Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Apr » 20 out 2020, 13:40

Isto ja foi debatido o alex deve ter andado no seminário e nao cede facilmente a tentações nao tentem fazer isso em casa.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2577
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 20 out 2020, 13:59

O modo ZEN eu reservo para as viagens pelo Alentejo ou Espanha.
Na 125 durante o dia a diferença entre fazer uma condução agressiva ou relaxada é insignificante.

Desafio qualquer um a fazer a viagem Olhão - Vila do Bispo (~100km) em tempo seco e chegar mais cedo do que eu pelo menos 10 minutos com as regras:

-Eu não posso fazer mais que 120Wh/km
-A outra pessoa pode acelerar e exceder o limite de velocidade mas não pode desrespeitar qualquer outra disposição do código da estrada

:lol:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por zeuz » 20 out 2020, 14:55

alexmol Escreveu:
20 out 2020, 11:33
mafgod Escreveu:
20 out 2020, 11:01
Boa... e em que contexto?
Trajeto, velocidade, tipo de condução.... ?
A resposta é simples: EN 125
A velocidade e tipo de condução é condicionada pela estrada, não há hipotese de ir mais depressa devido às poucas zonas de ultrapassagem e trânsito sempre presente.
Pois é! Deve ser a melhor estrada de Portugal para se conseguir recordes de consumo! :D

Sei que há um Amperista que chega a fazer Altura - Faro sempre em modo EV, ou seja, faz ~100km com um Opel Ampera.
alexmol Escreveu:
20 out 2020, 11:33
Se fosse cumprido o (ridículo) limite de velocidade de 50km/h presente em muitos troços extra-urbanos a média seria ainda mais baixa (mas tinha fila atrás de um Tesla a pisar ovos :D )
Eu da última vez que fiz a EN125 entre Faro e Tavira mantive-me sempre nos < 70km/h e já mais perto de Tavira levei buzinadela quando fui ultrapassado... :lol:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2577
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 08 nov 2020, 13:55

Passada a barreira dos 21000km e algumas actualizações de software estou a notar um comportamento "estranho" :geek:

Quando o carro era novo se carregasse até 100% mostrava cerca de 400km na autonomia.
Passado algum tempo houve uma actualização de software e passou a marcar à volta de 380km e assim ficou muito tempo.

Há uns 2 meses que não carrego até 100% e nos últimos tempos ao deslizar o cursor de fim-de-carregamento até aos 100% anda à volta dos 350km.

Imagem

Há 3 hipóteses:

1. BMS está descalibrada por não carregar a 100% há algum tempo
2. Tenho realmente degradação acima do normal na bateria
3. Houve alguma actualização de software que baixou a autonomia prevista

Alguém com Model 3 SR+ pode partilhar o valor de autonomia quando desliza a barra até aos 100% ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

CoolZeroFCP
Mensagens: 116
Registado: 25 ago 2019, 16:44
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por CoolZeroFCP » 08 nov 2020, 14:27

O meu SR+ com 11k km nunca o carreguei a 100%, talvez tenha carregado 5 vezes a 90% e as restantes a 80%.
Nunca tinha reparado nessa estimativa, e quando da de estimativa no quadro de consumo do últimos 50km?
De momento estou ausente mas deixo o screenshot da app.
Anexos
IMG_20201108_121838.jpg

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2577
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 08 nov 2020, 14:56

No quadro de consumos a estimativa depende de como se conduz, só serve para tirar conclusões sobre o condutor, não sobre o carro :D

É da estimativa da App que estou a falar, quando marcava 400 ou 380km e carregava a 100% o carro mostrava mesmo esse valor.

Acho estranho só andar pelos 350km mas temos hábitos de carga parecidos.
Quando puder vou carregar a 100% para verificar.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por RaaR » 08 nov 2020, 16:31

A aplicação “Stats: For Model S/X/3/Y” para iOS (haverá seguramente semelhantes para Android) vai registando esses valores ao longo do tempo. No meu Model 3 SR+ os valores variam bastante e são claramente inferiores no inverno. Neste momento, com 17.000 km, anda pelos 350 km, mas ainda há um mês estava nos 360 km e em fevereiro chegou a dizer 335 km.

