Jantes vs autonomia

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Jantes vs autonomia

Mensagem por Apr » 09 abr 2014, 10:15

A unica forma de tirar a questão a limpo é mostrar os consusmos médios em versões com diferentes tamanhos de rodas. É consensual que teoricamente sim, quanto mais largo o pneu mais atrito provoca. Para mim parece ser um fator desprezável face a outros, na linha do que o mjr referiu.

Em relação ao preço dos mesmos, se com uma utilização moderada durarem 50k km, o dinheiro que se poupou em combustivel dá para um jogo de pneus novo e ainda sobra para juntar para a bateria nova :-)

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Jantes vs autonomia

Mensagem por RJSC » 09 abr 2014, 11:23

MRider Escreveu:Hum RJSC estarei a ver mais um leaf lá no horizonte ?
Como já disse noutro tópico é uma questão de dinheiro... Estando essa questão ultrapassada, sim...

As jantes 17 fazem aumentar o consumo sem dúvida, mas é o consumo em pneus. Em kWh/100km não faço ideia, pode praticamente nem se notar.
Moro numa zona rural e com as estradas de cá os pneus não duram 50000km...
Ainda mais com um VE em que não vou ter sentimentos de culpa ao pisar o acelerador se não estiver a precisar de autonomia...
A forte aceleração dos VE ajuda a limpar pneus mais rapidamente.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Jantes vs autonomia

Mensagem por RJSC » 09 abr 2014, 12:33

Orlando Escreveu:Não seja por isso, eu troco pelas minhas de 16!
Pois, mas para os modelos 2011 é necessário verificarem se as jantes 17 estão homologadas, já que na altura não existiam.
Alguém sabe?

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Jantes vs autonomia

Mensagem por VETL » 09 abr 2014, 13:56

RJSC Escreveu:
Orlando Escreveu:Não seja por isso, eu troco pelas minhas de 16!
Pois, mas para os modelos 2011 é necessário verificarem se as jantes 17 estão homologadas, já que na altura não existiam.
Alguém sabe?
Acabei de ver no meu DUA: Só tenho averbamento para um pneu.
No entanto pode ser que dê para pedir alteração.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Jantes vs autonomia

Mensagem por RJSC » 09 abr 2014, 14:04

Para a versão 2013 estão disponíveis 3 tipos de jantes no catálogo de acessórios.
Alguém tem imagens do catálogo da versão 2011?
[IMG]http://i.imgur.com/44mjwrV.png[/IMG]

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Jantes vs autonomia

Mensagem por Apr » 09 abr 2014, 14:06

RJSC Escreveu:
MRider Escreveu:Hum RJSC estarei a ver mais um leaf lá no horizonte ?
Como já disse noutro tópico é uma questão de dinheiro... Estando essa questão ultrapassada, sim...

As jantes 17 fazem aumentar o consumo sem dúvida, mas é o consumo em pneus. Em kWh/100km não faço ideia, pode praticamente nem se notar.
Moro numa zona rural e com as estradas de cá os pneus não duram 50000km...
Ainda mais com um VE em que não vou ter sentimentos de culpa ao pisar o acelerador se não estiver a precisar de autonomia...
A forte aceleração dos VE ajuda a limpar pneus mais rapidamente.

RJSC, que grande confusão, se estás a considerar um VE e estás a ir ao pormenor do pneu, eu diria que se calhar é melhor opção para ti um imiev ou primo, tem o tamanho certo de pneu, um pack de baterias muito mais pequeno e pelos vistos com arrefecimento ativo, muito mais eficiente que o Leaf e com preços bastante mais baixos. Eu experimentei um e gostei muito.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Jantes vs autonomia

Mensagem por RJSC » 09 abr 2014, 14:12

Esse é pequeno de mais para mim, que volta e meia ando com tubos ou prateleiras no carro.
Não cabe o meu barco elétrico nem os 2 aviões (elétricos) de aeromodelismo...
Depois da mudança fico apenas com um diesel de mercadorias (a rede limita muito o que se pode transportar) para pedir emprestado à namorada.
Num ZOE ainda lá conseguia meter o que queria, mas não há nenhum à venda com bateria e os que tenho encontrado sem bateria estão quase ao preço de um leaf usado com bateria.
Além disso segundo consta até hoje, uma troca de bateria é mais cara num iMiev e segundo o malm a degradação parece que vai à frente dos leafs.
Além de um Leaf 2013 ter um carregador de 6.6 kW e uma câmara de marcha atrás que ajuda muito.

Isto é uma decisão muito movida pela paixão pelos VE, mas tem que ser uma decisão financeiramente sustentável e que me sirva ou então a vida vai correr muito mal.
Já vi por aqui em mecânicos gente que comprou BMW's com 15 anos em vez de um fiat punto novo e depois não tinha dinheiro para trocar o airbag ou o abs que avariou ou outras peças, que continuam a custar tanto como para quem compre novo um carro da mesma gama.

E quando uma muda de pneus passa de meio salário para um salário completo, não são coisas que se abordem de ânimo leve.

O esforço que algo representa tem que ser sempre medido relativamente aos rendimentos mensais disponíveis...

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Jantes vs autonomia

Mensagem por Apr » 10 abr 2014, 00:05

RJSC, nao faz sentido o que dizes, se estas no limite do que podes gastar como é que só consideras leafs de 2013 e ainda por cima das versoes mais equipadas?

Estamos a falar de carros que mesmo em segunda mão são caros, e não dispensam de um seguro mais completo, pelo menos nos primeiros anos.

Desculpa se me estou a intrometer demais, eu penso como tu e compreendo-te, mas continuo a achar que para quem nao suporta o risco, um leaf de 2011 ou um ion ou c-zero ao preço certo são apostas muito mais razoáveis. E olha que o imiev com os bancos rebatidos não é nada pequeno!

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Jantes vs autonomia

Mensagem por RJSC » 10 abr 2014, 00:11

Eu quero quanto mais opiniões melhor...
Só quero a versão 2013 para ter uma bateria com 9 meses em vez de uns 2 anos...
Por incrível que pareça, só estou a considerar isto porque o Tekna que encontrei só está a mais 2100€ que o de 1ª geração de 2012 que encontrei. :shock:

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Jantes vs autonomia

Mensagem por RJSC » 10 abr 2014, 10:51

Como o carro era espanhol, apareceu hoje de manhã presencialmente "el matador" e deixou logo um sinal.
Recebi há minutos a informação.
Já era...

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”