BMW IX40

Fórum de discussão sobre todos os modelos elétricos plug-in da BMW.
Responder
Maranhao
Mensagens: 2
Registado: 02 mar 2024, 21:35
Data de fabrico: 25 ago 2023
Capacidade bateria: 74.6Ah

BMW IX40

Mensagem por Maranhao » 02 mar 2024, 22:28

Boa noite,
Sou proprietário de um BMW IX40. É um veiculo fantástico, apenas estou descontente com a potência de carregamento. Na ficha técnica, apresenta uma potência de carregamento máxima de 150KW, carregando até aos 80% em cerca de 31 minutos. No entanto quando carrego em postos DC verifico que a potência é muito mais baixa que a anunciada, pelo que demora muito mais tempo. Esta semana, carreguei uma vez num posto de 150KW e noutro de 180KW, e o carro nunca passou dos 76KW, demorando 48 minutos para carregar dos 32% até aos 80%.
É normal? ou será por eu ter a configuração dos barulho em carregamento CC no automático? Será outro problema configuração?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: BMW IX40

Mensagem por BrunoAlves » 04 mar 2024, 11:05

Pode depender do SOC a que começas, ou mais provavelmente poderá ser do posto.
Muitos dos postos que anunciam 150 ou mais kW só o permitem em arquiteturas de 800V. Na vasta maioria dos carros atualmente no mercado isso implica uma potência real na casa dos 80kW (dependendo da corrente).
Em que postos carregaste?

Em relação à potência que o carro suporta, a curva é assim, pelo que só tens 150kW ali num "pico". Se começaste com 32% já nunca irias passar dos ~~120kW
https://ev-database.org/car/1472/BMW-iX-xDrive40
Imagem
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Maranhao
Mensagens: 2
Registado: 02 mar 2024, 21:35
Data de fabrico: 25 ago 2023
Capacidade bateria: 74.6Ah

Re: BMW IX40

Mensagem por Maranhao » 04 mar 2024, 12:21

IMG-20240302-WA0008.jpg
O gráfico de um carregamento em Santarém

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: BMW IX40

Mensagem por frankesousa » 04 mar 2024, 13:04

E nesta época, a temperatura da bateria (em principio fria) tem muita influencia na potencia de carga também.

Eu também desligaria essa opção de "redução de ruido" deixando o carro utilizar o AC como pode para gerir a temperatura da bateria.

Sabes se tens ou não alguma opção de navegar para carregadores por forma a aquecer a bateria atempadamente?
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

civic
Mensagens: 1590
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: BMW IX40

Mensagem por civic » 04 mar 2024, 19:51

É por aí, no meu i4 raramente tem passado dos 15ªC, o que por norma anda pelos 100kW de potência de carga, só mesmo acima de 25ºC é que ele dá tudo, para isso deves pré-aquecer a bateria. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “BMW”