ID 3

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por ruramos » 23 set 2020, 21:51

mjr Escreveu:
23 set 2020, 19:25
Preocupa-me o facto de o ID3 ir até aos 450V, na nossa rede. Do que ouvi dizer da Efacec dá para indicar no posto a potÊncia máxima de carga, mas em alguns postos mais antigos essa definição é por corrente de carga, e nesse caso 450Vx125A = 56kW de potência de carga máxima. Isto pode fazer disparar as proteções de alguns postos que não tenham esta questão em consideração.

De resto carrega bem, embora esperasse algo mais próximo do Model 3 SR+, um carro lançado há 2 anos... Seja como for, está bem melhor que o Leaf, e irá carregar bem nos nossos postos de 50kW, fora a questão que indiquei anteriormente. Carros com 400V quando têm a bateria descarregada e aos 125A máximos dos postos que estão em Portugal, carregam a cerca de 40kW no início, enquanto o ID3 irá logo para os 50kW.

Não deu para testar nada no ENVE em Lisboa porque o PCR que lá estava foi capado a 35kW e eles não precisaram de usar o PCR. É o que dá serem cargas com baterias grandes... carregam menos vezes.
Será que os PCR só olham para os 125A? não tem grande lógica.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por OCasal » 23 set 2020, 22:28

Não compensa a diferença de preços... Para viagens com mais de 600km, ou fora dos principais eixos rodoviários, nenhum VE é prático! Essa é a minha realidade!

LAbreu
Mensagens: 89
Registado: 28 mai 2020, 13:48
Data de fabrico: 28 nov 2019
Capacidade bateria: 174.92 Ah

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por LAbreu » 23 set 2020, 22:35

OCasal Escreveu:
23 set 2020, 20:08
Do segmento do Leaf 62, há poucos carros com o mesmo preço, com a mesma tecnologia. As outras marcas têm outras soluções, que até carregam mais rápido em viagens com múltiplas PCR's, mas isso é realmente importante? Vale a pena pagar mais por isso? Ainda bem que o mercado se está a diversificar...

O Id3 tem um preço semelhante ao Leaf 62, mas apesar de nunca ter estado dentro de um, parece -me mais modesto.
O Leaf tem assim quanta mais tecnologia? o Pro-pilot? O ID3 parece igual. Camara 360, sim uma vantagem... de resto não sei o que ha (devo estar a perder alguma coisa).
Se consegue-se viver sem arrefecimento activo: Sim. Que faz falta? Para alguns pode fazer (a mim ainda não fez).

O ID 3 mais modesto que o LEAF? mas onde é que achas o LEAF premium? A unica coisa premium é o seletor de velocidade.

Eu que tenho um Leaf 62, hoje, comprava o ID3 sem duvida.

O Leaf 62 hoje é uma referencia? Sim, do MINIMO que se exige a um electrico.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por mjr » 23 set 2020, 23:25

ruramos Escreveu:
23 set 2020, 21:51
mjr Escreveu:
23 set 2020, 19:25
Preocupa-me o facto de o ID3 ir até aos 450V, na nossa rede. Do que ouvi dizer da Efacec dá para indicar no posto a potÊncia máxima de carga, mas em alguns postos mais antigos essa definição é por corrente de carga, e nesse caso 450Vx125A = 56kW de potência de carga máxima. Isto pode fazer disparar as proteções de alguns postos que não tenham esta questão em consideração.

De resto carrega bem, embora esperasse algo mais próximo do Model 3 SR+, um carro lançado há 2 anos... Seja como for, está bem melhor que o Leaf, e irá carregar bem nos nossos postos de 50kW, fora a questão que indiquei anteriormente. Carros com 400V quando têm a bateria descarregada e aos 125A máximos dos postos que estão em Portugal, carregam a cerca de 40kW no início, enquanto o ID3 irá logo para os 50kW.

Não deu para testar nada no ENVE em Lisboa porque o PCR que lá estava foi capado a 35kW e eles não precisaram de usar o PCR. É o que dá serem cargas com baterias grandes... carregam menos vezes.
Será que os PCR só olham para os 125A? não tem grande lógica.
Infelizmente há uns anos atrás era assim. Os postos eram limitados pela corrente máxima que permitiam e não pela potência.

O próprio Leaf mk1 parava a carga rápida se o posto não atingisse a corrente de carga que anunciava como máxima (já os clones não se queixavam e carregavam normalmente, mas com corrente mais baixa). Supostamente agora não é assim e é possível alterar on the fly esses parâmetros, mas pode ser necessário fazer upgrade de firmware a alguns postos para os tornar compatíveis.

Os Teslas não se queixam de nada e nos SuC a corrente vai baixando enquanto ele mantém a potência máxima que o posto permite.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por frankesousa » 24 set 2020, 15:52

Infelizmente ainda não vi assim um video da curva de carga nos PCR50kW, mas estou a contar com um flat desde 0 até 80% sempre a 125A, o que realmente dá um bom bocado mais que 50kW lá em cima!

É uma muito boa questão, porque os PCR dizem 125A e 500V mas não dizem que são em simultâneo!

