Março de 2016 seja muito boa noticia).

Uma alteração na densidade energética das baterias faz mexer em todo o carro num efeito em cascata, pois faz alterar a quantidade ideal do pack e com isso altera o peso (e a distribuição dele) e em consequência são alteradas as necessidade da potência do motor, etc etc. fazendo no final com que o carro tenha um custo suportável ou não.

É por isso que é importante, segundo alguns analistas, atingir os tais cerca de 385 Wh/Kg com a nova geração de baterias (actualmente a actual geração é na ordem dos 265 Wh/Kg).

A redução dos custos através da Gigafactory é ao nível da integração de toda a linha de produção da bateria (que actualmente não acontece) e na capacidade de produção em escala. É a este efeito combinado que se espera a tal redução na ordem dos 40/50% sobre os custos actuais da bateria.

Aliás, se a tecnologia já estivesse realmente pronta a Tesla teria todo o interesse em migrar já todos os packs do Model S e X e não a iniciar apenas com pequenos testes como está a fazer no pack de 90kw, pois isso, mesmo sem a Gigafactory, permitiria-lhe já obter melhores margens do que tem actualmente.

(...e falando da Gigafactory, é melhor não falar sobre o risco que a própria Gigafactory e a construção da mesma também têm ;) )

Acredito no entanto que a Tesla já tenha versões laboratoriais desta tecnologia em estado avançado e que esta evolução no pack de 90kw seja o inicio de outras evoluções semelhantes já em 2016. Tenho até curiosidade para ver quais os packs que vêm com o Model X e quais as evoluções que têm.

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Re: Tesla Model III

Mensagem por alexmol » 05 set 2015, 19:11

rdias Escreveu:Não é silício. É silicone.
Permitam-me discordar.
É silício, símbolo químico Si.

Em inglês silicon é silício.

Rdias, tens alguma informação escrita que fale em "silicone" e não "silicon" ?
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Re: Tesla Model III

Mensagem por PedroSantos » 05 set 2015, 19:17

Raios...é mesmo :)

Fui confirmar e em inglês "Silicon" é Silício e "Silicone" é que é Silicone :)
(https://en.wikipedia.org/wiki/Silicone)

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Re: Tesla Model III

Mensagem por alexmol » 05 set 2015, 23:18

PedroSantos Escreveu:O que eu acho é que o Model 3 deverá chegar com uma versão de "35.000$" (muito "seca" de equipamento), com uma versão "normal" que deverá custar na casa dos 50k e numa versão "performance" que deverá custar 70-80k.
Talvez eu esteja em minoria neste fórum, mas para mim a versão "seca" de equipamento do model III, a 35k$, será mais que suficiente.
Desde que tenha 200 milhas de autonomia e acesso aos superchargers vai bater toda a concorrência a preço semelhante.

Se os 35k$ se traduzirem em 35k€ vejam onde vai ficar o model III nesta tabela:
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Re: Tesla Model III

Mensagem por mjr » 05 set 2015, 23:37

35k€ + IVA... Dá bem mais que 40k€. Talvez com incentivos fique ligeiramente abaixo dos 40k€.
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