Tesla já em Português

Fórum de discussão sobre todos os modelos da Tesla.
Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Tesla já em Português

Mensagem por alexmol » 05 mar 2017, 23:51

O software da Tesla mostra a velocidade de carregamento em km/h, mas isso nada tem a ver com a autonomia restante, que pode ser mostrada em % ou em km.

Não conheço nenhum VE que mostre os kWh restantes na bateria sem aparelhos adicionais ou menus de serviço, por isso o normal para todos os condutores de VE saber que 100% de carga dá para x kilometros fazendo uma média conhecida.

Todas as marcas tem um GOM (Guess-O-Meter) que dá uma estimativa da autonomia restante, por vezes com resultados desastrosos.

Pessoalmente até gosto mais da estratégia da Tesla, que converte directamente a percentagem da bateria para km (typical ou rated), sem tentar adivinhar o futuro.

rimsilva, qual seria a alternativa? Mostrar os kWh?

Quem tem um carro a gasolina guia-se pela autonomia em kms ou pelos litros que ainda tem no depósito?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Tesla já em Português

Mensagem por rimsilva » 06 mar 2017, 01:10

alexmol Escreveu:O software da Tesla mostra a velocidade de carregamento em km/h, mas isso nada tem a ver com a autonomia restante, que pode ser mostrada em % ou em km.

Não conheço nenhum VE que mostre os kWh restantes na bateria sem aparelhos adicionais ou menus de serviço, por isso o normal para todos os condutores de VE saber que 100% de carga dá para x kilometros fazendo uma média conhecida.

Todas as marcas tem um GOM (Guess-O-Meter) que dá uma estimativa da autonomia restante, por vezes com resultados desastrosos.

Pessoalmente até gosto mais da estratégia da Tesla, que converte directamente a percentagem da bateria para km (typical ou rated), sem tentar adivinhar o futuro.
Continuo a achar que esta rate de carregamento em km's leva a erros, concordo que a velocidade de carregamento não tem nada a haver com autonomia restante, mas a realidade é que os casos que encontrei era nesse sentido que o interpretavam.

As pessoas podem ter mais ou menos experiência e cometer erros de análise, mas achei curioso 3 casos com a mesma lógica de interpretação dos dados e quando eu questionei os gastos médios aos 100km a uma das pessoas, percebi que não sabia e depois disse-me que já teve que conduzir a 50km/h na AE com os camiões a buzinar, o que não é muito normal para um 90D.

O software da Tesla é excelente certamente, mas dar dados em km's não me parece muito lógico, sobretudo para quem não dominar a maquina.

Podemos ter uma situação do género :"bem já carreguei 120km/kWh por vou parar o carregamento... ", depois aumenta o ritmo da viagem e quando dá por ela já não vai ter autonomia suficiente e vai ter de reduzir a velocidade drasticamente.
alexmol Escreveu:rimsilva, qual seria a alternativa? Mostrar os kWh?
Não se trata de alternativa, mas sim mostrar o que está a entrar no "depósito", afinal quando estamos a abastecer um CI também vemos os litros que estão a entrar no depósito.
alexmol Escreveu: Quem tem um carro a gasolina guia-se pela autonomia em kms ou pelos litros que ainda tem no depósito?
Num CI a lógica é a mesma, a autonomia em km's vale pouco, tudo depende do peso no pé, só que aqui as coisas são bem mais simples porque basta olhar para o ponteiro e parar a qualquer momento, quando chega ao último quarto de depósito ou quando liga a luz de reserva (para os mais distraídos), por exemplo.

Eu preferia pensar sempre na percentagem que tenho de bateria.

