Tesla vai remover sensores ultra-sónicos
Tesla vai remover sensores ultra-sónicos
Depois da controversa remoção do radar nos seus carros, agora a Tesla prepara-se para começar a remover os sensores ultra-sónicos do Model 3 e Y. Esta alteração implicará perda de funcionalidades, por tempo indefinido, tal como aconteceu com o radar.
https://www.tesla.com/support/transitio ... sla-vision
Enfim, estou cada vez mais desiludido com a Tesla.
https://www.tesla.com/support/transitio ... sla-vision
Enfim, estou cada vez mais desiludido com a Tesla.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Tesla vai remover sensores ultra-sónicos
Espero mesmo que continuem a usar esses sensores nos carros que ainda os têm, como o meu. Se para recuar concordo que a câmara traseira é suficiente, no caso da frente não existe câmara (a câmara mais à frente fica no para brisas...) e por isso ou continuam com os sensores ou então têm de colocar uma câmara algures na frente.
Mesmo o melhor processamento de imagens não pode modelar aquilo que não vê.
Mesmo o melhor processamento de imagens não pode modelar aquilo que não vê.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 812
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: Tesla vai remover sensores ultra-sónicos
Tens malta a defender a decisão alegando que também só temos 2 câmaras(olhos) e conseguimos perfeitamente estacionar e ter percepção do espaço.mjr Escreveu: ↑07 out 2022, 20:23Espero mesmo que continuem a usar esses sensores nos carros que ainda os têm, como o meu. Se para recuar concordo que a câmara traseira é suficiente, no caso da frente não existe câmara (a câmara mais à frente fica no para brisas...) e por isso ou continuam com os sensores ou então têm de colocar uma câmara algures na frente.
Mesmo o melhor processamento de imagens não pode modelar aquilo que não vê.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Tesla vai remover sensores ultra-sónicos
Eu sei... mas com esse argumento é que nesse caso nem seria nunca sequer preciso ter sensores nos carros pois a nossa rede neuronal conseguiria sempre prever as distâncias. Eu discordo deste argumento... O que quero dizer é que há incerteza a partir do momento em que deixas de ver o objeto (e há situações onde ele nunca estaria visível sequer), e por isso o resultado será sempre muito pior do que com dados concretos e confiáveis como os de um sensor dedicado ou uma câmara com visão total.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 116
- Registado: 25 ago 2019, 16:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Tesla vai remover sensores ultra-sónicos
Para quem acompanhou a situação, eu comparo estas decisões da Tesla à situação à uns anos entre os aspiradores Roomba série 900 e os Xiaomi.
Os pioneiros Roomba apostaram na câmara para o mapeamento/navegação, a Xiaomi surgiu com o sistema lidar laser LDS.
Passados alguns anos, a Roomba contínua a defender que a câmera é o melhor sistema e a Xiaomi adicionou câmera ao sistema lidar laser LDS.
Os dois sistemas têm vantagens e desvantagens e ninguém consegue dizer que na prática o mapeamento/navegação de um é muito superior ao outro. Por exemplo a Roomba sente dificuldade em aferir distancias com cores escuras e ambientes com pouca luz (a marca recomenda deixar as luzes ligadas em ambientes escuros) e o lidar com objectos reflexivos e com o material dos objetos.
Eu sou da opinião que quanto mais informação melhor desde que depois se consiga tratar essa informação, pelo que penso a junção de todos os sistemas faz mais sentido.
Lembro-me de duas situações...
Uma, aqui à uns anos, a minha esposa mesmo tendo reduzido a baixa velocidade não conseguiu ver um cabo de aço de que um senhor teve a infeliz ideia de atravessar a toda a extensão da faixa de rodagem numa noite num local pouco iluminado, mas o sistema da Tesla também não o conseguiu ver e evitar o acidente.
