Y - o I Grego

Fórum de discussão sobre todos os modelos da Tesla.
pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Y - o I Grego

Mensagem por pbaptista » 14 fev 2024, 14:54

BrunoAlves Escreveu:
14 fev 2024, 13:41
mafgod Escreveu:
14 fev 2024, 10:32
Ok, então o Self Drive é mesmo para esquecer lol
Olha que não... Eu com muito trânsito também não uso muito porque, mesmo em AE, aborrece-me o CC adaptativo abrandar às vezes muito quando quero ultrapassar, ou mesmo essa cena dos piscas. Mas quando não tens de mudar muito de faixa o AP dos Tesla (pelo menos o meu que é chaço) é brutal de bom. Em nacional, sobretudo onde só vais a "seguir a manada" e só tens de seguir, então é bestial. Faz tudo sozinho menos rotundas.
Não cries anticorpos antes de lhe dares uma oportunidade (mesmo com as nóias que tem, e que de facto tem).
pbaptista Escreveu:
14 fev 2024, 12:53
No ID3 tenho mapas satelite com o Android Auto, a Tesla não tem?
Não há Android Auto nem CarPlay nos Tesla. Como tem o mapa da Google mostra tudo no próprio GPS, mas só a quem tem a conectividade Premium (quem não tem, só tem o GPS "normal")
Curiosamente eu gosto mais da visão "limpa" do GPS na vista sem satélite, mas isso tanto no Tesla como no Maps/Waze do Android Auto no carro de trabalho.
Em relação ao Travel Assistant no ID3, utilizo-o com frequencia nas viagens longas (estradas nacionais e AE), principalmente quando vou ou venho de Espanha, é bastante util.
Também o utilizo quando estou cansado ou com sono, já me safou de eventuais dissabores. Mas tem algumas coisas chatas, lê limites de velocidade que não existem, na A8 quando venho das Caldas da Rainha para Lisboa, a seguir a Torres Vedras, no fim da subida da serra do Socorro ele teima em "ver" um 70 e trava, como já sei acelero para evitar a travagem brusca. Outro detalhe chato é nas AE quando quero ir a 110 e passo por um sinal de 120, ele passa para 120 e tenho que novamente reduzir a velocidade, apesar destas imperfeições, não sendo um "need to have" reconheço a utilidade, principalmente com a idade vamos perdendo faculdades.

Habituei-me à visão satelite e em estradas que não conheço é util para saber o que vou apanhar pela frente. Tendo essa possibilidade uso-a, por vezes quando a minha mulher vai comigo e o carro sincroniza primeiro com o telemovel dela (Apple) do que com o meu, tenho que pedir a ela para desligar do ID3. :D

Edit: Há outra vantagem na utilização do travel assistant, os radares, por vezes não vou atento e o facto de ele travar para a velocidade correta evita multas. :D

Em relação a curvas, a mais chata, que nem sempre consegue fazer a 120 é uma na A8, depois do Bombarral para as Caldas da Rainha, numa curva que tem sinalização luminosa activa, a 110 até agora não apanhei nenhuma que não fizesse, isto em AE. Não estou a considerar saidas ou entradas, normalmente faço-as em modo "manual".
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Nerusonu
Mensagens: 810
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Y - o I Grego

Mensagem por Nerusonu » 15 fev 2024, 00:47

Mas a "previsão" das curvas etc é parte do ACC e funciona de forma muito bem mesmo em nacionais, hás-de testar sem medos. Eu não tenho o TA, só mesmo o ACC(o que me obriga a guiar o volante), mas uso de forma bastante intensa, inclusive nas viagens casa-trabalho

cfvp
Mensagens: 1644
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Y - o I Grego

Mensagem por cfvp » 24 mar 2024, 13:15

Pode-me ter escapado, mas não vi qual a versão deste Model Y. É long range?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Y - o I Grego

Mensagem por mafgod » 24 mar 2024, 14:12

Nope, é a base :)

