Apresentação Leaf 2018

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Apresentação Leaf 2018

Mensagem por RNM » 10 set 2017, 01:49

BECOOL Escreveu:RNM nos carros eléctricos há espaço limitado para pôr baterias, logo o mais importante é o volume, não é o peso.

A densidade de energia volumétrica aumentou 67 % porque a bateria é do mesmo tamanho e a capacidade aumentou 67 % (40/24). Quanto ao peso ainda não se sabe, mas aposto contigo que aumentou. Tal como aconteceu na nova bateria ZE 40 para o Zoe, o tamanho manteve-se, mas o peso aumentou (15 kg).

Não é por acaso que a Tesla sempre que faz uma apresentação a gabar as suas células fala em Wh/L.

https://youtu.be/4D9erJtiwuU?t=486

Prometo que assim que se souber o peso da bateria faço um artigo completo sobre as novas células da AESC.
Será Tesla a excepção que confirma a regra?

A SKInnovation gabou-se dos Wh/kg com o lançamento do Soul.
A Samsung, para as células de 60, 94 e 120 Ah tb deu enfase aos Wh/kg.
Entre outros fabricantes de baterias.

Como engenheiro que já trabalhou com veículos eléctricos, não concordo que o espaço seja mais limitativo que peso. Principalmente porque quanto mais pesado, mais caro. E o preço das baterias ainda é "o rei da festa" no VE.
E escuso de dizer que se aumentarmos os Wh/kg e mantivermos a densidade, os Wh/l tb sobem.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Apresentação Leaf 2018

Mensagem por VETL » 10 set 2017, 06:27

Nessas contas do espaço ocupado calcularam com base no pacote por fora ou tiveram em consideração este "Células à larga dentro do pack..."?
Anexos
Capturar.JPG
Capturar.JPG (59.43 KiB) Visto 3637 vezes
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 772
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Apresentação Leaf 2018

Mensagem por sparrow » 10 set 2017, 12:21

Já há informação oficial do coeficiente de aerodinâmica?

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Apresentação Leaf 2018

Mensagem por beme83 » 10 set 2017, 12:21

A Nissan parece ter tido alguns problemas ao pensar no aspecto interior do leaf. Velocímetro analógico?mas que desperdício de espaço podiam ter optado por um painel de instrumentos todo digital.
Além disso voltaram ao travão elétrico...e como já referi a consola central central e a sua colocação de botões ui ui....não me parece nada intuitivo

ruramos
Mensagens: 584
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Apresentação Leaf 2018

Mensagem por ruramos » 10 set 2017, 12:37

sparrow Escreveu:Já há informação oficial do coeficiente de aerodinâmica?
Li em qualquer lado que era o mesmo da versão anterior.. Acho que é 0.28.

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 772
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Apresentação Leaf 2018

Mensagem por sparrow » 10 set 2017, 12:41

Ainda há bocado vi um vídeo oficial da nissam que diz improved aerodinamics... Se melhorou não pode ser igual...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação Leaf 2018

Mensagem por mjr » 10 set 2017, 12:51

Se for mesmo 0.28 é melhor que REAL da versão anterior. Testes independentes deram sempre mais de 0.30 no Cd.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Apresentação Leaf 2018

Mensagem por RNM » 10 set 2017, 12:57

mjr Escreveu:Se for mesmo 0.28 é melhor que REAL da versão anterior. Testes independentes deram sempre mais de 0.30 no Cd.
Fontes de alguns desses testes
viewtopic.php?f=12&t=5270

Convém lembrar "improved aerodinamics" não é sinónimo de Cd mais baixo. Desde menor área frontal até menor ruído aero, tudo vale para escrever essa frase.

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Apresentação Leaf 2018

Mensagem por BECOOL » 10 set 2017, 13:36


MINInDalila
Mensagens: 204
Registado: 22 jan 2016, 11:55

Re: Apresentação Leaf 2018

Mensagem por MINInDalila » 10 set 2017, 20:37

Orlando Escreveu:
Mas qual Model 3?
Quem estiver a fazer conta com o ovo está tramado....Se o Musk conseguir atingir a produção de 200.000TM3 por ano, poderemos falar em 2019...até lá andem a eletrões que o resto é conversa.
Mas porquê 200000?

Responder

Voltar para “Leaf segunda geração”