Página 1 de 2

RESULTADOS DO CARWINGS

Enviado: 21 mai 2011, 12:49
por ruimegas
RESULTADOS DO CARWINGS

Caros forunistas,

Ontem recebi um convite muito interessante de me juntar ao #1 leia-se nosso amigo Filipe para fazer alguns testes à forma como evolui a autonomia do Leaf versus velocidade considerando os mais diversos factores que afectam esta relação nomeadamente as subidas e descidas, a direcção do vento, etc.

Assim pusemo-nos em marcha desde o postos de cargar rápida da A5 até à carga rápida de Aveiras de Cima (cerca de 70 kms)
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C01810.jpg[/IMG]

A carga com que saimos da A5:
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C01812.jpg[/IMG]

Durante a viagem:
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C01815.jpg[/IMG]

Penso que o Filipe irá colocar aqui oportunamente alguns resultados do Carwings e respectivos comentários

Cumprimentos

Re: RESULTADOS DO CARWINGS

Enviado: 21 mai 2011, 16:39
por batalha
Oh Rui, mete aí tu as conclusões. O #1 não gosta de escrever :D tou curioso. Para a próxima vão ao Pombal para testar a subida de Fatima :roll:

Re: RESULTADOS DO CARWINGS

Enviado: 21 mai 2011, 17:51
por ruimegas
batalha Escreveu:Oh Rui, mete aí tu as conclusões. O #1 não gosta de escrever :D tou curioso. Para a próxima vão ao Pombal para testar a subida de Fatima :roll:
Bem...o objectivo era verificar com base numa condução cuidada leia-se entre os 45 km/h e os 60 e 70 kms/h e partindo com 100% de carga da A5 se chegaríamos ao posto de carga rápida de Aveiras de Cima a 70 kms de distância com o máximo da autonomia tendo em vista ver da possibilidade do Filipe fazer uma estirada de cerca de 145 kms duma só vez a partir duma carga a 100% feita em Aveiras de Cima para chegar a Tolosa.

A conclusão é que devido a factores como ventos desfavoráveis, quantidade de subidas verso descidas e o facto da localidade estar numa zona com muitas elevações e curvas tudo aponta para a necessidade de fazer um abastecimento de pelo menos 4 kw para dar uma maior segurança à futura viagem.

Depois de "atestar-mos" em Aveiras de Cima num ponto de carga rápida novinho em folha :) o Filipe "arriscou" deixar-me a vir para Lisboa a uma velocidade superior mas ao mesmo tempo serviu para eu próprio praticar a metodologia para as minhas futuras viagens para Évora e andar duma forma contida durante algum tempo para sentir a máquina e ficar com uma ideia de qual a melhor forma de conduzir para maximizar a autonomia do carro.

Conclusões imediatas para quem tem de maximizar a autonomia:

1 - A subir devemos ter o "pé" o mais leve possível, de preferência sem afectar o tráfego, tentar subir a 50 kms/h é aconselhável;

2 - A descer devemos deixar acelerar e mesmo acelerar (dentro da velocidade legal) por forma a que a regeneração não seja excessivamente forte pois estando em ECO (claro que nestes casos se vai em ECO) a regeneração por vezes é forte demais para o meu gosto;

3 - Através do sistema de controlo do consumo tentar nunca ultrapassar os 20 kw mesmo em subida;

4 - Constatei que é necessário acompanhar o ritmo do trânsito à nossa volta e portanto é necessário por vezes "gastar" mais para não afectar os restantes condutores e caso não o façamos podemos mesmo por em risco a nossa segurança e a dos restantes veículos. Especial atenção para os camiões TIR que pareceu-me terem uma aptência natural para estarem em cima de nós :oops: :roll: .

Em resumo conclui que enquanto não estiverem mais divulgados e disponibilizados cargas rápidas pelo País ainda vamos de ter de fazer algum trabalho de planeamento dos percursos para evitar alguns sustos ( as subidas são mesmo uma "comedoras de autonomia" ).

No meu caso para Évora decidi que saio de Oeiras até ao posto de carga rápida da Caetano Power no Estádio da Luz (que está avariado já agora) onde "atesto" até aos 100% e depois tenho de me aguentar durante 125 km até Évora (em vez dos 145 kms desde Oeiras) porque a Mobi-e não consegue convencer a Camara Municipal de Vendas Novas ou de Montemor no sentido de ter um posto de apoio a VE's...mas enfim, tenho esperança de que tal ainda venha a acontecer.