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Y - o I Grego

Mensagem por mafgod » 03 abr 2024, 11:12

Nesta páscoa fomos à Serra da Estrela e pernoitamos na Guarda (e não na Covilhã), no hotel https://www.hotellusitania.pt/, que tem o supercharge da Tesla :-)

Saímos de casa a 100%, apanhamos a A1 em Bucelas, A23 até ao Continente Modelo em Castelo Branco para uma carga rápida de 15min (~11kWh +~20%) e um reforço do pequeno almoço :-)
Demoramos bem mais do que 15min... Seguimos para a A23 em direção à Covilhá e subida à serra.... estradas cortadas no acesso à torre e portanto só fomos até à zona dos limpa neves.... descida para o Serra Shopping na Covilhã para almoço e uma carga rápida de 42mins (não foram 35min mas 42min) (7,5kWh) (não era necessário mas, não sabendo como estaria a estrada até Guarda e para descanso dos ocupantes :-) )
Carreguei usando a APP MIIO, que depois de me assustar com a simulação (OPC a 0,30€/min!!!) lá coloquei a carregar já que no posto havia a indicação de OPC a 0,030€/min. Claro que cobraram a 0,30€/min, já expus o acontecido à MIIO que já enviou ao OPC as evidências! A ver vamos!
Seguimos depois para o hotel pela A23 e chegamos acima de 20%.... não era mesmo necessário a carga no shopping :-(

Chegada ao hotel e coloquei o carro a carga, plug and charge mesmo lol :-)
15,02€ preço total para ficar praticamente a 100% :-)
Devem ter sido carregados 53,64kWh (penso que o preço no supercharge são 0,28€/kWh)

Dia seguinte, passamos por Manteigas e subida à serra... novamente estradas cortadas para a torre... descida para o Serra Shopping para almoço. Depois, A23 e A1 até Fátima onde fui carregar ao Continente Bom dia por 15min. Cheguei com 30% e carregou até aos 50%. Seguimos depois viagem IC9/A8 e saimos em Torres Vedras Sul até casa... chegamos com 20 e poucos... ou seja, nem era necessário carregar em Fátima.

Assim, em jeito de resumo e com apoio do Timeline do Google:
356km no 1º dia e 374km no 2º dia = 730km
15,02€ (supercharger) + 17,66€ (MIIO provisório, falta retificar!!!) + 0€ (continente)= 32,68€ (falta correção da MIIO).

Carregar em casa para repor.... talvez uns 45kWh.... bem menos de 4€ (tenho indexado e vazio anda neste periodo abaixo de 0,04€/kWh...

Poderia ter evitado umas quantas portagens mas prontos :-)

E com estas voltinhas todas, já conta com quase 7.000km em praticamente 3meses nas minhas mãos...
Última edição por mafgod em 14 abr 2024, 20:57, editado 2 vezes no total.

cfvp
Mensagens: 1644
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Y - o I Grego

Mensagem por cfvp » 03 abr 2024, 11:29

Obrigado. Só um pormenor que achei estranho, num posto rápido carregaste apenas 7,5kWh em 35min?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Y - o I Grego

Mensagem por mafgod » 03 abr 2024, 11:42

No Serra Shopping o posto é de 22kW, portanto o máximo que carregava era 11kWh numa hora.... sendo 42min de carga é fazer as contas (confirmei na APP novamente e foram 42min e não 35min)

cfvp
Mensagens: 1644
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Y - o I Grego

Mensagem por cfvp » 03 abr 2024, 11:54

Ah ok, semi-rápido então. :D
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Nerusonu
Mensagens: 810
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Y - o I Grego

Mensagem por Nerusonu » 14 abr 2024, 18:53

Há um Supercharger num hotel na serra da estrela?
Não era em Castelo Branco?

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Y - o I Grego

Mensagem por mafgod » 14 abr 2024, 20:59

Enganei-me na descrição da viagem... o hotel onde pernoitei foi na Guarda no hotel https://www.hotellusitania.pt/, que tem vários supercharges da Tesla :-)
Não é Destination Charge, é mesmo um supercharger com vários postos de carga.

Responder

Voltar para “Tesla”