Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]
- rjspedition
- Mensagens: 397
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]
Muito bom dia,
Vou deslocar-me a norte para ver uma hipótese de compra que, correndo bem, seguirá comigo para baixo até casa, 360km depois.
Acredito que seja uma viagem completamente trivial para aqui o pessoal , mas a concretizar-se o negócio, será a minha primeira viagem com um VE, excluindo obviamente test drive a carros já feitos.
Será com um LEAF de 30kWH cujo SOH deverá rondar os 79%.
Que cuidados terei de ter? Existe algum "truque ou manha" com os postos de carregamento que deverei observar?
Vou levar um OBD emprestado para ler com Leaf Spy e um cartão de carregamento emprestado dado que ainda não tenho nenhum.
Este plano que foi calculado é realista?
Não tenho nada contra em descer pelo IC1 a um menor ritmo se facilitar, já o fiz com o meu diesel algumas vezes e de certa forma prefiro este ritmo e o tipo de viagem, mas se o tempo apertar terá de ser em AE com cruise a 100 km/h.
Obrigado!
Vou deslocar-me a norte para ver uma hipótese de compra que, correndo bem, seguirá comigo para baixo até casa, 360km depois.
Acredito que seja uma viagem completamente trivial para aqui o pessoal , mas a concretizar-se o negócio, será a minha primeira viagem com um VE, excluindo obviamente test drive a carros já feitos.
Será com um LEAF de 30kWH cujo SOH deverá rondar os 79%.
Que cuidados terei de ter? Existe algum "truque ou manha" com os postos de carregamento que deverei observar?
Vou levar um OBD emprestado para ler com Leaf Spy e um cartão de carregamento emprestado dado que ainda não tenho nenhum.
Este plano que foi calculado é realista?
Não tenho nada contra em descer pelo IC1 a um menor ritmo se facilitar, já o fiz com o meu diesel algumas vezes e de certa forma prefiro este ritmo e o tipo de viagem, mas se o tempo apertar terá de ser em AE com cruise a 100 km/h.
Obrigado!
- rnlcarlov
- Mensagens: 2320
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]
Cá para mim não faz muito sentido aquele carregamento no Porto. Saindo com 100% de carga de Famalicão, bastaria carregar em Antuã.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6362
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]
Saindo a 100%, são 3 carregamentos. Antuã, Pombal e Santarém. Pela nacional ou AE não passando dos 100km/h, é garantido
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]
Não percebi a origem e o destino.
Eu fiz algumas viagens Porto - Lisboa de Leaf 24, é muito fácil de fazer desde que se carregue em Antuã.
Se indicares a origem e o destino em poucos minutos faço uma sugestão de itinerário no site https://www.plugshare.com/
Aliás tenho alguns videos a explicar como se faz.
Eu fiz algumas viagens Porto - Lisboa de Leaf 24, é muito fácil de fazer desde que se carregue em Antuã.
Se indicares a origem e o destino em poucos minutos faço uma sugestão de itinerário no site https://www.plugshare.com/
Aliás tenho alguns videos a explicar como se faz.
- rjspedition
- Mensagens: 397
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6362
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]
Não precisas de mais nada. Podes fazer uma simulação no ABRP ou no Plugshare como o pemifer sugeriu, mas a única coisa que precisas é de experiência e controlo do pé direito
Como te disse acho que a simulação do ABRP é muito pessimista, acho que até com um 24kWh essa viagem se fazia só com 2 paragens e alguma paciência
Como te disse acho que a simulação do ABRP é muito pessimista, acho que até com um 24kWh essa viagem se fazia só com 2 paragens e alguma paciência
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]
Esta é a minha sugestão para a tua primeira viagem!
É um itinerário absolutamente sem stresses!
Nas Caldas a desvio é pequeno e tanto podes carregar no Intermarché como no Macdonalds. Aqui está em Google Maps.
https://goo.gl/maps/reG9qvz26QucNzPP6
É um itinerário absolutamente sem stresses!
Nas Caldas a desvio é pequeno e tanto podes carregar no Intermarché como no Macdonalds. Aqui está em Google Maps.
https://goo.gl/maps/reG9qvz26QucNzPP6
- rjspedition
- Mensagens: 397
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]
Obrigado!
Amanhã darei notícias de como correu!
Amanhã darei notícias de como correu!
- rjspedition
- Mensagens: 397
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]
Olá, obrigado a todos os que contribuíram.
Está feito, a viatura já se encontra em casa, onde terá uma utilização mais indicada à sua vocação.
À saída de Pombal esqueci-me de verificar se os postos das Caldas estavam ok (erro meu), apenas verifiquei em Tornada e um estava off, e outro... off estava.
Alternativas: Miio indicava apenas a AS do Ramalhal.
Por via das dúvidas via N8 em ECO e cheguei ao posto já com o aviso de "bateria baixa" com 29km de autonomia estimada.
Com os 3 carregamentos rápidos o Leaf ficou na ultima barra antes do vermelho.
Não será carro para viagens longas, mas para as outras que são a esmagadora maioria, cá em casa todos adoraram.
Está feito, a viatura já se encontra em casa, onde terá uma utilização mais indicada à sua vocação.
Quase.É um itinerário absolutamente sem stresses!
À saída de Pombal esqueci-me de verificar se os postos das Caldas estavam ok (erro meu), apenas verifiquei em Tornada e um estava off, e outro... off estava.
Alternativas: Miio indicava apenas a AS do Ramalhal.
Por via das dúvidas via N8 em ECO e cheguei ao posto já com o aviso de "bateria baixa" com 29km de autonomia estimada.
Com os 3 carregamentos rápidos o Leaf ficou na ultima barra antes do vermelho.
Não será carro para viagens longas, mas para as outras que são a esmagadora maioria, cá em casa todos adoraram.
- Nonnus
- Mensagens: 2996
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]
Se calhar é. Alguém sem experiência à primeira faz logo 360km, quando estiver mais a vontade com o carro vai ver que é tudo muito mais simples. O meu já fez 460km seguidos apenas num dia e a estimar mal a capacidade da bateria.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km