ID 3

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por Nonnus » 19 jun 2020, 09:55

migle Escreveu:
18 jun 2020, 19:16
Por não serem plásticos nobres? Ora essa... o plástico é todo mau... é por haver plásticos pintados de cromado no Golf que são de boa qualidade?
Se ao menos estivéssemos a falar de materiais naturais...
Sim, os plásticos são todos maus se pensarmos a nível ambiental, mas é incorrecto dizer que não há plásticos de boa qualidade. Há plásticos duros, há plásticos "moles", há plásticos que reduzem o ruído, há plásticos que aumentam o ruído, há plásticos sensíveis ao toque e há plásticos que parecem lixa. Tu que acompanhas o canal do Bjorn, sabes que um dos testes que ele faz, é verificar a qualidade dos plásticos.

Os plásticos do Golf, do Passat etc, são plásticos com uma qualidade acima do "normal", portanto faz todo o sentido que se diga que são plásticos com qualidade. Se olhares para os plásticos de um Dacia Sandero não tem a mesma qualidade dos plásticos de um Mercedes Classe E. ;)

Idealmente, por vários motivos (um dos quais, porque somos o maior produtor mundial) era bom ter um carro todo forrado a cortiça, era mais leve, mais bem insonorizado e mais sustentável. Mas isso só esta disponível para carros topo de gama, na aeronáutica ou na exploração espacial.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por BrunoAlves » 19 jun 2020, 17:43

https://observador.pt/2020/06/17/mais-b ... re-o-id-3/

Vale o que vale, mas o final do artigo é assim:
Contudo, apesar de os alemães sempre terem afirmado que pretendiam comercializar o ID.3 com 45 kWh por cerca de 30.000€ e que esse preço deveria ser idêntico para toda a Europa, não vai ser bem assim. Segundo as últimas informações da SIVA, o valor para o nosso país deverá rondar 34.000€.
@rimsilva, eu é que sei :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por Nerusonu » 19 jun 2020, 18:11

Tanta incongruência nesse artigo... Não é o overboost de 2 seg que aumenta a potência(isso é no e-tron), há é duas variantes de potência nos dois packs mais pequenos, o base(Pure e Pro respectivamente) e o power(passando nesse caso a Pure power e Pro Power) é que tiram 2s dos 0-100 da versão base respectiva.
A assinatura dos contratos foi a 15 Junho(e não será a 17 de Julho como diz o artigo, essa é a data de encomenda do normal e não do 1st).
O espaço traseiro(4 lugares em vez de 5) está relacionado com o tamanho do Pack de 77kwh e não com o motor.

Quanto aos 34K não acredito nisso dado que isso significa que a diferença entre o 45 e o 58 será de cerca de 4K o que me parece muito curto... Mas assim que consiga falar com a minha "fonte" logo adianto.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por BrunoAlves » 19 jun 2020, 22:20

Aparentemente serão dados da SIVA, mas é como digo vale o que vale, até porque o autor do artigo é conhecido por várias falhas em artigos sobre eléctricos.
A jeito de exemplo, o ioniq em Portugal era (é?) muito mais caro que noutros mercados, supostamente era o importador a meter a mão e o antebraço... Dada a situação da SIVA, não me admirava que estivessem numa de "cavalgar a onda" e daí tirar umas coroas extra.

Coloquei esta questão no FB e gostava de perceber outras opiniões, acerca da abertura do configurador do id3 no site da VW:
Tenho uma dúvida existencial sobre isto... Do 1st vêm 80 para Portugal, todos já reservados segundo consta.
Exactamente qual é a finalidade deste "configurador"? 🤔
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por migle » 19 jun 2020, 23:14

Nonnus Escreveu:
19 jun 2020, 09:55
era bom ter um carro todo forrado a cortiça, era mais leve, mais bem insonorizado e mais sustentável.
E ignífugo!
Acima de tudo é o melhor flame retardant natural que existe. É mesmo por essa razão que os sobreiros o inventaram para sobreviver aos incêndios.

Eu sei que o Bjorn faz esses testes. Não significa que eu o acompanhe.
Acho que o pessoal exagera um bocado.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por Nerusonu » 20 jun 2020, 00:04

BrunoAlves Escreveu:
19 jun 2020, 22:20
Aparentemente serão dados da SIVA, mas é como digo vale o que vale, até porque o autor do artigo é conhecido por várias falhas em artigos sobre eléctricos.
A jeito de exemplo, o ioniq em Portugal era (é?) muito mais caro que noutros mercados, supostamente era o importador a meter a mão e o antebraço... Dada a situação da SIVA, não me admirava que estivessem numa de "cavalgar a onda" e daí tirar umas coroas extra.

