Leaf to Home - V2H

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
papacurvas
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Re: Leaf to Home - V2H

Mensagem por papacurvas » 28 jul 2020, 22:20

5k é muito dinheiro.....

Mas agrada-me mt a ideia de carregar o carro em vazio, chegar a casa e até 00h ser a casa a alimentar-se do carro.

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Nonnus
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Re: Leaf to Home - V2H

Mensagem por Nonnus » 28 jul 2020, 23:22

Mas com esses 5000€ não se consegue montar um sistema solar com baterias que faz o mesmo e poupa o VE com ciclos de carga e descarga.

O conceito é engraçado, mas sem pensar muito no assunto consigo encontrar alguns inconvenientes. Supondo que chega a casa e alimenta-a com o carro, e se entretanto precisar de sair com o carro? Pode não ter energia na bateria porque esteve alimentar a casa, e no caso do Leaf que é conhecido pelas baterias não serem tão duradouras, esta só aumentar a degradação com mais ciclos de carga/descarga. Em pouco tempo ou fica sem carro, ou vai ter que gastar mais 5000€ para compra de uma bateria para o carro.

Mais uma vez acho mais bem empregues 5000€ num sistema solar com baterias, estes 5000€ funcionam 24h (durante a exposição solar carregam as baterias, nas restantes horas consome-se das baterias), o sistema aqui apresentado apenas algumas horas quando o carro esta parado a porta de casa. :roll:
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Re: Leaf to Home - V2H

Mensagem por Apr » 29 jul 2020, 10:30

nonnus Escreveu:Mas com esses 5000€ não se consegue montar um sistema solar com baterias que faz o mesmo e poupa o VE com ciclos de carga e descarga.
Não contabilizando o custo de desenvolvimento do BMS o sistema de bateria AC que apresentei neste forum ficou bastante abaixo dos 5000€ deste V2H. Será porventura um projeto bastante hardcore mas conta como um exemplo real com baterias second life feito cá em PT.

papacurvas Escreveu:
28 jul 2020, 22:20
Mas agrada-me mt a ideia de carregar o carro em vazio, chegar a casa e até 00h ser a casa a alimentar-se do carro.
Isso tem muito que se lhe diga. Por isso é que normalmente os sistemas V2H são omissos na integração com a casa. Quando se começa a descobrir os detalhes o entusiasmo começa a desaparecer. Na prática tens 1 ou 2 tomadas que ficam com energia de cada vez que ligas o carro à ficha, não é propriamente uma "casa".

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Re: Leaf to Home - V2H

Mensagem por RJSC » 13 ago 2020, 08:41

No caso do bi-horário diário a tarifa de vazio começa às 22h todos os dias.
Mesmo à meia noite com 6.6kW um Leaf 40kWh às 7 da manhã está carregado.

O problema é que este equipamento é muito caro. Começa logo nas fichas chademo, a mais de 1000€ cada uma. :roll:

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Re: Leaf to Home - V2H

Mensagem por Filipe » 13 ago 2020, 10:37

Além de que os ciclos disponíveis da bateria vão diminuindo :(
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Re: Leaf to Home - V2H

Mensagem por papacurvas » 14 set 2020, 20:58

Cada um tem de olhar ao seu caso concreto, isto é como ter um VE não se aplica a todas as pessoas.
Apr Escreveu:
29 jul 2020, 10:30
Isso tem muito que se lhe diga. Por isso é que normalmente os sistemas V2H são omissos na integração com a casa. Quando se começa a descobrir os detalhes o entusiasmo começa a desaparecer. Na prática tens 1 ou 2 tomadas que ficam com energia de cada vez que ligas o carro à ficha, não é propriamente uma "casa".
APR podes desenvolver melhor esta questão? Admito que não pesquisei mt sobre esta questão, mas pensava que o quadro geral, da casa, ficava alimentado a partir da bateria do VE tendo toda a sua capacidade disponível para o consumo da casa.

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Re: Leaf to Home - V2H

Mensagem por Filipe » 15 set 2020, 00:21

Não esquecer que o carro vai ficar a fazer de "ups" para a casa, logo com uma potência de apenas 3 ou 6 Kva's à saída do inversor conforme o dito conversor, se ligares ao quadro geral da casa terás de ter em consideração esse limite na utilização geral da habitação.
Para poder ter maior potência disponível é usar o pack do EV como as baterias dos sistemas solares, acopladas a um inversor maior.
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Re: Leaf to Home - V2H

Mensagem por Apr » 16 set 2020, 09:36

papacurvas Escreveu:
14 set 2020, 20:58
Cada um tem de olhar ao seu caso concreto, isto é como ter um VE não se aplica a todas as pessoas.
Apr Escreveu:
29 jul 2020, 10:30
Isso tem muito que se lhe diga. Por isso é que normalmente os sistemas V2H são omissos na integração com a casa. Quando se começa a descobrir os detalhes o entusiasmo começa a desaparecer. Na prática tens 1 ou 2 tomadas que ficam com energia de cada vez que ligas o carro à ficha, não é propriamente uma "casa".
APR podes desenvolver melhor esta questão? Admito que não pesquisei mt sobre esta questão, mas pensava que o quadro geral, da casa, ficava alimentado a partir da bateria do VE tendo toda a sua capacidade disponível para o consumo da casa.
Não sei desenvolver muito mais, o V2G pode ser visto como um gerador, tem 1 tomada que fica com 230V AC quando ligas o carro à ficha. Para integrar com uma casa terias que ter um equipamento que fizesse a comutação entre a rede e o V2G, só um pode alimentar a casa a cada momento. Depois como o filipe refere tens que ter atenção à potência do sistema e também à potencia de pico para o sistema não desigar quando um compressor liga, p/ex.

Eu não sou conhecedor de sistemas assim, o que tenho feito é grid-tie, que é ligado à rede existente e fornece o que consegue, o resto vem da rede. é um pouco mais complexo no controlo mas tem os mesmos requisitos de um ponto de carga de VE, se avariar o unico efeto secundário é que se começa a gastar da rede.

Quem estiver a construir casa pode é já pensar numa sala dedicada à energia da casa, com quadros eletricos nos halls de entrada é muito dificil preparar as casas para baterias estacionárias, com ou sem V2H

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Re: Leaf to Home - V2H

Mensagem por Filipe » 17 set 2020, 00:26

"Quem estiver a construir casa pode é já pensar numa sala dedicada à energia da casa, com quadros eléctricos nos halls de entrada é muito difícil preparar as casas para baterias estacionárias, com ou sem V2H"
Bem visto Apr. 8-)
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