ID. 4

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da VW
pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: ID. 4

Mensagem por pbaptista » 01 abr 2021, 16:16

OCasal Escreveu:
01 abr 2021, 15:41
A principal vantagem dos travões de disco é a velocidade de resposta na travagem, desde o momento em que se carrega no pedal até começar a travar.

O resto é estética e capacidade de refrigeraçao.

A potência de travagem não entra na equação, pois trata-se apenas do eixo traseiro e nos VE's temos a ajuda da regeneração.

Não há desculpas para a VW. O factor custo pesou mais do que a segurança de veículo. Tenho um jipe, um clássico, para as brincadeiras no monte, que é um perigo, tem tambor, mas é para o que é! Mas na estrada, prezo muito pela segurança.
Sobre a segurança do ID.3, a história dos travões é treta, penso que a classificação do Euro NCAP é elucidativa, na componente exclusiva de segurança activa só os Tesla model X e model 3 é que têm melhor classificação e mesmo assim obtida pelas regras antigas, nas outras componentes o ID.3 está à frente de todos os restantes VE a, assim se fores objectivo e prezares tanto a segurança como dizes, tirando o Tesla e o Polestar 2, o melhor VE que podes comprar é o ID.3.

https://www.euroncap.com/en

E desculpas de quê? Penso que ninguém te obriga a comprar VW, não gostas, não compras, agora não inventes.

O factor determinante e mais importante para a segurança de um veiculo é quem o conduz.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: ID. 4

Mensagem por Arad79 » 01 abr 2021, 16:30

Não encares isto como uma guerra anti VW. Não é. Tive 3, ainda tenho um para restauro, não é por aí...

O que me incomoda na VW é não ser verdadeira com os seus clientes. Não é de agora, o dieselgate não está esquecido, pelo menos para quem pagou do seu bolso as consequências (avarias e/ou desvalorização). Também dizem que o "remendo" que fizeram não afeta o desempenho e fiabilidade...

No caso dos tambores dos ID é fácil, a decisão é da mesma natureza da escolha de plásticos "de Polo". Se a VW viesse dizer que usa plástico duro por questões de peso, eficiência e que não influi na qualidade percebida, pensaria o mesmo.
Treta para contornar o verdadeiro motivo: Custos.

Dito isto, compreendo todos os compromissos na concepção e industrialização de produtos, não tolero gente trapaceira que trata os clientes como parvos.

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: ID. 4

Mensagem por pbaptista » 01 abr 2021, 18:04

Arad79 Escreveu:
01 abr 2021, 16:30
Não encares isto como uma guerra anti VW. Não é. Tive 3, ainda tenho um para restauro, não é por aí...

O que me incomoda na VW é não ser verdadeira com os seus clientes. Não é de agora, o dieselgate não está esquecido, pelo menos para quem pagou do seu bolso as consequências (avarias e/ou desvalorização). Também dizem que o "remendo" que fizeram não afeta o desempenho e fiabilidade...

No caso dos tambores dos ID é fácil, a decisão é da mesma natureza da escolha de plásticos "de Polo". Se a VW viesse dizer que usa plástico duro por questões de peso, eficiência e que não influi na qualidade percebida, pensaria o mesmo.
Treta para contornar o verdadeiro motivo: Custos.

Dito isto, compreendo todos os compromissos na concepção e industrialização de produtos, não tolero gente trapaceira que trata os clientes como parvos.
É uma opinião, fazes lembrar-me aquelas pessoas que compram relógios à prova de agua até 100 metros de profundidade e não fazem mergulho...
A questão é que ainda não vi ninguém rebater os argumentos técnicos apresentados pela VW com argumentos técnicos e sobre segurança o EURONCAP é elucidativo, tudo o resto é conversa da treta.

Sobre custos, enfim é algo que todas as marcas seja de veículos automóveis seja do que for tem preocupação, afinal as empresas existem para dar lucro, digo eu mas se calhar estou errado.
E se consideras que VW está a enganar os clientes ao não colocar travões de disco em carros de 40 mil €, o que dizer da qualidade de construção da Tesla em carros de 60 mil €?
Elon Musk admite que Tesla tem problemas de qualidade nos seus carros elétricos

https://pplware.sapo.pt/motores/elon-mu ... eletricos/
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: ID. 4

Mensagem por LuisG » 01 abr 2021, 18:27

O tambor, em termos de segurança, tem o problema de perder eficiência com o calor, durante uma utilização intensa.
De facto no VE, todo o sistema de travagem pode ser repensado, pois o modo como utilizamos é diferente de um ICE. A travagem regenerativa está sempre presente, e em boa verdade, mesmo os discos da frente e respetivas pastilhas, no meu VE com 147k, estão como novos!
Acredito que a segurança não está em causa, por esta opção de tambor atrás.
No caso do disco, no eixo traseiro, há um elemento adicional devido ao travão de parque, enquanto no tambor, é integrado. Ou seja, a prazo, considerando a menor utilização e exigência a que o tambor está sujeito, deverá durar mais, ter menor manutenção e sujeito a menos problemas (devido a detritos como explicado no video).
Portanto, é compreensível esta opção da VW, na perspetiva do melhor custo/beneficio.
Dada a evolução no mundo automóvel, pode parecer estranho esta opção, um retrocesso, num veiculo que custará ~50k dá ideia de "gato por lebre". É pura imagem.
Não será por este motivo que será inferior e deixará de vender.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: ID. 4

