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Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Olá Alex,
Estou bastante curioso sobre esse tema, pode ser a diferença entre comprar o M3 ou não....
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Chocalheiras - o desfecho
Não sendo possível o ranger resolver os problemas das chocalheiras, porque é preciso levantar todo o carro, não tive outro remédio senão perder um dia de trabalho e deslocar-me ao Service Center em Lisboa.
Cheguei à hora marcada e confirmada na App e logo vi que havia bastante afluência, pois já havia pouco espaço para deixar o carro. Tive de esperar 10-15 minutos para ser atendido.
Depois das formalidades pediram-me para dar uma volta com um técnico da Tesla a fim de reproduzir os problemas reportados.
A parte do click-claque era bastante óbvia e não houve dúvidas que havia algo a precisar de intervenção.
Já quanto às chocalheiras tivemos que ir procurar piso em paralelos, mas não foi possível encontrar uma subida inclinada em paralelos pelo que só consegui reproduzir parcialmente o problema.
Regresso ao Service Center onde me deram um voucher diário da Uber (máx 100€) e confirmaram que só estaria pronto à tarde.
Já que tive de perder um dia de trabalho aproveitei para fazer turismo em Lisboa andando de Uber Green (calharam-me sempre Nissan Leaf 40kWh)
Umas 6 horas depois ligaram a dizer que estava pronto.
Relativamente ao problema nº1
Em empedrado normal, som agudo metálico a chocalhar
https://www.youtube.com/watch?v=z-Bsg7dsmMQ
O que fizeram foi:
Já andei um bocado com o carro e está um pouco melhor, talvez como veio de fábrica, mas estou em crer que é feitio e não defeito e vou sempre ouvir algo se for com os vidros abertos em paralelos.
Quanto ao problema nº2
Em empedrado a subir, som tipo panela de escape solta
https://www.youtube.com/watch?v=yKBAoKucFEg
O que fizeram:
Do que pude testar resolveu a questão, parece que eram mesmo as chapas dos discos traseiros que batiam no discos.
Quanto ao problema nº 3
Click/claque ao arrancar e ao iniciar a regeneração
https://www.youtube.com/watch?v=tQ5rfayQPDw
A solução foi:
O problema realmente ficou corrigido, do dia para a noite, mas custa-me a crer que seja apenas lubrificação, se assim for e acontecer mais tarde na vida do carro talvez seja fácil de resolver numa oficinal local pois lubrificar não é difícil.
Estas reparações foram feitas ao abrigo da garantia pelo que não tive de pagar nada.
Quanto ao serviço os meus comentários são previsíveis:
Vamos ver como corre o 2º ano de vida do Gandalf the White.
No primeiro ano gastei 1 dia de férias em manutenção nos 18000km percorridos.
PS: Quando o carro dá entrada na oficina eles colocam-no em "Service Mode" e deixamos de conseguir ver o estado na App
Não sendo possível o ranger resolver os problemas das chocalheiras, porque é preciso levantar todo o carro, não tive outro remédio senão perder um dia de trabalho e deslocar-me ao Service Center em Lisboa.
Cheguei à hora marcada e confirmada na App e logo vi que havia bastante afluência, pois já havia pouco espaço para deixar o carro. Tive de esperar 10-15 minutos para ser atendido.
Depois das formalidades pediram-me para dar uma volta com um técnico da Tesla a fim de reproduzir os problemas reportados.
A parte do click-claque era bastante óbvia e não houve dúvidas que havia algo a precisar de intervenção.
Já quanto às chocalheiras tivemos que ir procurar piso em paralelos, mas não foi possível encontrar uma subida inclinada em paralelos pelo que só consegui reproduzir parcialmente o problema.
Regresso ao Service Center onde me deram um voucher diário da Uber (máx 100€) e confirmaram que só estaria pronto à tarde.
Já que tive de perder um dia de trabalho aproveitei para fazer turismo em Lisboa andando de Uber Green (calharam-me sempre Nissan Leaf 40kWh)
Umas 6 horas depois ligaram a dizer que estava pronto.
Relativamente ao problema nº1
Em empedrado normal, som agudo metálico a chocalhar
https://www.youtube.com/watch?v=z-Bsg7dsmMQ
O que fizeram foi:
Já andei um bocado com o carro e está um pouco melhor, talvez como veio de fábrica, mas estou em crer que é feitio e não defeito e vou sempre ouvir algo se for com os vidros abertos em paralelos.
Quanto ao problema nº2
Em empedrado a subir, som tipo panela de escape solta
https://www.youtube.com/watch?v=yKBAoKucFEg
O que fizeram:
Do que pude testar resolveu a questão, parece que eram mesmo as chapas dos discos traseiros que batiam no discos.
Quanto ao problema nº 3
Click/claque ao arrancar e ao iniciar a regeneração
https://www.youtube.com/watch?v=tQ5rfayQPDw
A solução foi:
O problema realmente ficou corrigido, do dia para a noite, mas custa-me a crer que seja apenas lubrificação, se assim for e acontecer mais tarde na vida do carro talvez seja fácil de resolver numa oficinal local pois lubrificar não é difícil.
Estas reparações foram feitas ao abrigo da garantia pelo que não tive de pagar nada.
Quanto ao serviço os meus comentários são previsíveis:
- Só ter Service Center a 300km obriga a perder um dia inteiro, mesmo para reparações simples, era bom haver uma solução para o baixo Alentejo e Algarve, nem que fosse uma parceria com uma oficina local e o ranger usava esse espaço
- Se cheguei à hora marcada na App não devia ter que esperar 10-15 mins para ser atendido, o Service Center parece estar a chegar ao limite da sua capacidade
- O voucher diário Uber serve para deslocações locais mas não é um loaner que daria muito mais liberdade
- O atendimento e pessoal foram muito simpáticos e respeitaram os procedimentos pandémicos
Vamos ver como corre o 2º ano de vida do Gandalf the White.
No primeiro ano gastei 1 dia de férias em manutenção nos 18000km percorridos.
PS: Quando o carro dá entrada na oficina eles colocam-no em "Service Mode" e deixamos de conseguir ver o estado na App
- Apr
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Obrigado pelo relato detalhado, no final de contas foram apenas alguns apertos e lubrificações.
- mjr
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
O SR+ é o rei da eficiência. Penso que será ainda melhor que o Ioniq, como aliás o consumo EPA o indica.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Isso não se faz.
No meu SR+, no dia a dia (Espinho-Porto-Espinho) anda entre 130 a 140 Wh/km. Curioso que no sentido Espinho-Porto consome bastante mais que no sentido inverso.
Já fiz à volta de 100Wh/km mas a conduzir calmamente em estrada nacional mas muitos menos quilómetros seguidos.
Mas também já fiz de 190 a 200Wh/km quando vim em Agosto do Algarve entre o SuC de Alcacer e Fátima a 120km/h com CC. Apanhei bastante vento de frente.
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
A resposta é simples: EN 125
A velocidade e tipo de condução é condicionada pela estrada, não há hipotese de ir mais depressa devido às poucas zonas de ultrapassagem e trânsito sempre presente.
Se fosse cumprido o (ridículo) limite de velocidade de 50km/h presente em muitos troços extra-urbanos a média seria ainda mais baixa (mas tinha fila atrás de um Tesla a pisar ovos )
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
E é por coisas destas que o SR+ é o mais eficiente da actualidade!
Muito bom, especialmente para um carro desta gama.
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