ID 3 (1st)

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migle
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Re: ID 3 (1st)

Mensagem por migle » 24 jun 2020, 00:17

O último vídeo do fully charged chamou a atenção para um leak das opiniões do CEO trocado da VW.

E isto basicamente reflecte a transformação que a indústria automóvel europeia tem de fazer. Fala-se de uma nova plataforma de software, aparentemente tudo feito do início, com a crítica, céptica, de que actualmente quase nada é feito pela VW. Fala-se em 20000 engenheiros de software, que antes eram de hardware. Podemos imaginar, pessoas de todas as idades, habituadas a injeções eletrónicas, controlo do HVAC, controlo das janelas, basicamente convertidas apressadamente em ações de formação em programadores de C++/linux, Java/Android, etc...

Dá para imaginar a dificuldade destas pessoas em conseguir obter o que precisam dos grandes fornecedores Tier 1, Continental, Bosch, Delphi, Harman, e estes basicamente satisfazem o fluxo variável de encomendas recorrendo a consultoras de software de todo o mundo...

E é aí que a Tesla é completamente diferente, não tem esse peso, e tudo tem uma solução mais simples e mais barata. E a indústria europeia ou muda, ou desaparece. Mas o grande problema não é a Tesla, mas os construtores chineses, que também já nasceram noutro mundo...

Neste panorama, pensando nos famosos problemas de software, dá para imaginar os Tier 1 a dizer à VW que só podem entregar x daí a 6 meses, a VW a ter de desembolsar somas pouco razoáveis para conseguir ter as coisas a tempo...
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rimsilva
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Re: ID 3 (1st)

Mensagem por rimsilva » 25 jun 2020, 13:09

Nerusonu Escreveu:
18 jun 2020, 12:15
rimsilva Escreveu:
18 jun 2020, 09:37
Nerusonu Escreveu:
17 jun 2020, 21:34
Como já reportei aqui o Pure(45kWh), o tal de 30k foi atrasada a sua produção em cerca de mês e meio para dar prioridade ao ID4(Suv e Global ao contrário do ID3 que não vai para os USA), mas o Pure power(mais CV e carregamento DC de 100kw ao invés de 50kw) está on track.
Vou terminar este assunto ID3 dizendo que o meu interresse são mais VE's para ontem, mas não aceito a manipulação da opinião publica com base em "novelas", desde 2016 que isso acontece.

Se não fosse o ID4 o atraso seria justificado por outra forma e em ultimo caso seria referido que a VW sempre disse que o ID3 de 30.000€ (até chegaram a surgir noticias a falar em 20k), seria lançado mais tarde.

Apesar de ser uma pena ainda não andar na estrada (em vez de Setembro, será possivelmente 1T de 2021), o grande problema é a expectativa que existe desde 2019 que leva pessoas menos informadas a fazer reservas em vez de comprar outro VE já no mercado e ver a legião de fans da VW fazer crer aos interessados num VE que fariam uma má compra (isto ainda em finais de 2019) porque o ID3 estava aí a chegar, até com o TM3 (que todos sabemos que além do carro há uma rede de SuC's), se davam a esse descaramento. Era isto que a VW pretendia...
O 1st virá mesmo até Setembro, os contratos já foram assinados pelos reservistas... E longe de mim comparar a VW com a Tesla, de longe um Tesla por tudo o que a marca oferece, infelizmente ainda não dá para todas as bolsas(tal como o 1st e os Koreanos)... Aliás caso o Leaf tivesse CCS ainda estava na minha lista "de compras"
Não vamos começar as conversas em loop.... É ou não um facto que o Euro seria em junho de 2020 e os carros seriam entregues este mês? A versão de 30k com 45 kW, corre o risco de chegar 1 anos depois de outros VEs, que já tornaram "standard" uma capacidade de bateria a rondar os > 47 kWh uteis.

Nem vou entrar na questão do VE não chegar pelos 30k, mas antes um pouco mais acima, porque para mim é secundário, a ilusão da disponibilidade do carro é que é o ponto chave da questão.
Neste tópico já há pelo menos um caso de alguém que foi apanhado neste engodo, mas seráo muitos, muitos mais casos certamente.

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fernandinand
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Re: ID 3 (1st)

Mensagem por fernandinand » 25 jun 2020, 19:05

Parece que só agora entregaram os 150 primeiros aos empregados para 'stress test'... :violin:

RJSC
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Re: ID 3 (1st)

Mensagem por RJSC » 25 jun 2020, 22:57

migle Escreveu:
24 jun 2020, 00:17
O último vídeo do fully charged chamou a atenção para um leak das opiniões do CEO trocado da VW.

E isto basicamente reflecte a transformação que a indústria automóvel europeia tem de fazer. Fala-se de uma nova plataforma de software, aparentemente tudo feito do início, com a crítica, céptica, de que actualmente quase nada é feito pela VW. Fala-se em 20000 engenheiros de software, que antes eram de hardware. Podemos imaginar, pessoas de todas as idades, habituadas a injeções eletrónicas, controlo do HVAC, controlo das janelas, basicamente convertidas apressadamente em ações de formação em programadores de C++/linux, Java/Android, etc...
Estranho...
Trabalho em hardware e quando me contrataram disseram que era mais difícil encontrar quem consiga trabalhar em hardware que em software.
Será que é só uma realidade portuguesa?