Outra situação foi mais recente, estava a circular por uma estrada nacional com grandes retas (leia-se tendência a grandes velocidades) e rotundas no meio de um pinhal. Quando subitamente levantou-se um nevoeiro em que os meus olhos não conseguiram ver nada. Para não ficar parado no meio de uma reta ou rotunda, e como não conhecia o local, tive de me guiar pelo sistema de navegação do carro para tentar sair daquela situação sem ter nenhum acidente.
Os pioneiros Roomba apostaram na câmara para o mapeamento/navegação, a Xiaomi surgiu com o sistema lidar laser LDS.
Passados alguns anos, a Roomba contínua a defender que a câmera é o melhor sistema e a Xiaomi adicionou câmera ao sistema lidar laser LDS.
Os dois sistemas têm vantagens e desvantagens e ninguém consegue dizer que na prática o mapeamento/navegação de um é muito superior ao outro. Por exemplo a Roomba sente dificuldade em aferir distancias com cores escuras e ambientes com pouca luz (a marca recomenda deixar as luzes ligadas em ambientes escuros) e o lidar com objectos reflexivos e com o material dos objetos.
Eu sou da opinião que quanto mais informação melhor desde que depois se consiga tratar essa informação, pelo que penso a junção de todos os sistemas faz mais sentido.
Lembro-me de duas situações...
Uma, aqui à uns anos, a minha esposa mesmo tendo reduzido a baixa velocidade não conseguiu ver um cabo de aço de que um senhor teve a infeliz ideia de atravessar a toda a extensão da faixa de rodagem numa noite num local pouco iluminado, mas o sistema da Tesla também não o conseguiu ver e evitar o acidente.
Outra situação foi mais recente, estava a circular por uma estrada nacional com grandes retas (leia-se tendência a grandes velocidades) e rotundas no meio de um pinhal. Quando subitamente levantou-se um nevoeiro em que os meus olhos não conseguiram ver nada. Para não ficar parado no meio de uma reta ou rotunda, e como não conhecia o local, tive de me guiar pelo sistema de navegação do carro para tentar sair daquela situação sem ter nenhum acidente.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Tesla vai remover sensores ultra-sónicos
Sem dúvida! Nós próprios usamos vários sentidos para conduzir: visão, audição, equilíbrio (sensores de aceleração/rotação nos ouvidos), tato (feedback do volante, por exemplo). E as redes neuronais são a melhor solução para esta integração de informação, pelo que nem vejo qual seria o problema da Tesla em usar dados de vários sensores, exceto falta de capacidade de processamento.CoolZeroFCP Escreveu: ↑08 out 2022, 09:27
Eu sou da opinião que quanto mais informação melhor desde que depois se consiga tratar essa informação, pelo que penso a junção de todos os sistemas faz mais sentido.
Outra questão importante é que o objetivo da condução autónoma não é ter um nível humano de condução. Esse já sabemos que apesar de ser incrível em muitas situações, origina imensos acidentes. Por isso o argumento de que se nós usamos apenas a visão (que não é completamente verdade) então uma máquina também o poderá fazer, não cola, pois precisamos ter um nível de condução superior ao humano, isto para sair do nível 2 de condução autónoma. E para isso é necessário ter sistemas que aumentem a visão em luz visível. A situação do nevoeiro é claramente um problema da visão em luz visível.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Nonnus
- Mensagens: 2999
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Tesla vai remover sensores ultra-sónicos
Se assim fosse então toda a gente desde que não fosse cego podia conduzir e sabemos que não é bem assim.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
Re: Tesla vai remover sensores ultra-sónicos
O meu problema é a Tesla estar a remover os sensores sem ter uma solução equivalente com as câmaras. Então tem que limitar funções com a promessa que no futuro vão deixar de estar limitadas. E já sabemos como é a Tesla/Elon Musk com as promessas...
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Tesla vai remover sensores ultra-sónicos
Soon...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3044
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Tesla vai remover sensores ultra-sónicos
Pois eu penso que existe qualquer COISA (lá vem este com as teorias da conspiração, dirão) que lhe estão de certo modo a impor, para
ele manter determinados mercados, para alguma ou algumas das suas empresas
ele manter determinados mercados, para alguma ou algumas das suas empresas
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019