Leaf 2.zero

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Leaf 2.zero

Mensagem por lmlr » 29 out 2017, 11:40

Vejam o panfleto, lá está 17 kWh/100km. Se está certo ou errado, só os testes o podem confirmar, mas se estiver certo é muito mau.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2.zero

Mensagem por mjr » 29 out 2017, 12:26

Obviamente que não pode ser NEDC. Para os 385km de autonomia NEDC o consumo NEDC da tomada tem de andar entre os 11-12kW.h/100km.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Leaf 2.zero

Mensagem por lmlr » 29 out 2017, 12:31

mjr Escreveu:Obviamente que não pode ser NEDC. Para os 385km de autonomia NEDC o consumo NEDC da tomada tem de andar entre os 11-12kW.h/100km.
Pois não, mas que lá está, está.

Vejam o PDF sff: Consumo homologado NEDC: 17kWh/100km. Não digo que seja a verdade, mas está lá, e simplesmente acho estranho, como referi atrás.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2.zero

Mensagem por mjr » 29 out 2017, 15:55

Também está lá: "Preços e especificações em vigor, salvo erro tipográfico." Certamente será o caso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Leaf 2.zero

Mensagem por lmlr » 29 out 2017, 17:19

mjr Escreveu:Também está lá: "Preços e especificações em vigor, salvo erro tipográfico." Certamente será o caso.
Exatamente, eu só disse que achava estranho! Não afirmei nada, até porque não "bate a bota com a perdigota".

Isto parece aquela discussões do facebook :shock:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2.zero

Mensagem por mjr » 29 out 2017, 21:52

Aqui a questão é que numa bateria de 40kW.h não é possível ter uma autonomia de 385km com um consumo de 17kW.h/100km. Por isso ou os 17kW.h/100km são noutro ciclo (WLTP? Mesmo assim pouco provável) ou é um erro no valor.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Leaf 2.zero

Mensagem por lmlr » 29 out 2017, 22:46

É deveras estranho, seguramente um erro, embora para fazer os 385 tenha que ter um consumo perto dos 10kWh, o que na maior parte das vezes é muitooooo complicado de fazer. Com um consumo de 13kWh, fará uns 300km, assumindo que terá uns 38kWh úteis.

Eu vou estar atento aos primeiros testes.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2.zero

Mensagem por mjr » 29 out 2017, 23:03

Os 385km são no ciclo NEDC, que é extremamente lento. Basicamente equivale a andar em plano a cerca de 60-70km/h com CC. O expectável é que a autonomia real ande por volta dos 250-300km em condução moderada e 200-250km em condução mais acelerada. A 120km/h (reais, não pelo velocímetro) antecipo 180-200km de autonomia.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Leaf 2.zero

Mensagem por migle » 29 out 2017, 23:45

O ciclo de estrada NEDC corresponde a isso. Mas esta autonomia é dada com base no ciclo combinado, que inclui 3 ciclos urbanos com velocidade máxima de 50 e média de 18.
Nada útil para estimar a autonomia de um VE, portanto.

De resto, o folheto do Leaf de 2017 também tinha gralhas.

200 km a 120 parece optimista. O simulador de autonomia da Renault não dá 180 km ao Zoe de 41 kWh. O Zoe tem menor área frontal que o Leaf, com Cd semelhante (não sei o terceiro algarismo). Consegue também 400 km no NEDC. Por que razão conseguiria mais o Leaf?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Leaf 2.zero

Mensagem por oops » 29 out 2017, 23:49

180 km de autonomia a 120 km/h no Leaf 40.
Se pensarmos que entre pcr's por várias razões queremos andar entre os 20% e os 80% de soc dá uma autonomia "útil" de 108 km o que exige 2 paragens numa viagem Lisboa Porto.
Gastar a bateria entre os 20 e os 80% dá cerca de 22kWh o que representará 30 minutos num PCR a 50kW, portanto o ideal.

Responder

Voltar para “Leaf segunda geração”