BrunoAlves Escreveu: ↑26 fev 2020, 23:47
10 mil técnicos? Se calhar estamos a exagerar
Se calhar está certo. 10 mil envolvidos em projectos de software onboard, espalhados por umas 10-20 ECUs mais complexas (incluindo uma ECU para a ID light), incluindo engenheiros de desenvolvimento da VW, consultoras, fornecedores de equipamento e respectivos consultores, com software a ter de ser feito de novo para o ID.3 e para car sharing?...
E, sim... por esta altura, ou no início de Fevereiro, todos ocupados a ver tickets, claro, estariam a fazer o quê? Certamente não features novas, a esta altura do campeonato. Também não estariam a fazer manutenção do software dos carros mais antigos, ou a desenvolver features para diesel, essa manutenção já foi toda outsourced. A preocupação talvez seja que já deviam estar a trabalhar no software de 2021 ou 22.
300 tickets por dia? No total dos test drives, claro?! Não me parece muito. Desses 300, uns 150 são para a HU, uns 50 para a app de telemóvel, uns 50 para o painel de instrumentos, etc... Dos 150 para a HU, 75 são para a navegação, etc, etc... Depois são filtrados, uma parte são known issues, alguns já foram corrigidos mas ainda não estavam no carro, outros são duplicados, uns são específicos de um mercado, outros são problemas de implementação e são corrigidos em 2-3 dias, outros são coisas mal pensadas e tapa-se o buraco e outros são admitidos como defeitos toleráveis. Parece-me que muitos desses 10 mil estão é já a pensar em 2021.
Provavelmente, esse número de 300/dia não anda muito longe do normal da VW, talvez seja um terço disso na fase inicial do projecto.
É preciso ler que a estimativa de um ano de atraso seria se todos os problemas encontrados fossem realmente resolvidos. Não é isso que se faz! Que loucura! Perderiam milhões se adiassem o lançamento do carro. Nada disso, retiram funcionalidades, tapam-se buracos...
Já ouvi dizer que só há duas datas que não mudam: o Natal e o SOP. Quando lançam um carro têm de fazer mudanças nas linhas de montagem, isso implica uma interrupção da produção e trabalhadores de férias, como é lógico essa data está definida no acordo-empresa da fábrica. Essa data não muda. E mudar de uma data prevista para outra data prevista são muitos meses e outro tipo de prejuízos.
O que se pode ler é que, afinal, todas as expectativas de software actualizável OTA caem por terra. Caso contrário, não seria necessário flashar manualmente os tais 20000 carros a serem produzidos antes do software estar terminado. Também não seria tão grande a preocupação com o software estar pronto antes de Junho. Sobram muitos meses até aos carros estarem na mão dos clientes.
É claro que vai ser apenas uma pequena porção do software da HU a receber actualizações OTA.
Como de costume, os construtores de automóveis apresentam nos concept cars e nas exposições montes de b... "ideias". À partida, tudo o que existe no mundo é possível. É como o Sony. Não significa nem que exista em projecto, nem sequer que a marca possua aquela tecnologia, pode adquirir... E o custo não é considerado num concept... Depois logo se vê o que é que se faz se houver dinheiro para fazer um projecto.