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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Enviado: 15 jun 2021, 00:26
por mjr
Para registo, fiz a semana passada o terceiro teste da tomada. Resultado: 81,89kW.h @16A. Isto compara com 84.44kW.h quando novo, para uma degradação real de 3% ao fim de 2 anos e 54k km. Sem comentários :D

PS - A autonomia a 100% e o Scan my Tesla indicam cerca de 10% de degradação. Não é só o Leaf a sobre estimar a degradação...

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Enviado: 15 jun 2021, 00:44
por cfvp
É bom saber, obrigado. Alguma explicação para sobrestimarem a degradação?

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Enviado: 15 jun 2021, 11:07
por BrunoAlves
Não tenho a certeza que num Tesla o teste de tomada seja tão efectivo como (por exemplo) num Leaf.

No domingo fiz uma carga a 100% (fora de casa). Ou melhor, a 99% porque o carro esteve mais de 1h (bem mais) a 2kW e acabei por ter de sair antes de a carga terminar oficialmente. O meu carro acima dos 80% liga a refrigeração da bateria independentemente da temperatura, não sei se era nisso que estava a gastar aquela potência, se era outra coisa. Não estava quente de certeza porque os 80-100% foram feitos de manhã após uma noite ao relento.
Esta madrugada voltei a precisar de fazer uma carga a 100% em casa. Carregou a 16A certinho até se desligar rapidamente (ou seja, já não esteve tempo nenhum a 2kW).

Como o carro faz coisas na nossa ausência :mrgreen: estas comparações podem ser falíveis, penso eu.

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Enviado: 15 jun 2021, 13:28
por Apr
MRider Escreveu:
15 jun 2021, 10:35
cfvp Escreveu:
15 jun 2021, 00:44
É bom saber, obrigado. Alguma explicação para sobrestimarem a degradação?
Para o carro ter uma margem.
Não tenho a certeza que seja assim tão fácil de estimar o SOC numa bateria que nunca mostra os seus limites. Pela tensão é apenas uma aproximação rudimentar, pela energia que sai/entra + temperatura e c rate, acumula erro à medida que os ciclos vão sendo feitos, sendo preciso recalibrar de vez em quando.

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Enviado: 15 jun 2021, 15:40
por joaofigu78
Boas,

Sabem o melhor maneira de fazer essa (re)calibração da bateria? tenho adotado um processo que li e não tem funcionado(ainda só fiz 4/5 vezes).

-Carregar 100%
-Circular até abaixo dos 10%
-Carregar lentamente até aos 90%.

Sempre que chego a casa abaixo dos 10% assume 560 Km estimado de range mas quando carrega os 90%, vejo que o máximo range(a 100%) seria de ~545

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Enviado: 15 jun 2021, 16:49
por mjr
O controlo do pack entre o S e o 3 penso ser bastante diferente. Nunca ligou a climatização do pack, até porque a garagem está a uns amenos 21ºC.

A razão para ele subestimar a capacidade é porque nunca faz ciclos profundos, a não ser quando em viagens grandes. No dia a dia anda sempre entre os 30-70%, sem preocupação em manter qualquer tipo de valor de SOC. Quando me lembro, coloco à carga e ao voltar tem mais 20-30%, que dão para mais uns dias.

Foi óbvia a baralhação do BMS, após indicar 100% de SOC ainda esteve 1h a carregar a 16A... e depois começou a baixar terminando em 20-30m.

Os 3 testes da tomada são diretamente comparáveis pois foram realizados exatamente nas mesmas condições ambiente. A única alteração é o firmware do carro que no caso da Tesla é mais software e por isso vai variando frequentemente. Como descarregou até aos 2,8V/célula e carregou até aos 4,2V/célula não será por aí que haverá grande diferença.

