Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por LuisG » 02 mar 2021, 11:40

Realmente, deve ser bem divertido descer o Cerro de bike :lol:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2577
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 02 mar 2021, 12:38

Já desci duas vezes de bicicleta, passa num instante, comparado com o tempo que se leva a subir :D
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2577
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 07 mar 2021, 00:41

Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

CoolZeroFCP
Mensagens: 116
Registado: 25 ago 2019, 16:44
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por CoolZeroFCP » 07 mar 2021, 08:43

Muito bom vídeo!
Realmente já tinha perguntado se cabo de carregamento fosse regulando a corrente conforme o excedente solar, se o carro também regularia. Como por exemplo se começasse a 5A e depois aumentava para 6A conforme o cabo.
Obrigado pela dica 👍

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2577
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 07 mar 2021, 10:11

Manualmente podemos reduzir no carro até 5A e nessa situação vai carregar sempre a 5A fixos.

Em regulação dinâmica pelo EVSE/Wallbox é usado o Control Pilot cujo valor mínimo é 6A por isso a regulação dinâmica é normalmente feita entre 6 e 32A.

Se a potência disponível for inferior a 6A tipicamente o Wallbox pára o carregamento e só volta quando houver mais que 6A disponíveis.

Felizmente neste aspecto o software da Tesla melhorou e o carro já acorda sozinho quando voltamos a ter o EVSE/Wallbox disponível. É só deixar o cabo ligado que ele vai carregando à medida da potência disponível.

No meu caso concreto o Wallbox está a regular conforme um algoritmo que programei que tem em conta:
- Percentagem da bateria da minha "Powerwall"
- Potência instantânea consumida pela casa
- Calendário (meses de inverno carrega à noite em bihorario pois não há produção solar suficiente)
- Temperatura alta no inversor
- Botão "carregar já com o máximo de potência não importa se vai gastar da rede"

Eu até fazia um vídeo sobre este sistema mas depois vêm logo dizer que a "Powerwall" está ilegal e não cumpre as normas etc.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

CoolZeroFCP
Mensagens: 116
Registado: 25 ago 2019, 16:44
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por CoolZeroFCP » 07 mar 2021, 23:16

Pois também ando a pensar em implementar um sistema desses...
Tenho pena destes sistemas não funcionam a 5A. Outra opção interessante seria carregar com o solar até tirar um valor máximo da rede. Isso daria por exemplo estar a carregar 1000w com solar e cerca de 380w da rede.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2964
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Nonnus » 08 mar 2021, 14:39

alexmol Escreveu:
07 mar 2021, 10:11
Eu até fazia um vídeo sobre este sistema mas depois vêm logo dizer que a "Powerwall" está ilegal e não cumpre as normas etc.
Who cares?

Acho que devias partilhar o teu sistema. Estou em busca de informação de como fazer o meu, e toda a informação é bem vinda. O facto de mostrares, não quer dizer que tenhamos de fazer igual, mas pode ajudar a tirar ideias de como fazer. Eu sei que existe montes de sistemas desse gênero a funcionar mas ninguém partilha informação. Mesmo em fóruns da especialidade fazes as perguntas e não aparece ninguém a querer ajudar. Quando tiver o meu sistema a funcionar a ideia é documentar tudo em vídeo para depois partilhar.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2577
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 08 mar 2021, 15:10

Poderei partilhar, mas com bonecos e esquemas e alguns segmentos de vídeo que não mostrem aquilo que deixa algumas pessoas mal dispostas.
Vai é dar bastante trabalho a planear o guião e editar.

Fica a ideia, para ir trabalhando nela aos poucos.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Apr » 10 mar 2021, 01:59

Nonnus Escreveu:
08 mar 2021, 14:39
Eu sei que existe montes de sistemas desse gênero a funcionar mas ninguém partilha informação. Mesmo em fóruns da especialidade fazes as perguntas e não aparece ninguém a querer ajudar.
Neste fórum ha partilha de desenvolvimento de um EVSE que se ajusta ao sol + um sistema de bateria solar estacionario completamente detalhado + um desenvolvimento de medidores de energia low cost que alimentam os sistemas anteriores. Nos seus respetivos tópicos não há nenhuma pergunta que tenha ficado sem resposta, se calhar estás a perguntar nos sitios errados ;-)

O EVSE do AlexMol, se bem me lembro até tinha um projeto aberto no github para quem quisesse participar, está atualizado? Nao me recordo do link.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2577
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 10 mar 2021, 09:11

Apr Escreveu:
10 mar 2021, 01:59
O EVSE do AlexMol, se bem me lembro até tinha um projeto aberto no github para quem quisesse participar, está atualizado? Nao me recordo do link.
Ainda estão por lá, mas estão desactualizados por isso não vou pôr aqui novamente os links.

O EVSE original que fiz não tinha regulação dinâmica, apenas controlo remoto on-off, mas durante anos serviu perfeitamente para carregar o Fluence.

O 2ºEVSE que fiz, com ESP32 e WiFi nunca cheguei a desenvolver o código para todas as funcionalidades, mas está disponível open source, código e esquemas no tópico respectivo aqui no fórum.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”