Página 1 de 1

CONSUMO DE ENERGIA NAS SUBIDAS

Enviado: 02 set 2011, 17:12
por JAbrizida
Hoje resolvi fazer um teste, saí de casa, e fui até Sintra, que como se sabe é uma zona que tem muitas subidas(ou descidas! :lol: ).
À partida tinha 157 Km de autonomia em ECO e S/AC.
Já tinha gasto a 1ª barra da energia.
Voltei pelo mesmo trajecto, portanto a diferença entre subidas e descidas é nula, tendo percorrido no total 16Km.
No final a autonomia era 147 Km e tinha consumido 2 barras de energia.
Comprova-se assim que, como era de esperar, a energia dispendida a subir é significativamente superior à que é regenerada na descida.

Re: CONSUMO DE ENERGIA NAS SUBIDAS

Enviado: 02 set 2011, 17:32
por mjr
Se o rendimento do motor / electrónica / baterias fosse 100% então o consumo no final do trajecto seria o mesmo que no caso de o circuito ser todo plano. Como não é 100%, talvez seja recuperada 50% da energia extra gasta a subir na descida (tendo em conta todas as ineficiências para subir e para descer).

Re: CONSUMO DE ENERGIA NAS SUBIDAS

Enviado: 02 set 2011, 18:06
por Essiemme
Deu para perceber em que direção o vento soprava, isto é, será que num sentido apanhou vento a favor mas no regresso vento frontal ??

Presumo que este fenómeno poderá desequilibrar essa balança entre consumo na subida vs consumo na descida...

sm

Re: CONSUMO DE ENERGIA NAS SUBIDAS

Enviado: 03 set 2011, 13:39
por JAbrizida
Não deu para perceber, porque além de haver pouco vento, a estrada é circundada por denso arvoredo, pelo que parece que neste caso o vento não é um factor significativo.
Outra questão é a diferença de autonomia à partida e à chegada. No primeiro percurso chegou baixar para 120Km, era praticamente todo a subir. No regresso foi o inverso pelo que recuperou 27Km.
Claro que hoje, a autonomia, passou rapidamente, em cerca de 2Km, dos 147Km para 132Km pois o percurso era novamente a subir.