Mensagem por mjr » 01 abr 2021, 18:32

Como já disse anteriormente noutro tópico não vejo qualquer desvantagem em usar travões de tambor no eixo traseiro, sendo a tração e, mais importante, a regeneração também no eixo traseiro. Se torna o carro mais barato e, ainda que marginalmente, mais eficiente ótimo! win-win
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: ID. 4

Mensagem por Arad79 » 01 abr 2021, 19:13

pbaptista Escreveu:
01 abr 2021, 18:04
[

É uma opinião, fazes lembrar-me aquelas pessoas que compram relógios à prova de agua até 100 metros de profundidade e não fazem mergulho...
A questão é que ainda não vi ninguém rebater os argumentos técnicos apresentados pela VW com argumentos técnicos e sobre segurança o EURONCAP é elucidativo, tudo o resto é conversa da treta.

Sobre custos, enfim é algo que todas as marcas seja de veículos automóveis seja do que for tem preocupação, afinal as empresas existem para dar lucro, digo eu mas se calhar estou errado.
E se consideras que VW está a enganar os clientes ao não colocar travões de disco em carros de 40 mil €, o que dizer da qualidade de construção da Tesla em carros de 60 mil €?
Elon Musk admite que Tesla tem problemas de qualidade nos seus carros elétricos

https://pplware.sapo.pt/motores/elon-mu ... eletricos/
O EuroNCAP testa carros novos, portanto está dentro do que disse. Em novo, com tudo justinho, ok. Dá-lhe tempo... Ainda por cima diz que não tem manutenção, pior um pouco.

Sabes quem financia a EuroNCAP? Pois... Não me fio cegamente nisso.

A Tesla tem problemas de qualidade, admitidos pelo Elon Musk. Ok. Foi sério, admitiu, não andou às voltas para ter uma desculpa que justificasse as falhas de qualidade.

O problema, mais do que os tambores, é arranjar desculpas. Nisso a VW é doutorada.

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: ID. 4

Mensagem por pbaptista » 01 abr 2021, 20:13

Arad79 Escreveu:
01 abr 2021, 19:13

A Tesla tem problemas de qualidade, admitidos pelo Elon Musk. Ok. Foi sério, admitiu, não andou às voltas para ter uma desculpa que justificasse as falhas de qualidade.
Sério!?!?! :lol: :lol: 3 anos depois de ter sido acusado que os carros tinham problemas de qualidade e que sempre negou, reconheceu.... enfim, conversa da treta.

Boa Pascoa!
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: ID. 4

Mensagem por Arad79 » 01 abr 2021, 20:45

pbaptista Escreveu:
01 abr 2021, 20:13
Arad79 Escreveu:
01 abr 2021, 19:13

A Tesla tem problemas de qualidade, admitidos pelo Elon Musk. Ok. Foi sério, admitiu, não andou às voltas para ter uma desculpa que justificasse as falhas de qualidade.
Sério!?!?! :lol: :lol: 3 anos depois de ter sido acusado que os carros tinham problemas de qualidade e que sempre negou, reconheceu.... enfim, conversa da treta.

Boa Pascoa!
Reforço, tive 3 VW, ainda tenho 1, não tenho um Tesla, não quero ter, nem trouxe nenhuma outra marca para a discussão, em jeito de whataboutism.

Esta conversa não existiria se a VW dissesse o que disse e mais 1 ou 2 pontos:

"Tecnicamente o sistema de tambores serve o propósito, oferece toda a segurança. O menor poder de travagem é compensado pela travagem regenerativa. O desenvolvimento de raiz de uma família de modelos elétricos envolve custos elevadíssimos e é necessário ajustar custos onde é possível, de maneira de a que o produto seja competitivo."

Fim da história. Isto seria dizer a verdade às pessoas.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: ID. 4

Mensagem por mafgod » 01 abr 2021, 21:18

Custa-me a crer que, a opção do tambor nas rodas traseiras tenha sido uma questão de custos... a diferença no desenvolvimento tambor versus disco deve vale peanuts no bolo....

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: ID. 4

Mensagem por pbaptista » 01 abr 2021, 22:11

mafgod Escreveu:
01 abr 2021, 21:18
Custa-me a crer que, a opção do tambor nas rodas traseiras tenha sido uma questão de custos... a diferença no desenvolvimento tambor versus disco deve vale peanuts no bolo....
Não sei se é mas posso dizer que agora que tenho um, que o carro tem tanta tecnologia "supérflua", como acender a pagar as luzes interiores apenas com o movimento das mãos, como mudar os menus no ecran principal só com o movimento das mãos sem tocar no ecran, tanta coisa onde podiam cortar custos que me parece muito pouco provável que seja esse o motivo.

Mas é a minha opinião, não estou a tentar evangelizar ninguém. :D
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Responder

Voltar para “VW”