CoolZeroFCP Escreveu: ↑20 abr 2020, 22:00
Quanto à bateria 12v já vi relatos que degrada mais não estando o carro a ser utilizado pois é uma bateria igual aos carros a combustão, alguém sabe confirmar isto?
É uma bateria ácido-chumbo, ligeiramente diferente dos carros a combustão pois não precisa de ter amperagem muito elevada (não há motor de arranque) mas a química é igual.
Se o carro estiver a ser utilizado o conversor DC-DC de 400 para 12VDC vai estar activo e vai estar a carregar a bateria 12V ao mesmo tempo que alimenta os acessórios, tal como faz o alternador de um carro a combustão, tentando manter as bateria a 100% de carga.
Se o carro não estiver a ser utilizado a tensão da bateria 12V vai descendo aos poucos até um ponto em que o carro liga o conversor DC-DC para carregar a bateria até ao nível normal.
Em termos de degradação da bateria 12V, sendo ácido-chumbo, é preferível o uso regular do carro, pois mantem a tensão no nível cheio durante mais tempo. As baterias ácido-chumbo gostam de estar sempre a 100%.