Será Tesla a excepção que confirma a regra?BECOOL Escreveu:RNM nos carros eléctricos há espaço limitado para pôr baterias, logo o mais importante é o volume, não é o peso.
A densidade de energia volumétrica aumentou 67 % porque a bateria é do mesmo tamanho e a capacidade aumentou 67 % (40/24). Quanto ao peso ainda não se sabe, mas aposto contigo que aumentou. Tal como aconteceu na nova bateria ZE 40 para o Zoe, o tamanho manteve-se, mas o peso aumentou (15 kg).
Não é por acaso que a Tesla sempre que faz uma apresentação a gabar as suas células fala em Wh/L.
https://youtu.be/4D9erJtiwuU?t=486
Prometo que assim que se souber o peso da bateria faço um artigo completo sobre as novas células da AESC.
A SKInnovation gabou-se dos Wh/kg com o lançamento do Soul.
A Samsung, para as células de 60, 94 e 120 Ah tb deu enfase aos Wh/kg.
Entre outros fabricantes de baterias.
Como engenheiro que já trabalhou com veículos eléctricos, não concordo que o espaço seja mais limitativo que peso. Principalmente porque quanto mais pesado, mais caro. E o preço das baterias ainda é "o rei da festa" no VE.
E escuso de dizer que se aumentarmos os Wh/kg e mantivermos a densidade, os Wh/l tb sobem.