Para melhorar a calibração é mesmo fazer ciclos profundos e de vez em quando ir até aos 100%. Isso vai degradar mais a bateria (talvez não muito significativamente, especialmente se não for frequente ir até aos 100%), para em troca ter um valor mais real da autonomia estimada. Não faço qualquer questão de mudar o meu procedimento, seria mais trabalhoso e com pouco benefício para o dia a dia.

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Enviado: 16 jun 2021, 18:13
por joaofigu78
Ok, já vi algo parecido a essa "estratégia" num outro fórum.
Na pratica também recorres aos 100% apenas porque vais precisar da máxima capacidade, a grande diferença está na gestão diária em que eu quando chego a casa ligo sempre o charger e carrego até aos 80%/85% mesmo que esteja nos 70%, no teu caso prolongas cada carregamento até ao nível recomendado por muitos (acima dos 20%).
Vou tentar fazer fazer isso uns meses para ver o resultado.

thks.

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Enviado: 18 jun 2021, 20:27
por pbaptista
mjr Escreveu:
15 jun 2021, 16:49
O controlo do pack entre o S e o 3 penso ser bastante diferente. Nunca ligou a climatização do pack, até porque a garagem está a uns amenos 21ºC.

A razão para ele subestimar a capacidade é porque nunca faz ciclos profundos, a não ser quando em viagens grandes. No dia a dia anda sempre entre os 30-70%, sem preocupação em manter qualquer tipo de valor de SOC. Quando me lembro, coloco à carga e ao voltar tem mais 20-30%, que dão para mais uns dias.
Apesar de ter o carro na garagem, a temperatura inferior aos 21º, quando está a carregar por vezes liga o ar condicionado, presumo que seja para arrefecer as baterias.
No dia à dia, tenho que começar os dias úteis sempre com um minimo de 60%, a qualquer momento posso precisar de fazer 200km de AE, o que já aconteceu 2x desde que tenho o ID.3.
A VW diz parra não carregar acima dos 80% a não ser que se arranque logo com o carro após o carregamento, a 100% só carreguei 3x, tenho feito mais ou menos 1x por mês.

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Enviado: 18 jun 2021, 20:45
por mjr
Estás a referir-te ao ID3, certo? É possível que seja para arrefecer o carregador, no Model 3 quando carrega em trifásico a 11kW liga a ventilação.

Arrefecer a bateria num carregamento AC até 11kW não é necessário per se. A não ser que a bateria já estivesse quente.

Quanto a ter no mínimo 60%, se tens essa necessidade o melhor é carregar a 80% todos os dias. Ficas com margem adicional e 60% vs 80% em termos de degradação é praticamente a mesma coisa.

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Enviado: 18 jun 2021, 21:46
por pbaptista
mjr Escreveu:
18 jun 2021, 20:45
Estás a referir-te ao ID3, certo? É possível que seja para arrefecer o carregador, no Model 3 quando carrega em trifásico a 11kW liga a ventilação.

Arrefecer a bateria num carregamento AC até 11kW não é necessário per se. A não ser que a bateria já estivesse quente.

Quanto a ter no mínimo 60%, se tens essa necessidade o melhor é carregar a 80% todos os dias. Ficas com margem adicional e 60% vs 80% em termos de degradação é praticamente a mesma coisa.
Sim, é o ID.3, em casa carrego entre 25A a 30A, depende do consumo restante e agora é frequente ouvir o ar condicionado quando carrego ao domingo porque é durante o dia para aproveitar a produção solar e oiço o barulho quando estou perto da garagem.

Os 60% já têm margem, até agora o pior cenário foi gastar 28% de autonomia em 100km de AE, a 120km/130 km, com vento desfavorável e com outra pessoa, assim os 60% dá-me porque no regresso até posso vir mais devagar se for necessário. Quando ponho à carga é sempre até aos 80%, mas normalmente gasto 5%/6% por dia quando fico na zona das Caldas, por isso só carrego quando no fim do dia tenho menos de 60%.

Carregar a potências mais baixas diminui a degradação, ou seja carregar a 16A degrada menos do que carregar a 30A?