Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Fil » 01 jan 2020, 18:16

alexmol Escreveu:
01 jan 2020, 17:41
Sobre a discussão do consumo apenas queria relembrar que são números globais de Setembro a final de Dezembro, que incluem viagens casa-trabalho mas também road-trips.
Refira-se também que 80% destes kms foram SEM as aero-covers.
Dizem que as aero diminuem o consumo entre 5/10%, tens dados sobre isso?

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 01 jan 2020, 18:19

Antes de fechar o ano ainda houve tempo para uma mini-roadtrip de 1000km :D

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 01 jan 2020, 18:22

Fil Escreveu:
01 jan 2020, 18:16
Dizem que as aero diminuem o consumo entre 5/10%, tens dados sobre isso?
Dados meus ainda não, mas tenho confiança nalguns testes que deram como resultado 3% de diferença a 90km/h.
Talvez a maior velocidade atinja os 5% mas 10% não acredito :shock:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Fil » 01 jan 2020, 18:31

O supercarregador que estava por ligar nas fotos era o de Sevilha? Se era já está ligado, vai dar jeito (bom, todos dão).

Também é o que tenho visto, os 10% devem ser de 200klm/h em diante.

Excelentes fotos e viagem. Além dos suc, esses carregadores de destino valem ouro.

Antecipaste-te, ía perguntar se já tinhas experienciado o aumento de velocidade de carregamento ;)

Notaste grande diferença ou foi apenas 1 minuto ou dois a menos?

Excelente partilha Alex!

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por migle » 01 jan 2020, 19:57

Fil Escreveu:
01 jan 2020, 18:14
Comentei porque cada vez que alguém demonstra consumos fantásticos de Teslas, comentas com "brincadeira" e comparações com o ioniq, comecei a pensar que talvez não fizesses ideia, e que inadvertidamente estivesses a alterar a percepção de alguns utilizadores menos conhecedores.
Cada vez?? Não tinha ideia de o fazer tantas vezes...
De qualquer modo, parece-me natural... tanto mais que embora seja mais eficiente no ciclo de teste, talvez existam situações muito específicas em que o Ioniq seja mais eficiente, quem sabe, só vendo... afinal, é o segundo classificado.

Não tomes isto clubisticamente. Eu sou um proprietário de Ioniq, ainda muito satisfeito com as qualidades do carro, mesmo que não seja o campeão, mas não significa que não possa no futuro considerar a compra de um Tesla, Model 3 ou o que houver nessa altura.

Pus um comentário um pouco ao despique, sim. Não, não estou a tentar alterar sub-repticiamente a percepção de pobres leitores incautos...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 01 jan 2020, 21:17

Fil Escreveu:
01 jan 2020, 18:31
O supercarregador que estava por ligar nas fotos era o de Sevilha? Se era já está ligado, vai dar jeito (bom, todos dão).

Notaste grande diferença ou foi apenas 1 minuto ou dois a menos?
Tanto está ligado que se vires bem na foto estão 2 Model 3's a carregar (o meu e um suiço) e um Model S.
Estão 6 stalls já operativos (embora o software no carro diga apenas 2) e estão mais 2 ainda ainda em obras.

Quanto à potência de carregamento nota-se alguma diferença entre os 15% e os 40% de SoC mas é preciso chegar com a bateria pré-condicionada ao supercharger.
Dos 40% para cima tenho a sensação de estar igual. Mas isto é apenas intuitivo, não recolhi dados nem filmei para depois analisar.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Fil » 01 jan 2020, 21:50

Migle :handgestures-thumbupright:

Alex, como vi a grade e as fitas pensei que ainda estavam off, mas uma visão mais atenta demonstra que estavam ligados de facto.

O pré condicionamento faz toda a diferença, sem dúvida, é meio caminho andado para se ter a velocidade máxima de carga.

Em média quanto tempo tiveste à carga, e quantos klms tens conseguido fazer a 120 em AE?

Tens alguma info sobre novos sucs?

Obrigado pelas respostas ;)

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 03 jan 2020, 00:57

Fil Escreveu:
01 jan 2020, 21:50
Em média quanto tempo tiveste à carga, e quantos klms tens conseguido fazer a 120 em AE?
Sinceramente não sei responder. Se parar num supercharger e não tenha mais plano nenhum além de carregar costumo ficar uns 20 minutos, que normalmente é o suficiente para chegar ao próximo. Fico mais tempo se além de carregar o carro também for comer qualquer coisa ou aproveitar para fazer compras.
A média deste carro a 120 anda por volta dos 160-170Wh/km. Se considerar 80% da bateria, uns 40kWh, dá para uns 235 a 250km.
Fil Escreveu:
01 jan 2020, 21:50
Tens alguma info sobre novos sucs?
Não tenho inside information. O mapa da Tesla, antes de entrarmos em 2020, tinha Faro com abertura prevista para 2019 e outros superchargers em Portugal com previsão para 2020. Com a mudança de ano Faro passou a dizer 2020 e os restantes previstos em Portugal passaram a dizer final de 2020 (excepto o Porto que só diz "coming soon"). Por aí tudo indica que Faro será o próximo, mas nunca temos a certeza.

Pergunta a este malandro que parece saber coisas :D https://www.youtube.com/watch?v=5_GK9UELyow
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por migle » 04 jan 2020, 22:34

alexmol Escreveu:
03 jan 2020, 00:57
Se considerar 80% da bateria, uns 40kWh, dá para uns 235 a 250km.
Bom número, mais 100-110km do que o Ioniq com 80% da bateria, 22kWh. (Não estou a competir. Referência. Nota para o próprio. Ignore-se)
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por RS232CSerialUser » 05 jan 2020, 14:51

alexmol Escreveu:
01 jan 2020, 21:17
Fil Escreveu:
01 jan 2020, 18:31
O supercarregador que estava por ligar nas fotos era o de Sevilha? Se era já está ligado, vai dar jeito (bom, todos dão).
...
Tanto está ligado que se vires bem na foto estão 2 Model 3's a carregar (o meu e um suiço) e um Model S.
Estão 6 stalls já operativos (embora o software no carro diga apenas 2) e estão mais 2 ainda ainda em obras.
...
Sevilha, salvo erro há mais 4 em obras, reparei em mais 2 extra quando me estava a vir embora e não cheguei a fotografar, as bases estão lá cabladas mas tapadas, sem stalls, mas 2 deles estão meio escondidos, se bem me lembro, mas a ver veremos como diz o outro :)

Bela viagem! Mete pena a mosquitada depois na frente do carro :p

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”