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Tesla já em Português

Mensagem por RS232CSerialUser » 06 mar 2017, 10:37

rimsilva Escreveu: ...
Podemos ter uma situação do género :"bem já carreguei 120km/kWh por vou parar o carregamento... ", depois aumenta o ritmo da viagem e quando dá por ela já não vai ter autonomia suficiente e vai ter de reduzir a velocidade drasticamente.
É verdade q o carro tem tanta coisa q demoramos a aprender a usar. Dito isto no Tesla Model S só fica com bateria a zero sem carga quem quer. Muito antes, mas muito antes mesmo, de ocorrer o q descreve o carro diz "mantenha-se abaixo de 120 km/h para chegar ao destino", ou 110, ou 95, o q for. Mas isto é o cenário pior, q só acontece se quisermos: há uma monitoria em tempo real que permite q isto nunca aconteça. E que permite também estar a carregar e em tempo real saber qdo posso parar a carga para continuar sem ficar a zero na bateria p chegar ao destino. O carro leva em linha de conta
. consumo médio
. declive do trajecto até ao destino q influencia consumo
. velocidade max dos troços do trajecto até ao destino
. trânsito nos troços até ao destino
Respeitando as velocidades máximas chega-se com = ou mais bateria do q ele indica. Como ou onde se vê? Trip.
Há dias um outro dono de Tesla Model S perguntou-me qdo entrou no meu carro:
- O que é isso?
O Trip. Pela reacção percebi que nunca tinha visto e nunca tinha usado. Tem o carro ha duas vezes mais tempo que eu. O trip permite perceber, qdo carrego, qdo posso parar a carga e seguir viagem p chegar com carga, e qta, ao destino. Neste link fiz uma pequena demo:
https://ontheroadwithtesla.wordpress.co ... e-model-s/
A demo só não mostra o trip em uso qdo em carga a meio da viagem mas no resto explica tudo com exemplos step by step. Com o trip em uso e em carga a curva sobe e mostra em tempo real a % de carga no fim. Se está a -1% no fim do trajecto pode ocorrer q para chegar tenha q ir a menos de 110 km/h (autoestrada). Se deixar carregar até o trip subir a 4 ou 5% no destino, podemos seguir viagem de imediato normalmente. E o AC ou o aquecimento pouco ou nada influenciam os cálculos.
Para viajar o Model S é o melhor, curtas ou longas viagens, com ou sem superchargers, mesmo a atravessar Espanha hoje (indo por Salamanca, já fiz várias vezes, tem 0 = zero drama), com o Trip o Model S é o VE de hoje para qq tipo de utilização.
Disclaimer: não tenho acções Tesla nem % nas vendas. Se quiserem usar o referal link estejam à vontade, 1000€ de desconto :-) Gosto da Tesla, só isso.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Tesla já em Português

Mensagem por rimsilva » 06 mar 2017, 10:52

RS232CSerialUser Escreveu:
rimsilva Escreveu: É verdade q o carro tem tanta coisa q demoramos a aprender a usar. Dito isto no Tesla Model S só fica com bateria a zero sem carga quem quer. Muito antes, mas muito antes mesmo, de ocorrer o q descreve o carro diz "mantenha-se abaixo de 120 km/h para chegar ao destino", ou 110, ou 95, o q for. Mas isto é o cenário pior, q só acontece se quisermos: há uma monitoria em tempo real que permite q isto nunca aconteça. E que permite também estar a carregar e em tempo real saber qdo posso parar a carga para continuar sem ficar a zero na bateria p chegar ao destino. O carro leva em linha de conta
. consumo médio
. declive do trajecto até ao destino q influencia consumo
. velocidade max dos troços do trajecto até ao destino
. trânsito nos troços até ao destino
Respeitando as velocidades máximas chega-se com = ou mais bateria do q ele indica. Como ou onde se vê? Trip.
Há dias um outro dono de Tesla Model S perguntou-me qdo entrou no meu carro:
- O que é isso?
O Trip. Pela reacção percebi que nunca tinha visto e nunca tinha usado. Tem o carro ha duas vezes mais tempo que eu. O trip permite perceber, qdo carrego, qdo posso parar a carga e seguir viagem p chegar com carga, e qta, ao destino. Neste link fiz uma pequena demo:
https://ontheroadwithtesla.wordpress.co ... e-model-s/
Só não tem o trip em udo qdo em carga mas no resto explica tudo com exemplos step by step.
Excelente informação. Obrigado.

