Substituição do eMMC no MCU do TMS
Enviado: 25 abr 2020, 13:03
Como poderão saber, os TMS e TMX produzidos antes de Fevereiro de 2018 vêm equipados com a primeira versão do MCU e este apresenta um problema fundamental com o eMMC (a unidade de "disco" do computador): ao fim de alguns anos e muitas escritas este começa a falhar até ao ponto onde o MCU "morre". A solução oferecida pela Tesla quando o MCU "morre" é a substituição integral do MCU por uma unidade recondicionada de primeira geração.
https://insideevs.com/news/376037/tesla ... ory-issue/
Se a avaria ocorrer em garantia tudo bem, fora de garantia é uma reparação pesada...
Outra solução também referida no artigo acima é a substituição do eMMC (de preferência antes de este falhar), mas a Tesla não faz nem suporta este serviço. Em Portugal não encontrei quem o fizesse, na Europa encontrei excelentes referências a esta oferta:
https://translate.google.com/translate? ... -reparatie
Para quem for a Eindhoven eles têm um serviço em que fazem tudo. Não sendo possível, cada um terá de remover o seu MCU, abri-lo e remover a placa Tegra onde está o eMMC, enviá-la para a Holanda e depois fazer o trabalho contrário.
Na América já se registaram muitos casos destes, em Portugal começámos a assistir a alguns casos com uma frequência que me estava a deixar pouco sossegado. Aproveitando este tempo de quarentena em que o carro está parado e está, decidi avançar na troca do eMMC.
A primeira dificuldade é chegar ao MCU para o retirar, é preciso desmontar uma parte significativa do interior do carro. Há muitos vídeos a explicar como fazer, passo a passo, eu segui este:
https://www.youtube.com/watch?v=cOseSD3O1xA
Aproveitando que ia ter tudo desmontado, encomendei à Tesla o modem 4G/LTE para substituir o 3G que o carro tinha. O suporte do holandês foi incrível, a identificar o tipo de cartão SIM, na referência da própria placa a encomendar, na colocação em funcionamento de tudo depois da montagem, etc. Fantástico mesmo.
Já chega de conversa, vamos ao que interessa



No vídeo é demonstrado o desligar da bateria de 12V e da bateria de tracção mas, seguindo as recomendações e instruções do holandês, é necessário apenas encontrar e remover o fusível do MCU. Fazendo isto é possível (e até recomendado diria eu) voltar a colocar o MCU no sítio, sem a placa e sem LCD. Desta forma continua a ser possível conduzir o carro, carregar em AC a uma potência bastante baixa e, mais importante, manter a bateria de 12V carregada automaticamente pelo carro. Se isto não for feito, terá de se colocar um carregador de baterias enquanto o MCU estiver fora. Fica esta coisa gira

Quando chegou a placa (2 dias, serviço incrível!) e o modem da Tesla (2 semanas) foi "só" voltar a montar, colocar o MCU no sítio e voltar a montar o carro, seguindo o vídeo novamente. Está tudo a funcionar.
https://insideevs.com/news/376037/tesla ... ory-issue/
Se a avaria ocorrer em garantia tudo bem, fora de garantia é uma reparação pesada...
Outra solução também referida no artigo acima é a substituição do eMMC (de preferência antes de este falhar), mas a Tesla não faz nem suporta este serviço. Em Portugal não encontrei quem o fizesse, na Europa encontrei excelentes referências a esta oferta:
https://translate.google.com/translate? ... -reparatie
Para quem for a Eindhoven eles têm um serviço em que fazem tudo. Não sendo possível, cada um terá de remover o seu MCU, abri-lo e remover a placa Tegra onde está o eMMC, enviá-la para a Holanda e depois fazer o trabalho contrário.
Na América já se registaram muitos casos destes, em Portugal começámos a assistir a alguns casos com uma frequência que me estava a deixar pouco sossegado. Aproveitando este tempo de quarentena em que o carro está parado e está, decidi avançar na troca do eMMC.
A primeira dificuldade é chegar ao MCU para o retirar, é preciso desmontar uma parte significativa do interior do carro. Há muitos vídeos a explicar como fazer, passo a passo, eu segui este:
https://www.youtube.com/watch?v=cOseSD3O1xA
Aproveitando que ia ter tudo desmontado, encomendei à Tesla o modem 4G/LTE para substituir o 3G que o carro tinha. O suporte do holandês foi incrível, a identificar o tipo de cartão SIM, na referência da própria placa a encomendar, na colocação em funcionamento de tudo depois da montagem, etc. Fantástico mesmo.
Já chega de conversa, vamos ao que interessa




No vídeo é demonstrado o desligar da bateria de 12V e da bateria de tracção mas, seguindo as recomendações e instruções do holandês, é necessário apenas encontrar e remover o fusível do MCU. Fazendo isto é possível (e até recomendado diria eu) voltar a colocar o MCU no sítio, sem a placa e sem LCD. Desta forma continua a ser possível conduzir o carro, carregar em AC a uma potência bastante baixa e, mais importante, manter a bateria de 12V carregada automaticamente pelo carro. Se isto não for feito, terá de se colocar um carregador de baterias enquanto o MCU estiver fora. Fica esta coisa gira


Quando chegou a placa (2 dias, serviço incrível!) e o modem da Tesla (2 semanas) foi "só" voltar a montar, colocar o MCU no sítio e voltar a montar o carro, seguindo o vídeo novamente. Está tudo a funcionar.