Coloquei esta questão no FB e gostava de perceber outras opiniões, acerca da abertura do configurador do id3 no site da VW:
Tenho uma dúvida existencial sobre isto... Do 1st vêm 80 para Portugal, todos já reservados segundo consta.
Exactamente qual é a finalidade deste "configurador"? 🤔
Porque estão reservados mas as reservas são reembolsáveis, logo até todos terem assinado o contrato de compra poderá haver unidades disponíveis.
Além do mais parece que VW alemã decidiu que as primeiras unidades da versão normal(em 45 e 58) vão ser unidades com equipamento pré definido em que só se escolherá a cor e um dos níveis de equipamento, logo poderão reutilizar o configurador... As versões personalizáveis com packs ficarão para mais tarde.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por BrunoAlves » 20 jun 2020, 00:38

Mas não faria mais sentido contactar as pessoas e fechar os contratos? São 80 carros, maioritariamente vendidos. É esquisito. Não me leves a mal, a sério que eu desejo muito que o carro venha e tenha muito sucesso, mas não vejo uma "linha". Muito adiar e sem datas específicas, a questão do software inacabado que durante muito tempo era "fake news" mas agora já não é, etc. A única constante é o "esperar". Vem aí a next big thing, esperem por ela.
Muito a sério, já têm mais de uma linha a produzir o id3? É que originalmente era uma linha da fábrica, que mais tarde seria expandido. Agora já estão certos modelos do id3 a ser adiados para dar lugar ao id4, que ainda não foi lançado oficialmente (a não ser aquelas fotos da China). Mas ainda é na mesma linha ou há mais? Onde? Qual é a capacidade actual de produção? Desde a inauguração que não voltei a ver novidades sobre isto, tens alguma informação adicional?

Em preços, o 1st de topo custa 50k€. Então quando vier a bateria maior na versão mais equipada, vai custar o mesmo que um Model S? Um carro de segmento C?

E não estou a brincar quando digo que espero mesmo pelo sucesso do carro. Não vai ser (já se viu) o "eléctrico para as massas" (só se for a massa da carteira :mrgreen: ), mas vai ter um papel importante na ME pelo peso da marca no mercado global.
A minha convicção, já o disse, é que a VW vai fabricar e vender o número de eléctricos necessários para reduzir/mitigar as emissões de frota e nem mais um. E claro, como qualquer fabricante que queira marcar posição, terão de vender para a China e Noruega em força, mas é estranho o id3 não sair da Europa.

E a versão dos 30k€? Ainda vou ter de pagar umas bejeca se ele aparecer, mas cada vez tenho menos receio de ser eu a pagar a conta ;)
E não é por ser VW em particular, mas porque como já disse várias vezes, acho que ainda não estamos nesse nível de preços. Se eu tiver de pagar as bejecas fico contente na mesma, porque se terá dado um passo importante na massificação da ME. Mas acho que vou beber à borla :mrgreen:
Última edição por BrunoAlves em 20 jun 2020, 10:57, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por Nonnus » 20 jun 2020, 07:24

migle Escreveu:
19 jun 2020, 23:14
E ignífugo!
Acima de tudo é o melhor flame retardant natural que existe. É mesmo por essa razão que os sobreiros o inventaram para sobreviver aos incêndios.
Sabes o que é mais engraçado na cortiça? No estado natural tem essa resistência ao fogo, em pó é pior que a pólvora. O pó de cortiça de alguns anos para cá é considerado explosivo, devido aos acidentes que tem acontecido em silos que armazenam o pó da cortiça. É extremamente difícil apagar o pó da cortiça quando este esta incandescente, porque o pó não se mistura com água.
migle Escreveu:
19 jun 2020, 23:14
Eu sei que o Bjorn faz esses testes. Não significa que eu o acompanhe.
Acho que o pessoal exagera um bocado.
Ok, não acompanhas, mas como já tivemos oportunidade de falar, sabes que existe e já viste vídeos dele. 8-)
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por Nerusonu » 20 jun 2020, 11:23

