Novato comprou 1 VE Nissan Leaf Acenta 30 kwh Usado
Enviado: 21 abr 2022, 18:14
Muito boa tarde a todos e muitos parabéns pelo excelente forum e conteúdos existentes!
Acabo de comprar meu primeiro VE, um Nissan Leaf 30 kwh de 2016 com 95.000 kms e as duvidas são imensas, ao iniciar as minhas pesquisas na net choquei com este forum
Depois de horas a ler todos os posts tenho mais duvidas que certezas...
umas vezes porque as mensagens eram antigas e entretanto podem estar ultrapassadas, outras vezes porque realmente existem muitas opiniões discordantes e não se percebe quais as que são fundamentadas em factos e quais são apenas..opiniões..
Assim, se me puderem ajudar, agradeço!
Irei 99% das vezes carregar em casa, á noite em bi-horaria.
Autonomia indicativa no mostrador ronda os 148 km a 176m, dependendo se andei ou não na autoestrada a (120 km/h) ou apenas em cidade/ nacional.
1) Meu carro não possui a possibilidade de definir o carregamento até aos 80%. (Imagino que não tenha o software mais recente uma vez que ultima revisão na marca foi em 2018).
Devo manter o carregamento normal durante a noite, até o carro querer (100%).. Ou devo eu acautelar que fica pelos 80%?
2) Devo rapidamente arranjar a nova actualização do software? Ou ficarei a perder/pior se a instalar?.. Tenho que o fazer na Nissan?
3) Quando não precisar da totalidade da bateria no dia seguinte devo carregar á mesma ou devo efectuar o maximo de kms possiveis entre carregamentos? Ou seja, mesmo que tenha autonomia suficiente para o dia seguinte, devo carregar? Ou devo limitar ao minimo o numero de carregamentos?
4) Receio ficar sem bateria antes de chegar a casa
ela estraga se carro parar completamente? É obrigatório chamar reboque ou há alternativas mais simples? Em média, e rodando entre 30 a 50 km/h, quantos kms será possivel fazer após desaparecer todos os números na autonomia prevista? 2? 5? 10?...
5) Carro irá diariamente fazer trajecto casa/Figueira da Foz - Trabalho/Coimbra - Fig da Foz.
Uma vez que passará o dia em Coimbra, onde no Verão fazem 35 a 40 graus por vezes, poderei usar o carro à mesma nestes dias? É perigoso (segurança)? Ou apenas perderá mta autonomia?
6) No inverno, devido ao frio (5 a 15 graus talvez) devo deixar na garagem ou é indeferente?..
7) Devo assegurar (programar) que carregamento termina perto da hora de sair de manha? Ou será indiferente?..
8) Gostaria de daqui a 5 anos ainda ter autonomia para + de 100 kms. 1 carregamento/semana em PCR fará muita diferença ou devo mesmo deixar os PCR's de lado?
9) Manual do carro possui folha (Francesa, carro foi importado há anos e comprei agora a particular) colada e carimbada mencionando 5 anos de garantia (bateria) e não os habituais 8 anos. Alguém passou pelo mesmo? Terei 5 ou 8 anos?..
10) Vejo pessoas a carregar na rua, nas férias.., usando extensões enormes. A minha de 10 mts rebentou logo no 1 carregamento após 1h.. onde arranjo uma extensão grande e compatível (para férias..)? Algum segredo? Reduzir os 16A para outro valor?...
Bem, não sei se alguem terá paciência para responder mas penso que ficaria aqui um belo resumo actualizado para todos os novatos que como eu se estão a iniciar.
Muitissimo obrigado pela atenção e apoio!
Boas viagens para todos!
Acabo de comprar meu primeiro VE, um Nissan Leaf 30 kwh de 2016 com 95.000 kms e as duvidas são imensas, ao iniciar as minhas pesquisas na net choquei com este forum

Depois de horas a ler todos os posts tenho mais duvidas que certezas...

Assim, se me puderem ajudar, agradeço!
Irei 99% das vezes carregar em casa, á noite em bi-horaria.
Autonomia indicativa no mostrador ronda os 148 km a 176m, dependendo se andei ou não na autoestrada a (120 km/h) ou apenas em cidade/ nacional.
1) Meu carro não possui a possibilidade de definir o carregamento até aos 80%. (Imagino que não tenha o software mais recente uma vez que ultima revisão na marca foi em 2018).
Devo manter o carregamento normal durante a noite, até o carro querer (100%).. Ou devo eu acautelar que fica pelos 80%?
2) Devo rapidamente arranjar a nova actualização do software? Ou ficarei a perder/pior se a instalar?.. Tenho que o fazer na Nissan?
3) Quando não precisar da totalidade da bateria no dia seguinte devo carregar á mesma ou devo efectuar o maximo de kms possiveis entre carregamentos? Ou seja, mesmo que tenha autonomia suficiente para o dia seguinte, devo carregar? Ou devo limitar ao minimo o numero de carregamentos?
4) Receio ficar sem bateria antes de chegar a casa

5) Carro irá diariamente fazer trajecto casa/Figueira da Foz - Trabalho/Coimbra - Fig da Foz.
Uma vez que passará o dia em Coimbra, onde no Verão fazem 35 a 40 graus por vezes, poderei usar o carro à mesma nestes dias? É perigoso (segurança)? Ou apenas perderá mta autonomia?
6) No inverno, devido ao frio (5 a 15 graus talvez) devo deixar na garagem ou é indeferente?..
7) Devo assegurar (programar) que carregamento termina perto da hora de sair de manha? Ou será indiferente?..
8) Gostaria de daqui a 5 anos ainda ter autonomia para + de 100 kms. 1 carregamento/semana em PCR fará muita diferença ou devo mesmo deixar os PCR's de lado?
9) Manual do carro possui folha (Francesa, carro foi importado há anos e comprei agora a particular) colada e carimbada mencionando 5 anos de garantia (bateria) e não os habituais 8 anos. Alguém passou pelo mesmo? Terei 5 ou 8 anos?..
10) Vejo pessoas a carregar na rua, nas férias.., usando extensões enormes. A minha de 10 mts rebentou logo no 1 carregamento após 1h.. onde arranjo uma extensão grande e compatível (para férias..)? Algum segredo? Reduzir os 16A para outro valor?...
Bem, não sei se alguem terá paciência para responder mas penso que ficaria aqui um belo resumo actualizado para todos os novatos que como eu se estão a iniciar.
Muitissimo obrigado pela atenção e apoio!
Boas viagens para todos!