PIONEIRO SOFRE!
Enviado: 26 jun 2011, 00:45
De facto a experiência de condução do LEAF é única e, pelo menos no meu caso, é muito mais calma, a preocupação de economizar a energia leva-me a andar mais à “direita”, isto é mais devagar.
Mas nem tudo são rosas, e eu como acho que se aprende mais com os insucessos, vou relatar o que passou comigo e que me poderia ter estragado o fim-de-semana.
Tinha programado um encontro com amigos na zona de Sobral de Monte Agraço, que dista da minha casa cerca de 88Km o que por isso obrigava a um reabastecimento a cerca de meio caminho. Escolhi o Infantado e, para garantir que tudo corri bem, telefonei para a Mobi.e para confirmar que os postos estavam a funcionar, pois já ontem tinha tentado abastecer em Cascais junto à estação e, para além do espaço estar ocupado por carros que ali estavam estacionados, o Posto não conseguia detectar o meu cartão. Liguei para a Mobi.e e a resposta foi que tinham informação que o posto estava a funcionar. Perguntei-lhes se o problema era do cartão e eles disseram que isso era pouco provável. Falei-lhes então da viagem que pretendia fazer hoje e eles disseram que podia ir à vontade que estavam tudo OK!
Mas não estava, liguei novamente para a Mobi.e a contar o sucedido e a resposta foi a mesma, estava tudo a funcionar. Depois de uma hora, de tentativas e telefonemas, resolvi ir a outro posto situado junto à Câmara de Loures e o resultado foi o mesmo, mais uma hora de telefonemas e tentativas sem sucesso. Disseram-me então que a avaria devia ser geral e que iriam mandar o piquete que deveria chegar daí a duas horas!
Nesta altura resolvi telefonar a uns amigos que iam para o mesmo local e pedir boleia, deixando o carro estacionado junto ao posto de carga. Quando regressei fiz nova tentativa e o resultado foi o mesmo, o posto apresentava um ecrã negro e encostando lá o cartão continuava negro sem o reconhecer. Continuo na dúvida se o problema é ou não do cartão?
Resumindo as principais deficiências detectadas:
1.A Mobi.e não consegue saber se um posto está ou não operativo, pois dava-lhes sempre informação positiva e no Site está como disponível.
2.Se o problema fosse do cartão, dizem eles, que a máquina dava a indicação de cartão inválido! Será?
3.Nos locais de carregamento, que até agora visitei, há sempre carros estacionados que impedem o acesso ao local. Em Cascais há um sinal de Parque para VE mas que ninguém reconhece. Penso que deveria ser mais visível, nomeadamente com pintura de traços em amarelo no pavimento. Em Loures não havia nenhuma indicação. Relatei o caso na PSP que ficou admirada mas disse iria por a questão à CML.
4.Finalmente a celebre CARWINGS, funciona muito mal: os mapas não estão actualizados, por exemplo a CRIL ainda não consta. Quando quis saber os postos mais próximos do Infantado, o que me indicava em 1º lugar era na Alameda dos Oceanos a 8,8 Kms , quando existem outros a pouco mais de 1,0 Km, como por exemplo o que fica junto à CML. Além disso rede Telemática está muitas vezes indisponível
Mas nem tudo são rosas, e eu como acho que se aprende mais com os insucessos, vou relatar o que passou comigo e que me poderia ter estragado o fim-de-semana.
Tinha programado um encontro com amigos na zona de Sobral de Monte Agraço, que dista da minha casa cerca de 88Km o que por isso obrigava a um reabastecimento a cerca de meio caminho. Escolhi o Infantado e, para garantir que tudo corri bem, telefonei para a Mobi.e para confirmar que os postos estavam a funcionar, pois já ontem tinha tentado abastecer em Cascais junto à estação e, para além do espaço estar ocupado por carros que ali estavam estacionados, o Posto não conseguia detectar o meu cartão. Liguei para a Mobi.e e a resposta foi que tinham informação que o posto estava a funcionar. Perguntei-lhes se o problema era do cartão e eles disseram que isso era pouco provável. Falei-lhes então da viagem que pretendia fazer hoje e eles disseram que podia ir à vontade que estavam tudo OK!
Mas não estava, liguei novamente para a Mobi.e a contar o sucedido e a resposta foi a mesma, estava tudo a funcionar. Depois de uma hora, de tentativas e telefonemas, resolvi ir a outro posto situado junto à Câmara de Loures e o resultado foi o mesmo, mais uma hora de telefonemas e tentativas sem sucesso. Disseram-me então que a avaria devia ser geral e que iriam mandar o piquete que deveria chegar daí a duas horas!
Nesta altura resolvi telefonar a uns amigos que iam para o mesmo local e pedir boleia, deixando o carro estacionado junto ao posto de carga. Quando regressei fiz nova tentativa e o resultado foi o mesmo, o posto apresentava um ecrã negro e encostando lá o cartão continuava negro sem o reconhecer. Continuo na dúvida se o problema é ou não do cartão?
Resumindo as principais deficiências detectadas:
1.A Mobi.e não consegue saber se um posto está ou não operativo, pois dava-lhes sempre informação positiva e no Site está como disponível.
2.Se o problema fosse do cartão, dizem eles, que a máquina dava a indicação de cartão inválido! Será?
3.Nos locais de carregamento, que até agora visitei, há sempre carros estacionados que impedem o acesso ao local. Em Cascais há um sinal de Parque para VE mas que ninguém reconhece. Penso que deveria ser mais visível, nomeadamente com pintura de traços em amarelo no pavimento. Em Loures não havia nenhuma indicação. Relatei o caso na PSP que ficou admirada mas disse iria por a questão à CML.
4.Finalmente a celebre CARWINGS, funciona muito mal: os mapas não estão actualizados, por exemplo a CRIL ainda não consta. Quando quis saber os postos mais próximos do Infantado, o que me indicava em 1º lugar era na Alameda dos Oceanos a 8,8 Kms , quando existem outros a pouco mais de 1,0 Km, como por exemplo o que fica junto à CML. Além disso rede Telemática está muitas vezes indisponível