Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por rnlcarlov » 24 dez 2020, 11:40

BrunoAlves Escreveu:
24 dez 2020, 02:43
Ahhhhh mas a MobiE vai ter, vai acontecer e vai ser. Pois vai. Há 10 anos que vai. Daqui a pouco há 5 anos tenho eu um rfid de um operador europeu que opera em todo o lado... Menos em Portugal :mrgreen:
Por acaso penso que um rfid para estrangeiro para usar em Portugal pode estar para breve, veremos.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por FullElectric » 26 dez 2020, 13:41

BrunoAlves Escreveu:
24 dez 2020, 02:43
Não te está a escapar nada.
Se fores tuga, vais lá fora e instalas uma app do dono de posto, associas um CC e carregas. Se não estiveres para te chatear com as várias apps, pagas o roaming de carregamento a um dos muitos operadores europeus e carregas. Caro mas carregas.
Se fores estrangeiro e vieres para cá sem um Tesla ou um BMW (neste caso assumindo que não há apagão - que já se sabe que não existe desde Julho de 2019, disse o Alexandre Videira) procuras na net (o roaming europeu de dados agora até é gratuito) um dos muitos operadores nacionais de reboques e vais à boleia até à casa. Tu e o carro. Mais simples é difícil :mrgreen:

Ahhhhh mas a MobiE vai ter, vai acontecer e vai ser. Pois vai. Há 10 anos que vai. Daqui a pouco há 5 anos tenho eu um rfid de um operador europeu que opera em todo o lado... Menos em Portugal :mrgreen:
Não estás a perceber. O problema é que a rede mobi.e é tão ultimo grito tecnológico que as outras redes ainda vão ter que evoluir muito para conseguir interagir com ela :lol:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Nonnus » 26 dez 2020, 21:05

alexmol Escreveu:
23 dez 2020, 17:56
Nonnus Escreveu:
23 dez 2020, 17:47
Não tenhas inveja dos nossos hermanos. No final do verão (8 meses) teremos a maior rede privada de carregamento de VE´s em Portugal a funcionar.
:lol: :lol: :lol:

Não podes dizer isso sem por um smiley, ainda pode haver alguém que acredite!
Tu achas que alguém aqui pode duvidar deste projeto. São 10 milhões de euros de investimento.



Vê este vídeo e vais ver que não podemos duvidar. Neste vídeo até ficas a saber que vamos todos ter Porsches Taycan, pois só isso pode explicar que vamos todos carregar os nosso carros em sete minutos e meio, e o ministro até frisou que era a frase mais reveladora :lol: :lol: . Ficas também a saber que com um só cartão podes carregar onde quiseres graças a mobi.e, portanto não é preciso por smileys.

Nota: este vídeo manda tanta areia para os olhos que até doí.

Com esta ironia não estou a dizer que isto não é um passo importante para a ME, agora apresentar isto como sendo algo inovador, quando muitos de nós sabemos que isto peca por tardio, e não é nada de inovador como foi várias vezes referido no vídeo e em comparação com o que já existe nos outros países da Europa. É apenas a evolução natural da ME, mal estaríamos nós se continuássemos como a 10 anos atrás. O governo aproveita para ganhar uns pontos junto de todos nós, ou melhor, junto a alguns de nós, e a Brisa, e os parceiros, usam este projeto como marketing para promover a mobilidade nas AE´s.

Com o aparecimento de pontos de carregamento fora das AE´s a Brisa, e as empresas a operarem dentro das concessões, tinham que dar este passo se não querem perder clientes. Portanto isto não é inovação, é correr atrás do prejuízo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 26 dez 2020, 23:14

Entrada no Diário de Bordo para relatar um episódio estranho.

Numa saída de noite notei que os faróis estavam mais altos que o normal.
Depois de cruzar-me com alguns carros em que todos eles me fizeram sinais de luzes percebi que estavam de facto muito altos, e agora ?

Encostei na berma, desliguei as luzes e voltei a ligar, tudo na mesma.
Mudei entre médios e máximos, fazia o ajuste de altura entre médios e máximos mas continuava tudo muito alto.

Pensei, será que tenho de ir ao menu de serviço e baixar manualmente a altura dos faróis ? Aquele menu avisa que não se deve ajustar sem ter o equipamento adequado... depois fica tudo descalibrado :shock:

Não tendo mais opções fui ao menu da regulação dos faróis e antes que ficassem disponíveis os botões o carro fez uma dança com os faróis para cima e para baixo com uma mensagem "A ajustar faróis" e voltou tudo ao normal.

Eu nunca tinha ido àquele menu desde que tenho o carro e sempre esteve tudo OK.
Pareceu-me um bug de software, não tenho a certeza mas até pode ter sido a primeira vez que saí com o carro depois de uma actualização de software.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Filipe » 27 dez 2020, 02:58

Não terá sido devido às experiências que fizeste para a mudança entre médios e máximos? :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 27 dez 2020, 08:06

Essas "experiências" já foram há algum tempo e consistiram em usar a manete, depois disso o carro já andou de noite sem cenas estranhas.

Acho que os bugs de software não têm período de incubação, mas nunca se sabe!
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por mjr » 27 dez 2020, 10:46

A mim por vezes acontece o contrário, os médios ficam muito baixos. Após ir a esse menu ele faz a calibração automática e fica resolvido. Já tive de fazer umas 4 ou 5 vezes...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por LuisG » 15 jan 2021, 20:19

AlexMol;
Fiz, hipoteticamente, o mesmo exercício para a minha utilização. Kia e-niro ou SR+? e se trocasse, também escolheria o TM3. Essencialmente pela eficiência e acesso à rede Tesla. Para o comum utilizador e País pequeno como o nosso, a escolha do SR+ é mais que suficiente.
Como proprietário, esclarece-me algumas duvidas com as diferenças para o LR;
- Assentos traseiros aquecidos (creio ser indiferente, dispensável). Concordas?
- Sistema de Som. Como avalias o som ?
- Conetividade premium. Ainda tens, ou foi só 1 mês? Sabes quanto é a subscrição mensal? Conseguimos viver bem sem a opção ou será um must have?Deixa de ter info dos carregadores Tesla, correto?

Obrigado pelo teu tempo.
Mais uma vez Parabéns pela escolha (e pelos videos).
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por BrunoAlves » 15 jan 2021, 21:45

Vou aproveitar para dar a minha opinião sobre esses pontos
LuisG Escreveu:
15 jan 2021, 20:19
- Assentos traseiros aquecidos (creio ser indiferente, dispensável). Concordas?
Não sei se o SR tem, mas o meu não tem e honestamente não acho que faça falta. Mesmo o do condutor é raríssimo usar, a maioria das vezes nem anda ninguém atrás. Até acho que faria mais falta o arrefecimento/ventilação, que estofos de pele em tempo quente é intratável :mrgreen:
LuisG Escreveu:
15 jan 2021, 20:19
Conetividade premium. Ainda tens, ou foi só 1 mês? Sabes quanto é a subscrição mensal? Conseguimos viver bem sem a opção ou será um must have?Deixa de ter info dos carregadores Tesla, correto?
Custa 10€/mês. Sem a subscrição perde a informação de trânsito e vista de satélite no GPS (mas o GPS continua a funcionar), Spotify e Netflix. Tudo o resto continua a funcionar. Acho que é assim. E julgo que para tudo não precisas de subscrição, se tiveres um hot-spot o carro pode usar esse acesso para tudo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 15 jan 2021, 22:26

Genericamente sobre o SR+ eu esperava um pouco ou tentava saber com bastante certeza qual o tipo de baterias que o SR+ vendido em Portugal trás.

Isto porque apesar das melhorias introduzidas com a versão 2021 a bateria com células LFP (Lítio-Ferro-Fosfato) fabricada na China tem uma curva de carga inferior ao SR+ pré 2021.

Enquanto o meu SR+ carrega até 140kW nos SuC V2 e 170kW nos SuC V3 o SR+ LFP não passa dos 70kW.
Isto faz com que um carregamento entre os 20 e 80% leve mais 5-10 minutos no SR+ LFP do que no SR+ pré 2021.

Presume-se que a Tesla está a limitar a potência de carga pois ainda não tem histórico suficiente destas baterias e no futuro vai aumentar a potência de carga, mas para já é um factor a ter em conta.

https://www.youtube.com/watch?v=I2CnlYwZCSc



Quanto às questões concretas:
LuisG Escreveu:
15 jan 2021, 20:19
Como proprietário, esclarece-me algumas duvidas com as diferenças para o LR;
- Assentos traseiros aquecidos (creio ser indiferente, dispensável). Concordas?
Os assentos têm lá as resistências, mas estão "trancadas" por software. A Tesla poderia vender esse extra por software, mas até à data não o fez.
No meu caso particular é raro andar com pessoas atrás, por isso não me faz diferença.
LuisG Escreveu:
15 jan 2021, 20:19
- Sistema de Som. Como avalias o som ?
O som é bastante bom, mas nota-se que não é tão envolvente como no LR.
Se existisse essa opção não me importava de pagar para activar os altifalantes extra.

Estou a pensar seriamente comprar um kit de cabos que permite fazer o paralelo entre altifalantes e assim activar alguns dos que no SR+ estão mortos.
LuisG Escreveu:
15 jan 2021, 20:19
- Conetividade premium. Ainda tens, ou foi só 1 mês? Sabes quanto é a subscrição mensal? Conseguimos viver bem sem a opção ou será um must have?Deixa de ter info dos carregadores Tesla, correto?
Já não tenho. Todos os Tesla trazem 1 ano de conectividade premium, depois disso pode-se pagar 10€ por mês para usar.
Não deixa de ter informação dos carregadores Tesla.

A única coisa que se perde mesmo são os mapas satélite e as informações de trânsito.

No caso do web browser, spotify, tunein, youtube, netflix é possível ligar-se a uma rede WiFi (hotspot do telemóvel por exemplo) para usar essas funcionalidades.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”