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Re: Test drive e-NV200

Enviado: 02 dez 2014, 00:45
por VETL
mrr Escreveu:Quantos foram os km´s médios por carga? Facilmente se faz 120km?
É pá. Estou cansado. Não me façam ir fazer contas.
Contei-vos tudo e mostrei tudo a esse respeito.
Gastei uma carga completa e outra até aos 14% no CB.
Tem os km iniciais e finais de cada uma, quer nas fotos do CB quer no Leaf Spy.
E tem também as leituras do contador antes e depois dos carregamentos.
Como dizia o ex-PM A. Guterres: "É uma questão de fazer contas..."

:twisted:

Note-se que a condução esteve um pouco afastada de uma condução normal (para pior) e os 120 foram ultrapassados com uma carga.
Só para ter uma ideia, quando fiz o mesmo ao meu Leaf aquando da aquisição, só fiz 100Km e em condições menos agressivas...
mrr Escreveu:Pelo que percebi apenas faz a refrigeração do pack quando esta a carregar, correcto?
Sim, parece-me que a refrigeração do pack será apenas durante o carregamento.
Mas só atingi 29ºC. Não sei o que acontecerá em situações mais severas a nível de temp.ª do pack...
Mas não me parece. Deve ser mesmo só em carregamento. É o que me parece fazer sentido.
Amanhã vou tentar abordar esse tema mais em pormenor.

Re: Test drive e-NV200

Enviado: 02 dez 2014, 01:21
por RJSC
Imagem

Aqui está a alteração ao sistema de A/C para refrigeração da bateria: um tubo extra soldado no dos tubos que vão para o habitáculo, e nos tubos finos, 2 valvulas que permitem abrir o circuito de refrigeração para o permutador de calor do habitáculo, da bateria, ou ambos em simultâneo.
Com 2 Tês, 2 válvulas e um reenchimento do circuito de A/C dava para fazer o memso em qualquer Leaf... O pior é conseguir meter um permutador de calor e uma ventoinha dentro da caixa das baterias.
Mas nos Leafs Mk2 é inadmissível que a Nissan não o tenha feito...

Re: Test drive e-NV200

Enviado: 02 dez 2014, 09:31
por vgomes
mrr Escreveu:Pelo que percebi apenas faz a refrigeração do pack quando esta a carregar, correcto?

Pensava que era só qd efectuava carregamentos rápidos.
Fui ver a encontrei isto da altura do seu lançamento:

"According to the European press materials, the "bespoke cooling pack" is intended for use "during quick charging," which can create a great deal of heat as the battery is recharged to 80 percent of its capacity within 30 minutes."
http://www.greencarreports.com/news/109 ... nditioning

Será que entretanto mudaram alguma coisa?


Vgomes

Re: Test drive e-NV200

Enviado: 02 dez 2014, 10:28
por mjr
Não deve ter mudado nada, o tom oficial deve ser esse para não manchar (muito) a imagem do Leaf que não tem qualquer arrefecimento. Se a bateria está quente, tem de ser arrefecida, seja numa carga rápida ou lenta.

Arrefecer durante a condução não faz sentido pois a química do Leaf é extremamente segura, ao contrário da química usada pela Tesla que precisa de ser arrefecida por questões de segurança.

Re: Test drive e-NV200

Enviado: 02 dez 2014, 11:21
por VETL
Notem no entanto que o arrefecimento da bateria não é um equipamento de série na e-NV200:
http://www.nissan.pt/PT/pt/vehicle/elec ... odels.html
É um sistema que consta apenas nalgumas versões, sendo opção noutras.
Portanto na altura de escolher a máquina não convém descurar este aspecto.

Re: Test drive e-NV200

Enviado: 02 dez 2014, 11:28
por VETL
RJSC Escreveu:Aqui está a alteração ao sistema de A/C para refrigeração da bateria: um tubo extra soldado no dos tubos que vão para o habitáculo, e nos tubos finos, 2 valvulas que permitem abrir o circuito de refrigeração para o permutador de calor do habitáculo, da bateria, ou ambos em simultâneo.
Com 2 Tês, 2 válvulas e um reenchimento do circuito de A/C dava para fazer o memso em qualquer Leaf... O pior é conseguir meter um permutador de calor e uma ventoinha dentro da caixa das baterias.
Mas nos Leafs Mk2 é inadmissível que a Nissan não o tenha feito...
Tal o RJSC já disse e mostrou, é extremamente simples e de uma eficácia brutal este sistema de arrefecimento.
Imperdoável a Nissan não ter este sistema pelo menos no Leaf mk2.

Podem ver melhor aqui as duas electroválvulas nos tubos de retorno:

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090920.jpg[/img]

A união dos tubos de retorno, logo a seguir às electroválvulas:

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090934.jpg[/img]

E Outra perspectiva do desvio do A/C para o pack:

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090947.jpg[/img]

Re: Test drive e-NV200

Enviado: 02 dez 2014, 11:39
por VETL
E pronto. É tudo por agora.
Um agradecimento à Nissan (Entreposto Aveiro) que me possibilitou esta experiência.
Em resumo, com este sistema de arrefecimento, é um carro para fazer muitos Km por dia, bastando para isso ir tendo onde ligar à corrente.
Pensei no caso particular de todas as pessoas que conheço que têm um furgão e em todos seria possível viverem com esta carrinha sem prejudicar um milímetro o seu trabalho normal.
Nos casos dos trolhas, picheleiros, electricistas, etc, etc, que andam normalmente em obras e reparações ainda é melhor porque têm que ter sempre à disposição uma tomada com energia eléctrica para as ferramentas que usam, a qual serve também para ir carregando a carrinha.
E com uma carga rápida por perto faz muito à vontade os 200Km ou 300Km por dia sem qualquer prejuízo de tempo perdido.
Com um carro destes, só um preço muito elevado poderá servir de desculpa para andar a fazer fumo.
Deixei no concessionário a questão da possibilidade da carrinha poder ser adquirida na versão de 7 lugares.

Re: Test drive e-NV200

Enviado: 02 dez 2014, 11:40
por Orlando
Será que com algum trabalho artsanal se consiga algo no mk1 ou 2?

Qto custa a de 7 lugares?

Re: Test drive e-NV200

Enviado: 02 dez 2014, 11:42
por VETL
Orlando Escreveu:Será que com algum trabalho artsanal se consiga algo no mk1 ou 2?

Qto custa a de 7 lugares?
Quem é que disse que existem versões de 7 lugares cá Orlando?

Re: Test drive e-NV200

Enviado: 02 dez 2014, 11:46
por Orlando
Não sei se há, apenas fiquei curioso. Mas acho que esta carrinha seria uma boa escolha para 7 lugares.