Vou tentar averiguar o assunto!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por OCasal » 25 set 2020, 09:20

https://youtu.be/iT6KPMrq7j4

Cá está um Leaf 62 a carregar a 200A. Demora pouco mais do que 50 minutos. A 120A demora pouco mais do que 1h. A VW inovou assim tanto com o id3? Compensam assim tanto as diferenças? Qualquer dos carregamentos são demasiadamente demorados, para fazer mais do que um numa viagem longa...

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por frankesousa » 25 set 2020, 11:01

OCasal Escreveu:
25 set 2020, 09:20
https://youtu.be/iT6KPMrq7j4

Cá está um Leaf 62 a carregar a 200A. Demora pouco mais do que 50 minutos. A 120A demora pouco mais do que 1h. A VW inovou assim tanto com o id3? Compensam assim tanto as diferenças? Qualquer dos carregamentos são demasiadamente demorados, para fazer mais do que um numa viagem longa...
Simplesmente "não há" na Europa carregadores chademo de 200A, nem vai haver. Portanto, digamos que o Leaf carrega a 125A na Europa e nada mais.

Já para não falar que esse tal leaf só e apenas carrega a 200A se, por acaso, tiveres de fazer uma carga bem no início da viagem. Se gastar os 50kWh em AE quando chegar à 1 CR se conseguir carregar a 125A já é uma sorte.

Vamos lá parar de comparar o incomparável.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por OCasal » 25 set 2020, 11:27

Ok, não insisto mais. Só acho é que não faz sentido excluir à partida VE's que não tenham TMS... Para fazer médias inferiores a 20kwh/100km e viagens não superiores a 600km, apenas em dias muito quentes pode trazer limitações a sua ausência.

É óptimo que id3 e seus sucessores já venham com TMS, ainda para mais se isso não compromete no preço, uma vez que, já reparei, estão lado a lado com os novos preços dos Leafs!

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por frankesousa » 25 set 2020, 11:53

Eu tenho um leaf 30, e ficaria muito satisfeito em trocar por um leaf 62, disso não tenho duvidas.

E muitos (se não quase todos) aqui do forum ficariam muito satisfeitos com o leaf 62, que serve como dizes para muitas situações.

Agora, o que faz falta são VEs para pessoas normais, que parece ser o caso do ID3.

Gasta "pouco", mesmo a andar a velocidades normais de CI, carrega rápido, sempre, seja a 1 ou a 2 CR, carrega bastante rápido mesmo que seja até 100%, porque as "pessoas normais" não querem saber de todos os assuntos técnicos e razões por trás que fazem o leaf 62 ser muito mau para quem o compra sem saber o que está a comprar.

O leaf 40 é o pior, muita mas muita gente foi apanhada no meio da falta do TMS e ficam agarrados 1h ou 1h30 no PCR quando o vendedor lhes vendeu um carro que carrega em 30min! (e toda a publicidade da ME fala em 30min sempre). E talvez carros à espera atrás que o pobre do condutor, enganado, esteja a carregar mais lento num PCR do que um Zoe num PCN!!!

Agora para quem faz uma compra informada de um leaf 40 ou 60 aí já será um bom carro, mas sempre com as suas limitações.


Um ID3 ou equivalente não tem nenhuma dessas limitações, basta que a infraestrutura de carregamento venha (coisa bem mais fácil e rápida do que comprar um carro novo) e está o condutor pronto para fazer qualquer viagem quase (é que é mesmo quase) igual como fazia no seu charuto a sumo de dinossauro!

Esta é a diferença. VEs que servem para o dia a dia perfeitamente e VEs que substituem integralmente e com distinção os seus primos a sumo de dinossauro.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2962
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por Nonnus » 25 set 2020, 11:57

frankesousa Escreveu:
25 set 2020, 11:53
Eu tenho um leaf 30, e ficaria muito satisfeito em trocar por um leaf 62, disso não tenho duvidas.

E muitos (se não quase todos) aqui do forum ficariam muito satisfeitos com o leaf 62, que serve como dizes para muitas situações.

Agora, o que faz falta são VEs para pessoas normais, que parece ser o caso do ID3.

Gasta "pouco", mesmo a andar a velocidades normais de CI, carrega rápido, sempre, seja a 1 ou a 2 CR, carrega bastante rápido mesmo que seja até 100%, porque as "pessoas normais" não querem saber de todos os assuntos técnicos e razões por trás que fazem o leaf 62 ser muito mau para quem o compra sem saber o que está a comprar.

O leaf 40 é o pior, muita mas muita gente foi apanhada no meio da falta do TMS e ficam agarrados 1h ou 1h30 no PCR quando o vendedor lhes vendeu um carro que carrega em 30min! (e toda a publicidade da ME fala em 30min sempre). E talvez carros à espera atrás que o pobre do condutor, enganado, esteja a carregar mais lento num PCR do que um Zoe num PCN!!!

Agora para quem faz uma compra informada de um leaf 40 ou 60 aí já será um bom carro, mas sempre com as suas limitações.


Um ID3 ou equivalente não tem nenhuma dessas limitações, basta que a infraestrutura de carregamento venha (coisa bem mais fácil e rápida do que comprar um carro novo) e está o condutor pronto para fazer qualquer viagem quase (é que é mesmo quase) igual como fazia no seu charuto a sumo de dinossauro!

Esta é a diferença. VEs que servem para o dia a dia perfeitamente e VEs que substituem integralmente e com distinção os seus primos a sumo de dinossauro.
+1

Concordo a 100% com este pensamento.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Id3”