Não duvidava que seria assim, mas possivelmente a pessoa que referi não definiu o destino e depois aconteceu essa situação.

Custa-me aceitar que um 90D tenha de circular a 50km/h na autoestrada, mas lá está, também vemos CI's parados na estrada por falta de combustível.

Ainda por cima fez-me perder imenso tempo em Pombal, quando cheguei faltavam 8min para os 30min estabelecidos, mas ficou a carregar mais de 20min até aos 99%, porque tinha medo de não conseguir fazer 350km! :?

MINInDalila
Mensagens: 204
Registado: 22 jan 2016, 11:55

Re: Tesla já em Português

Mensagem por MINInDalila » 06 mar 2017, 13:24

Para além do que já foi referido relativamente à aplicação trip, o carro também disponibiliza a informação de carga em distancia ou energia. Quando selecionada a opção energia, o estado da carga é disponibilizada sob a forma de percentagem (em vez de autonomia) e durante a carga, disponibiliza info de "rate of charge" em kW (em vez de km/h) e carga adicionada em kWh (em vez de km). A adicionar a isto, só por desconhecimento é que não se sabe o consumo do carro porque o carro diz-nos em vários locais os seu consumo (em Wh/km)...

(PS: Fazer Pombal-Salamanca direto é possível mas fica próximo limite da autonomia dos carros porque há um ganho em altitude de 750m.)

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Tesla já em Português

Mensagem por RS232CSerialUser » 06 mar 2017, 15:49

MINInDalila Escreveu: ...
(PS: Fazer Pombal-Salamanca direto é possível mas fica próximo limite da autonomia dos carros porque há um ganho em altitude de 750m.)
Verdade!
De ou para o centro, pessoalmente sou cauteloso e conservador: faço pela Covilhã, Serra Shopping, há quem pare em Castelo Branco.
Antes de haver PCR em Santarém: Aveiras-Covilhã-Salamanca-Burgos (museu, agora já tem Superchargers).
Agora com o PCR de Santarém até é mais fácil e faz-se mto bem.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Tesla já em Português

Mensagem por rimsilva » 06 mar 2017, 15:58

RS232CSerialUser Escreveu:
MINInDalila Escreveu: ...
(PS: Fazer Pombal-Salamanca direto é possível mas fica próximo limite da autonomia dos carros porque há um ganho em altitude de 750m.)
Verdade!
Pessoalmente sou cauteloso e conservador: faço pela Covilhã, Serra Shopping, há quem pare em Castelo Branco.
Antes de haver PCR em Santarém: Aveiras-Covilhã-Salamanca-Burgos (museu, agora já tem Superchargers).
Agora com o PCR de Santarém até é mais fácil e faz-se mto bem.
Depois do Tesla que falei (90D) estava outro (julgo que 85) à espera do fim do meu carregamento que também ía para Salamanca, por precaução disse-me que iria carregar em Viseu, no posto de 22Kw junto da EDP.

MINInDalila
Mensagens: 204
Registado: 22 jan 2016, 11:55

Re: Tesla já em Português

Mensagem por MINInDalila » 16 mar 2017, 12:12

A Tesla vai estar no Porto de 23 a 26 de março.

https://www.tesla.com/pt_PT/event/test- ... x-em-porto

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Tesla já em Português

Mensagem por mjr » 16 mar 2017, 12:16

Estou à espera do contacto deles para marcar :)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

MINInDalila
Mensagens: 204
Registado: 22 jan 2016, 11:55

Re: Tesla já em Português

Mensagem por MINInDalila » 21 mar 2017, 22:57

Mais três Destination Charger em Portugal.
- Pena Park Hotel (2 x 22 kW)
- Holiday Inn Express Porto Exponor (22 kW)
- Palacio Estoril Hotel Golf & Spa (22 kW)

Responder

Voltar para “Tesla”