Desculpem lá o longo testamento mas hoje deu-me para escrever... :?

Cumprimentos

Re: RESULTADOS DO CARWINGS

Enviado: 21 mai 2011, 19:35
por batalha
Vês, assim é muito melhor, agora o #1 mete os números e pronto :lol:
Desculpem lá o longo testamento mas hoje deu-me para escrever...
O Filipe tinha despachado isto com 1/10 da energia :geek: :mrgreen: :ugeek:

A solução para ambos os dois :lol: chama-se Montemor-o-Novo, criem um movimento para instalar um carregamento rápido em Montemor-o-Novo, têm o meu apoio :idea:

Re: RESULTADOS DO CARWINGS

Enviado: 21 mai 2011, 20:15
por ruimegas
Dados e comentários obtidos através do Carwings do #1 Filipe:

"Como diz o Batalha, detesto escrever pela simples razão de a ponta do dedo indicador já estar gripada, e quando acabo de escrever uma palavra
quase que já esqueci o que queria dizer ( escrever, comunicar, falar, sei lá ), pelo contrário o Ruimegas adora escrevinhar fazendo minhas as suas
palavras neste tópico, em que ele descreve com perfeição o PRIMEIRO TESTE DRIVE DE AUTOESTRADA EM PORTUGAL pelo TEAM FILIPE+RUIMEGAS
para o FORUM NISSANLEAFPT.
Seguem imagens capturadas do meu espaço no Site You+Nissan secção Carwings ( muito mais fácil copiar-colar que escrever ):
( Desculpem lá, mas o PC Hoje não quer escrever os H's pequenos )
Reparem que tivemos sempre nota MÁXIMA 5, excepto na regeneração, pois prefiro utilizar a energia cinética do Leaf directamente do que
regenerada, ( pois á sempre perdas ), porque o nosso objectivo primário era o máximo alcançe ( penso eu de que :roll: )

Aqui estão a imagens:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Re: RESULTADOS DO CARWINGS

Enviado: 21 mai 2011, 20:21
por ruimegas
Estou muito bem impressionado com estes screens...:)

Só tenho pena de por ter tido um "pé de chumbo" não se ter obtido melhores resultados ;)

Chamo a atenção que os 0,1 € por kw apresentados no ultimo ecrã fica-se a dever ao facto do Filipe ter painéis fotovoltaícos no telhado a produzir e a "injectar" na rede electricidade e como tal ter uma tarifa ainda melhor que o normal do mortais como eu :cry:

Cumprimentos

Re: RESULTADOS DO CARWINGS

Enviado: 21 mai 2011, 22:23
por Seal
O pormenor do japonês está louco :lol: :lol:

Re: RESULTADOS DO CARWINGS

Enviado: 21 mai 2011, 22:27
por batalha
ruimegas Escreveu:
Chamo a atenção que os 0,1 € por kw apresentados no ultimo ecrã fica-se a dever ao facto do Filipe ter painéis fotovoltaícos no telhado a produzir e a "injectar" na rede electricidade e como tal ter uma tarifa ainda melhor que o normal do mortais como eu :cry:

Cumprimentos
Então mas em tarifa bi-horaria não é 0,07/kWh?

Esse consumo de 0,1kWh/km quer dizer que fariam 24kw/0,1=240km :shock: :o

Com essa plantação de arvores, ao fim dum ano tens um pinhal de Leiria só teu :lol:

Re: RESULTADOS DO CARWINGS

Enviado: 22 mai 2011, 00:04
por Filipe
Aqueles 0,1 não querem dizer nada, pois aquele quadro é para calcular depois de se introduzir o valor correspondente, que neste caso é desconHecida
a tarifa que vão aplicar nos carregadores rápidos, no meu caso foi ZERO, pois ainda não se paga nada pelo abastecimento onde carregámos.
Quanto aos outros 0,1, dariam os tais 240 Km :roll: , o que custa a acreditar, pois que durante o trajecto vimos algumas discrepâncias no que
respeita a distâncias a percorrer para os pontos selecionados ao longo do trajecto. :o

Re: RESULTADOS DO CARWINGS

Enviado: 22 mai 2011, 13:34
por Seal
E um convitezinho?

Malandros... :twisted: :lol: