Re: ID 3 (1st)
Enviado: 24 jun 2020, 00:17
O último vídeo do fully charged chamou a atenção para um leak das opiniões do CEO trocado da VW.
E isto basicamente reflecte a transformação que a indústria automóvel europeia tem de fazer. Fala-se de uma nova plataforma de software, aparentemente tudo feito do início, com a crítica, céptica, de que actualmente quase nada é feito pela VW. Fala-se em 20000 engenheiros de software, que antes eram de hardware. Podemos imaginar, pessoas de todas as idades, habituadas a injeções eletrónicas, controlo do HVAC, controlo das janelas, basicamente convertidas apressadamente em ações de formação em programadores de C++/linux, Java/Android, etc...
Dá para imaginar a dificuldade destas pessoas em conseguir obter o que precisam dos grandes fornecedores Tier 1, Continental, Bosch, Delphi, Harman, e estes basicamente satisfazem o fluxo variável de encomendas recorrendo a consultoras de software de todo o mundo...
E é aí que a Tesla é completamente diferente, não tem esse peso, e tudo tem uma solução mais simples e mais barata. E a indústria europeia ou muda, ou desaparece. Mas o grande problema não é a Tesla, mas os construtores chineses, que também já nasceram noutro mundo...
Neste panorama, pensando nos famosos problemas de software, dá para imaginar os Tier 1 a dizer à VW que só podem entregar x daí a 6 meses, a VW a ter de desembolsar somas pouco razoáveis para conseguir ter as coisas a tempo...
E isto basicamente reflecte a transformação que a indústria automóvel europeia tem de fazer. Fala-se de uma nova plataforma de software, aparentemente tudo feito do início, com a crítica, céptica, de que actualmente quase nada é feito pela VW. Fala-se em 20000 engenheiros de software, que antes eram de hardware. Podemos imaginar, pessoas de todas as idades, habituadas a injeções eletrónicas, controlo do HVAC, controlo das janelas, basicamente convertidas apressadamente em ações de formação em programadores de C++/linux, Java/Android, etc...
Dá para imaginar a dificuldade destas pessoas em conseguir obter o que precisam dos grandes fornecedores Tier 1, Continental, Bosch, Delphi, Harman, e estes basicamente satisfazem o fluxo variável de encomendas recorrendo a consultoras de software de todo o mundo...
E é aí que a Tesla é completamente diferente, não tem esse peso, e tudo tem uma solução mais simples e mais barata. E a indústria europeia ou muda, ou desaparece. Mas o grande problema não é a Tesla, mas os construtores chineses, que também já nasceram noutro mundo...
Neste panorama, pensando nos famosos problemas de software, dá para imaginar os Tier 1 a dizer à VW que só podem entregar x daí a 6 meses, a VW a ter de desembolsar somas pouco razoáveis para conseguir ter as coisas a tempo...