Bateria Leaf 2 40kW.h

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr » 22 fev 2018, 15:06

Encontrei este Log do LS a um Leaf 2 40:

Imagem

Salta logo à vista que a tensão máxima das células aumentou para os 4,2V. Denota muita confiança da Nissan permitir carregar até aos 4,2V dando garantia de 160k km e 8 anos.

Depois também deu para ver que mesmo com a bateria quase nos 100% de SOC ainda conseguiu regenerar 11,8A, ou seja quase 5kW. Isto significa que mesmo com o ePedal os travões de fricção só serão usados nos últimos porcento de SOC e quando o carro está prestes a parar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr » 24 fev 2018, 01:54

Como já escrevi noutro tópico, a regeneração do Leaf 2 é brutal:

Imagem

57kW, 165A.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por civic » 24 fev 2018, 10:42

Pelo que percebi esta regeneração só é alcançada com o e-pedal ativo, certo?
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr » 24 fev 2018, 11:07

Acho que não, ao carregar no travão ele regenera igual quando não tem o e-pedal ativo. A capacidade de regeneração não depende do modo utilizado mas do limite do inversor e da bateria. Com o e-pedal é mais fácil porque não é preciso dosear o travão para ele dar a regeneração máxima.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por civic » 24 fev 2018, 11:15

Mas deve ser bem diferente em modo eco, D ou B, ou há pouca diferença? Eu no Meu hibrido não gosto muito de puxar pela regeneração máxima, pois acho que não dá muita saúde às baterias, tenho um Honda Civic Hybrid e por norma quando travo mais forte passo para o modo S onde a regeneração é menor mas eleva mais as rotações do motor termico, usando este também para travar. ;)
Desculpa lá as perguntas, mas estou em pulgas para andar numa cena dessas. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr » 24 fev 2018, 12:35

Nos outros modos a regeneração máxima anda pelos 25kW sem carregar no pedal do travão. Ao carregar no travão vai ao nível do e-Pedal.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por civic » 24 fev 2018, 12:58

Então não temos forma de anular essa regeneração bruta?
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por cfvp » 24 fev 2018, 13:44

Obrigado pela informação, mjr. Estou apenas um pouco apreensivo com as temperaturas da bateria. Isso acontecia no outro Leaf?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por BECOOL » 24 fev 2018, 15:01

Obrigado pela partilha de informação mjr.

Que testes tens previstos fazer durante o fim de semana?

Seria excelente ver de que forma a temperatura da bateria limita a velocidade dos carregamentos rápidos, para saber como é que o Leaf se porta em viagens longas de autoestrada. Os testes do aaronr não têm sido muito animadores.

Antes a Nissan publicitava 40 minutos dos 0 aos 80 %, agora já diz entre 40 e 60 minutos.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr » 24 fev 2018, 22:09

É curioso porque em andamento ele não limita a regeneração, pelo menos antes da zona de temperatura vermelha.

Na carga que fiz ele começou a limitar a corrente aos 65% de SOC/45C, tendo iniciado aos 31C e 15% de SOC. A princípio não parecia ser uma limitação por temperatura, especialmente pela forma da curva que parecia o normal de uma bateria de lítio:

Imagem

Infelizmente só tenho o carro até amanhã e os PCRs do Porto estão tomados pelos profissionais do táxi e Uber...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Leaf segunda geração”