Segundo li, o carro só estima o estado da bateria quando se desliga totalmente (obrigando a ter Sentry off). Essa estimativa, para ser mais exata, precisa de valores a diferentes percentagens. Não vale a pena levar a bateria a 100% ou a outro número específico para calibrar porque não vai funcionar. A única forma de obter valores que correspondam ao estado real da bateria é deixar o carro dormir durante algumas horas em vários níveis de carregamento (20%, 50%, 80%, 90%, etc.) ao longo de várias semanas/meses. Com o tempo, o valor indicado subirá novamente para a capacidade real, presumindo que a capacidade real é realmente superior, que seguramente será num carro tão recente.

Para mais informação, recomendo a leitura do primeiro post neste link: https://teslamotorsclub.com/tmc/threads ... ty.204712/

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2577
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 08 nov 2020, 16:55

RaaR Escreveu:
08 nov 2020, 16:31
No meu Model 3 SR+ os valores variam bastante e são claramente inferiores no inverno. Neste momento, com 17.000 km, anda pelos 350 km, mas ainda há um mês estava nos 360 km e em fevereiro chegou a dizer 335 km.
Pois no meu caso o valor tem sido sempre a descer, daí a minha "estranheza".
RaaR Escreveu:
08 nov 2020, 16:31
Segundo li, o carro só estima o estado da bateria quando se desliga totalmente (obrigando a ter Sentry off). Essa estimativa, para ser mais exata, precisa de valores a diferentes percentagens. Não vale a pena levar a bateria a 100% ou a outro número específico para calibrar porque não vai funcionar. A única forma de obter valores que correspondam ao estado real da bateria é deixar o carro dormir durante algumas horas em vários níveis de carregamento (20%, 50%, 80%, 90%, etc.) ao longo de várias semanas/meses. Com o tempo, o valor indicado subirá novamente para a capacidade real, presumindo que a capacidade real é realmente superior, que seguramente será num carro tão recente.
Não sei se "compro" essa teoria :D
No meu caso particular é muito raro usar o Sentry e não uso nenhuma App remota, o carro passa a maior parte da vida a dormir.
Além disso como carrego o carro quase exclusivamente com energia solar durante o dia em casa acontece o seguinte:
No fim-de-semana vou passear e volto com 20 ou 30%, ligo a ficha mas como já é de noite não vai carregar nada, vai ficar toda a noite com 20 ou 30%.
Na 2ª feira quando as baterias de casa já carregaram até um bom nível inicia a carga do carro, mas no melhor dos casos, até ao pôr do sol, carrega até aos 50-60%, depois fica toda a noite a descansar nesse nível.
Na 3ª feira, se estiver sol, pode carregar o resto até aos 80%.
Isto acontece quase todas as semanas, e quando está pouco sol pode só voltar aos 80% à quinta-feira.
O carro tem por isso bastantes oportunidades para dormir a vários níveis de SoC :!:

No meu caso, quando disse que ia carregar a 100%, não fui bem explicito. :?
Eu vou carregar até 100% mas não é à espera que calibre.
Vou carregar até 100% e depois guiar até quase vazio e verificar quantos kWh consigo extrair da bateria, esta é a única forma fiável de verificar a degradação num Tesla (assumindo que nenhuma actualização de software ajustou o ponto 0%).
No SR+ é normal conseguir 49kWh, é isso que vou verificar quando puder.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por BrunoAlves » 08 nov 2020, 17:14

Julgo que no TCP no outro dia se falava que o buffer pode ter sido aumentado, provavelmente foi isso. Se tiveres o ScanMyTesla deves conseguir verificar a capacidade disponível, mas claro que devias ter visto antes para comparar
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2577
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 08 nov 2020, 17:27

:angry-screaming: :angry-screaming: :angry-screaming: :angry-screaming: :angry-screaming: :angry-screaming: :angry-screaming: :angry-screaming: :angry-screaming:

********************** RANT ALERT ************************

O que é o TCP ?

Ah, estás a falar daquela página de facebook? Essa plataforma tão boa para discutir assuntos sérios, onde é tão fácil pesquisar tópicos quando temos alguma dúvida ?

Este fórum, maioritariamente dedicado ao Leaf, é mais útil que todas as páginas de facebook sobre Tesla juntas!

****************** FIM DE RANT *************************

:text-imsorry: :text-offtopic:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”