Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 20 abr 2020, 18:21

mjr Escreveu:
19 abr 2020, 00:18
Acho que isso já não acontece. Esta semana parei a carga de manhã pela App e durante a tarde abri as portas remotamente pela ligação de dados e ele não iniciou a carga como fazia antes.
A mim parece-me que:
- Se desligarmos a carga no carro ou na APP o comportamento é A
- Se desligarmos a carga no EVSE (ou corte de energia) o comportamento é B

No caso B de cada vez que o carro acorda, seja porque motivo for, se o EVSE tiver piloto ele recomeça a carregar.

No caso A ainda não percebi bem quando recomeça.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por LFN » 20 abr 2020, 19:10

Obrigado a todos pelas respostas. Ficou claro que deixando o carro em hibernação e sem apps que o acordem, a taxa de descarga será mínima e é viável manter o carro imobilizado largas semanas sem a bateria descarregar excessivamente.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por BrunoAlves » 20 abr 2020, 19:48

Sem dúvida.
O meu S está há mais de 2 semanas parado com MCU semi desmontado, sem eMMC e sem LCD. Nestas 2 semanas perdeu 2% de bateria.

No nosso clima, que não há necessidade (normalmente) de condicionar a bateria, a única coisa que gasta é manter a de 12V. Sem chamadas que acordem o MCU e aumentem o consumo, serão muitas muitas semanas sem perder carga significativa. É preciso é deixar o carro dormir profundamente 8-)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

CoolZeroFCP
Mensagens: 116
Registado: 25 ago 2019, 16:44
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por CoolZeroFCP » 20 abr 2020, 22:00

No meu caso simplesmente desliguei o modo sentinela, fechei o carro e estive sem abrir a aplicação no telemóvel. Na vez anterior esteve 7 dias sem perder nenhuma percentagem de bateria e agora também está à 5 dias sem perder bateria.
Quanto à bateria 12v já vi relatos que degrada mais não estando o carro a ser utilizado pois é uma bateria igual aos carros a combustão, alguém sabe confirmar isto?

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 23 abr 2020, 17:56

CoolZeroFCP Escreveu:
20 abr 2020, 22:00
Quanto à bateria 12v já vi relatos que degrada mais não estando o carro a ser utilizado pois é uma bateria igual aos carros a combustão, alguém sabe confirmar isto?
É uma bateria ácido-chumbo, ligeiramente diferente dos carros a combustão pois não precisa de ter amperagem muito elevada (não há motor de arranque) mas a química é igual.

Se o carro estiver a ser utilizado o conversor DC-DC de 400 para 12VDC vai estar activo e vai estar a carregar a bateria 12V ao mesmo tempo que alimenta os acessórios, tal como faz o alternador de um carro a combustão, tentando manter as bateria a 100% de carga.

Se o carro não estiver a ser utilizado a tensão da bateria 12V vai descendo aos poucos até um ponto em que o carro liga o conversor DC-DC para carregar a bateria até ao nível normal.

Em termos de degradação da bateria 12V, sendo ácido-chumbo, é preferível o uso regular do carro, pois mantem a tensão no nível cheio durante mais tempo. As baterias ácido-chumbo gostam de estar sempre a 100%.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 23 abr 2020, 18:21

alexmol Escreveu:
20 abr 2020, 18:14
O procedimento oficial para desligar a bateria de 12V é:

1 From the touchscreen, touch the Open button that corresponds to the front trunk.
2 Make sure that the climate control system is turned off.
3 Fully lower the driver's window, and lower the remaining windows slightly.
4 Open both rear doors.
5 Adjust both front seats to a fully upright position for access.
6 From the touchscreen, touch Controls > Safety & Security > Power off to turn off vehicle power.
7 Remove the rear underhood apron.
8 Disconnect the 12V battery ground connection. Cover the terminal with insulating material to prevent accidental electrical contact between the terminal and the post.
Segui o procedimento até ao passo 7 e o contactor principal continua ligado.
Parece-me que os passos todos são para garantir que o carro não fica fechado inadvertidamente.

Proceed with caution!
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por mjr » 24 abr 2020, 22:40

Também não o consegui fazer quando instalei o dongle BT para o Scan My Tesla. Talvez seja necessário esperar muito tempo para ele finalmente desligar o contactor da bateria principal.

Finalmente, ontem vi a bateria de 12V sem ser carregada quando fiz o teste da tomada e ele abriu o contactor principal quando chegou a 0% de SOC.

Mas acho que ele ao fim de algum tempo após fechar o carro desliga o contactor, até porque de manhã quando chego ao carro ele demora algum tempo (poucos segundos) a abrir a porta e iniciar os sistemas, ouvindo um clonk provavelmente do contactor a atracar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 25 abr 2020, 17:36

Se as portas estiverem todas fechadas, esteja trancado ou destrancado, ao fim de 5 minutos desliga o contactor principal.
Se o frunk estiver aberto parece-me que nunca desliga.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 16 mai 2020, 21:09

Só para chatear o dono de outro Tesla que também escreve neste fórum :D :D :D
Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por RS232CSerialUser » 17 mai 2020, 10:33

alexmol Escreveu:
16 mai 2020, 21:09
Só para chatear o dono de outro Tesla que também escreve neste fórum :D :D :D
Imagem
Grrrrrr :D
Ontem andei hiper hiper calmo a tentar reduzir o consumo
Hoje estou a fazer percurso equivalente com condução normal
Depois é só comparar
Mesmo em hiper calmo os consumos são monstros comparados contigo :lol:

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”