A barreira de entrada para quem quer começar a trabalhar com software é baixa hoje em dia, basta um computador que hoje em dia praticamente todos têm.
Para hardware é preciso comprar equipamento e montar um pequeno laboratório para se começar a fazer alguma coisa.
O hardware tem que ficar bem feito à primeira, não se pode corrigir com updates depois de produzido e mesmo durante os testes, se há um bug em vez de um crash que pode ser resolvido com um reinício, os componentes queimam...
Última edição por RJSC em 25 jun 2020, 23:30, editado 1 vez no total.

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Re: ID 3 (1st)

Mensagem por ruramos » 25 jun 2020, 23:04

O que me faz impressão é que parece que só a VW tem problemas com o software, ou então é desculpa da parte deles, todas as marcas tem lançado carros 100% elétricos, e não vejo esse tipo de problemas..

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Re: ID 3 (1st)

Mensagem por jfr2006 » 25 jun 2020, 23:16

Óbvio que é desculpa deles...

A VW não quer produzir EVs e quer espremer ao máximo a galinha de ovos de ouro deles... mais nada...Enquanto isso, vai mantendo o chamariz com a cenoura à frente do burro :evil: :roll:

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migle
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Re: ID 3 (1st)

Mensagem por migle » 26 jun 2020, 14:44

Infelizmente não é problema só da VW, deve ser um problema da indústria automóvel não só alemã, mas europeia. E é um problema que a Tesla e os chineses não têm.
RJSC Escreveu:
25 jun 2020, 22:57
A barreira de entrada para quem quer começar a trabalhar com software é baixa hoje em dia, basta um computador que hoje em dia praticamente todos têm.
É verdade, e a exigência da maior parte dos trabalhos não pede muito mais que isso.

A questão é que tens 20 mil pessoas a trabalhar em software num construtor destes. Uma parte importante do departamento de desenvolvimento/electrónica. Mas o software cresceu nos componentes que antigamente não eram centrais, e que eram comprados a terceiros. A head unit ainda é fabricada pelos antigos fabricantes de auto-rádios, o painel de instrumentos também terceirizado, a antena antigamente era só uma antena de rádio, hoje é uma ECU com tudo, routers, VPNs, várias comunicações sem fios dentro do carro (pneus).

Então dá ideia que em grande parte estas pessoas estariam principalmente a fazer as especificações para os fornecedores e a fazer alguma integração. E é o antigo CEO da VW que disse que quase nada é feito por eles.

Se formos ver os sites e repositórios daquelas alianças da indústria, tipo GENIVI, AUTOSAR, vemos que aqueles repositórios consistem sobretudo de especificações, e encontram-se facilmente, por exemplo, no mesmo ficheiro mensagens de copyright da PSA e da BMW. Isto permite os tier 1 fornecerem software a vários construtores.

Só os construtores que precisam de se distinguir (marcas premium, se não não fazem sentido existir) é que investem mais em elementos diferenciadores. Por vezes, isso é desenvolvimento in house, por vezes são também terceirizações, por exemplo o magnífico HUD do ID.3 se procurarmos no YouTube, dá ideia que é o da Continental.

Então, se o software é realmente importante para um construtor automóvel, eles não o têm na mão. Eu não tenho a certeza que seja... Podia ser uma plataforma aberta...

Também é reflexo disso ouvirmos um CEO dizer que há 10 vezes mais software num carro do que num telemóvel. Eu não sei.... Não específico. É claro que há dezenas de SoCs lá dentro, vários kerneis do Linux, vários sistemas de tempo real, plataformas, middlewares, mas essa parte não conta porque o kernel do linux não representa um custo de desenvolvimento para eles... (Mais para o telemóvel)

Enfim, nem a Tesla, nem os chineses, sofrem desse peso, começaram tudo de novo.

Os construtores de automóveis também já começaram há muito a tentar fazer de novo. A VW terá este projecto, a BMW fez uma empresa de software a BMW Car IT, a Daimler também. Mas não sei se isso reduziu o peso dos fornecedores...

Quem faz o software da Tesla? Além de se ver que há um peso da Google, há um peso de ambientes gráficos mais típicos de desktop (gnome?).... Aposto que além da Tesla são quase tudo startups.
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Re: ID 3 (1st)

Mensagem por migle » 26 jun 2020, 14:48

ruramos Escreveu:
25 jun 2020, 23:04
todas as marcas tem lançado carros 100% elétricos, e não vejo esse tipo de problemas..
Hyundai/Kia quase não se distingue dos CI. PSA, se o sistema de navegação é importante, nem viram se ter tantas estações de carregamento no mapa permitia ver o mapa ou não...

Mas este problema não têm apenas a ver com os carros elétricos, tem a ver com a indústria automóvel europeia estar preparada para a sova que vai levar nas próximas décadas.
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