DB Opel Ampera - sosimple
Enviado: 11 set 2016, 14:59
Tópico de apresentação no ForumNissanLeafPT
Tópico de apresentação no ForumNovaEnergia
Diário de bordo no NovaEnergia
Dou início ao meu diário de bordo aqui no Forum NissanLeafPT com o relato da minha primeira viagem de férias com o Ampera: Odivelas --> Portimão.
Inclui um novo record pessoal de autonomia eléctrica: 107.9km
21:16 Odivelas, hora da partida:[img]https://lh3.googleusercontent.com/CwD_u ... 56-h717-no[/img]
Tinha um bonito registo de 1227.8 km em modo 100% eléctrico:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/DpySO ... 56-h717-no[/img]
Mas para efeitos da viagem, coloquei-o a zeros:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/XXzrd ... 56-h717-no[/img]
Screenshot do "MyGreenVolt" no momento da partida. Aqui dá para perceber um dos truques que usei... Cerca de meia hora antes de partir e ainda com o carro ligado ao EVSE, liguei o carro e deixei-o ficar. Isto permite que a carga real da bateria passasse dos típicos 85.5% para 89.5%:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/cuPOc ... 23-h929-no[/img]
4 horas e 10 minutos depois (fizemos 3 paragens pelo caminho), chegamos a Portimão à 1:25 da manhã.
MyGreenVolt à chegada.
[img]https://lh3.googleusercontent.com/0xQSe ... 23-h929-no[/img]
Gráfico da temperatura diária da bateria. A barra correspondente a esta viagem é a da direita. A temperatura oscilou entre os 22 e os 25 graus celsius:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/o8BH7 ... 23-h929-no[/img]
Vista geral à chegada. Como parece ser habitual, o painel de intrumentos e o computador de bordo não estão 100% de acordo. Um diz que percorremos 273.6km e que gastámos 3.4l/100km, o outro diz 273.7km e 3.5l/100km... Imagino que haja aqui conversões de unidades US para métricas com alguma falta de precisão.
[img]https://lh3.googleusercontent.com/RpJ2Z ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/pWaYY ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/Ema5M ... 56-h717-no[/img]
Decidi mudar as unidades para US:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/TbIEm ... 56-h717-no[/img]
E os dois ecrãs passam a estar de acordo:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/2E4I3 ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/SxjF2 ... 56-h717-no[/img]
Com as bagagens arrumadas, chegou a hora de o colocar à carga com o EVSE portátil incluído, em modo 10A:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/f1Hb7 ... 23-h929-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/P91Jj ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/k8FsA ... 23-h929-no[/img]
Ás 6:30 da manhã, quando acordei, já a bateria estava quase carregada:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/ojSc4 ... 23-h929-no[/img]
Quando fui arrumar o EVSE:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/LI292 ... 56-h717-no[/img]
Agora enquanto cá estivermos, vamos andar sempre em modo eléctrico.
Tópico de apresentação no ForumNovaEnergia
Diário de bordo no NovaEnergia
Dou início ao meu diário de bordo aqui no Forum NissanLeafPT com o relato da minha primeira viagem de férias com o Ampera: Odivelas --> Portimão.
Inclui um novo record pessoal de autonomia eléctrica: 107.9km

21:16 Odivelas, hora da partida:[img]https://lh3.googleusercontent.com/CwD_u ... 56-h717-no[/img]
Tinha um bonito registo de 1227.8 km em modo 100% eléctrico:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/DpySO ... 56-h717-no[/img]
Mas para efeitos da viagem, coloquei-o a zeros:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/XXzrd ... 56-h717-no[/img]
Screenshot do "MyGreenVolt" no momento da partida. Aqui dá para perceber um dos truques que usei... Cerca de meia hora antes de partir e ainda com o carro ligado ao EVSE, liguei o carro e deixei-o ficar. Isto permite que a carga real da bateria passasse dos típicos 85.5% para 89.5%:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/cuPOc ... 23-h929-no[/img]
4 horas e 10 minutos depois (fizemos 3 paragens pelo caminho), chegamos a Portimão à 1:25 da manhã.
MyGreenVolt à chegada.
[img]https://lh3.googleusercontent.com/0xQSe ... 23-h929-no[/img]
Gráfico da temperatura diária da bateria. A barra correspondente a esta viagem é a da direita. A temperatura oscilou entre os 22 e os 25 graus celsius:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/o8BH7 ... 23-h929-no[/img]
Vista geral à chegada. Como parece ser habitual, o painel de intrumentos e o computador de bordo não estão 100% de acordo. Um diz que percorremos 273.6km e que gastámos 3.4l/100km, o outro diz 273.7km e 3.5l/100km... Imagino que haja aqui conversões de unidades US para métricas com alguma falta de precisão.
[img]https://lh3.googleusercontent.com/RpJ2Z ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/pWaYY ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/Ema5M ... 56-h717-no[/img]
Decidi mudar as unidades para US:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/TbIEm ... 56-h717-no[/img]
E os dois ecrãs passam a estar de acordo:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/2E4I3 ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/SxjF2 ... 56-h717-no[/img]
Com as bagagens arrumadas, chegou a hora de o colocar à carga com o EVSE portátil incluído, em modo 10A:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/f1Hb7 ... 23-h929-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/P91Jj ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/k8FsA ... 23-h929-no[/img]
Ás 6:30 da manhã, quando acordei, já a bateria estava quase carregada:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/ojSc4 ... 23-h929-no[/img]
Quando fui arrumar o EVSE:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/LI292 ... 56-h717-no[/img]
Agora enquanto cá estivermos, vamos andar sempre em modo eléctrico.