BrunoAlves Escreveu:
20 jun 2020, 00:38
Mas não faria mais sentido contactar as pessoas e fechar os contratos? São 80 carros, maioritariamente vendidos. É esquisito. Não me leves a mal, a sério que eu desejo muito que o carro venha e tenha muito sucesso, mas não vejo uma "linha". Muito adiar e sem datas específicas, a questão do software inacabado que durante muito tempo era "fake news" mas agora já não é, etc. A única constante é o "esperar". Vem aí a next big thing, esperem por ela.
Muito a sério, já têm mais de uma linha a produzir o id3? É que originalmente era uma linha da fábrica, que mais tarde seria expandido. Agora já estão certos modelos do id3 a ser adiados para dar lugar ao id4, que ainda não foi lançado oficialmente (a não ser aquelas fotos da China). Mas ainda é na mesma linha ou há mais? Onde? Qual é a capacidade actual de produção? Desde a inauguração que não voltei a ver novidades sobre isto, tens alguma informação adicional?

Em preços, o 1st de topo custa 50k€. Então quando vier a bateria maior na versão mais equipada, vai custar o mesmo que um Model S? Um carro de segmento C?

E não estou a brincar quando digo que espero mesmo pelo sucesso do carro. Não vai ser (já se viu) o "eléctrico para as massas" (só se for a massa da carteira :mrgreen: ), mas vai ter um papel importante na ME pelo peso da marca no mercado global.
A minha convicção, já o disse, é que a VW vai fabricar e vender o número de eléctricos necessários para reduzir/mitigar as emissões de frota e nem mais um. E claro, como qualquer fabricante que queira marcar posição, terão de vender para a China e Noruega em força, mas é estranho o id3 não sair da Europa.

E a versão dos 30k€? Ainda vou ter de pagar umas bejeca se ele aparecer, mas cada vez tenho menos receio de ser eu a pagar a conta ;)
E não é por ser VW em particular, mas porque como já disse várias vezes, acho que ainda não estamos nesse nível de preços. Se eu tiver de pagar as bejecas fico contente na mesma, porque se terá dado um passo importante na massificação da ME. Mas acho que vou beber à borla :mrgreen:
E estão a ser chamados ao stand escolhido desde dia 15(dois dias mais cedo até que o resto da Europa).
O software sempre disse aqui que era software não essencial ao funcionamento do carro, ao contrário do que muitos noticiaram que inclusive tinham carros parados sem andar por falta do dito, acho que já o disse aqui mas relembro falta o connect(apple carplay e android auto) e a cena de mostrar a distância para o carro da frente no HUD AR... Ambos serão lançados até ao fim do ano nos que decidirem comprar já os carros de Setembro, posso adiantar que antes disso estarão cá os 80.

A linha é só uma fábrica inteira(na Europa para já é a única, havendo ainda uma linha limitada noutra fábrica que produzia o e-golf) dedicada a MEB(zwickau), ou seja o ID3, 4, Cupra El-Born, Skoda Eniq(ou que raio se chama a versão de produção do IV) usam todos a mesma base, só muda a carroçaria, tal como a Tesla faz com o S/X e 3/Y, mas ao contrário desta a base é só uma para toda a família ID(incluindo o Buzz).
Preços do Pro S(77kwh) acredito que quando chegar irá ser o GTX ou seja a versão GTI dos EV e com preço a condizer.
O Pure começa a ser produzido ainda este ano(o tal de 30K que deverá ser mais perto dos 31)... Mais que isso de momento não posso adiantar mais.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por migle » 20 jun 2020, 15:14

Nonnus Escreveu:
20 jun 2020, 07:24
migle Escreveu:
19 jun 2020, 23:14
Eu sei que o Bjorn faz esses testes. Não significa que eu o acompanhe.
Acho que o pessoal exagera um bocado.
Ok, não acompanhas, mas como já tivemos oportunidade de falar, sabes que existe e já viste vídeos dele. 8-)
Não acompanho no sentido em que não acho muito interessante esse bater no plástico. Estamos numa altura em que as diferenças entre os carros são tão grandes....
E também não dá para fazer uma tabela comparativa, ou seja, cada pessoa vai recordar o que quiser. E depois o facto de serem duros ou moles também não diz nada acerca da sua montagem e ruídos no futuro.
Mas as minhas prioridades seriam outras. "O meu carro é um pesadelo para carregar, mas estou muito satisfeito com a qualidade dos plásticos"... :think:

Por mim, o ID.3 está bem assim. As cores claras são agradáveis, recorda o i3.
Ainda não podemos comprar o segundo elétrico cá para casa mas não seria por aí que ficava excluído. Aliás, o interior do id.3 está muito bonito.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Id3”